terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Vereador divulga ação ambiental realizada no Parque “Morro da Mantegueira”


Na sessão de segunda-feira (24/21), na Câmara de Vila Velha, o vereador Anadelso Pereira (PTN), que há tempos vem lutando pela preservação do Parque Municipal Morro da Manteigueira, convidou os demais parlamentares a participarem, na manhã do próximo sábado (29), de uma ação ambiental destinada a divulgar a referida Unidade de Conservação, que conta com uma área equivalente a 160 campos de futebol, além de 1.600 espécies de plantas nativas e mais de 120 espécies de aves.
“As atividades terão início na sede do parque, com aula de Tai-Chi-Chuan, limpeza de trilhas, plantio de mudas de espécies nativas, exposição educativa da Polícia Ambiental, distribuição de mudas e orientação sobre plantio e recolhimento de óleo de cozinha usado e, ainda, sobre a  comercialização do sabão ecológico produzido pelo Instituto Verde Vida”, informou ele.

Segundo Anadelso, a ação faz parte da programação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e conta com o apoio da Polícia Ambiental, do Exército, da Associação dos Empresários de Vila Velha (Asevila), da Marzen Centro de Qualidade de Vida, do Instituto Verde Vida e das secretarias de Serviços Urbanos, Prevenção e Combate à Violência e Trânsito, Infraestrutura, Projetos e Obras.
Patrimônio Natural da Cidade -  “O Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira tem 168 hectares e sua Unidade de Conservação foi criada por meio da Lei 4.105, de 13 de novembro de 2003. A região conta com área de mangue, onde pode ser encontrado o caranguejo uçá, o guaiamu, o siri, o chama maré e o aratu. Por isso, temos que lutar pela preservação deste belo patrimônio natural de Vila Velha. Mas para isso, antes de mais nada, é importante conhecer o local”, disse o vereador Anadelso Pereira.

O vereador informou, também, que o parque abriga algumas espécies de mamíferos de pequeno e médio portes, como o sagui-da-cara-branca, além de espécies de répteis, como calango, lagartos e serpentes. Entre as aves, destacam-se o bem-te-vi, a rolinha, o anu preto, a coruja buraqueira e o pica-pau. “As visitas ao local podem ser feitas de segunda a sexta, das 9h às 16h. O agendamento de grupos pode ser feito pelo telefone 3149-7271”, finalizou Anadelso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário