quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Vereador de Vila Velha mostra descaso da população com lixo e entulho nas ruas da cidade



A aproximação dos festejos natalinos vem causando preocupação e temeridade no povo canela-verde, principalmente por causa da lembrança da tragédia ocorrida no mesmo período do ano passado quando a cidade ficou literalmente alagada por mais de 15 dias causada por uma tempestade sem precedentes na história deste município.

Vale ressaltar que desde o início do ano, quando o nível dos canais que cortam Vila Velha voltou à normalidade o Prefeito Rodney Miranda e a sua equipe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos da Prefeitura Municipal de Vila Velha vem investindo maciçamente na limpeza de todos os canais que cortam a cidade.
No entanto, por mais de uma vez o Prefeito Rodney flagrou lixo e entulho jogado e largado às margens das ruas que circundam os canais da cidade. Tal fato já causou enorme debate nas redes sociais do próprio prefeito que não respondeu a nenhuma intervenção das pessoas que o acompanham no Facebook.

Mas, no último dia 3 de dezembro, o vereador Anadelso Pereira, flagrou situação idêntica em um bairro de Vila Velha, informando que a situação era pontual e vem ocorrendo em diversos bairros.
De acordo com o vereador “estamos divulgando mais uma vez o cronograma de coleta de lixo no município de Vila Velha (...) mas alguns moradores insistem em não colaborar com a limpeza pública que acaba afetando a todos. Adotamos até o presente momento ações de conscientização, porém, entendemos ser necessário medidas mais enérgicas”.

O vereador informa, e isso já foi provado e noticiado pela Secretaria de Comunicação que “a Prefeitura de Vila Velha disponibiliza o serviço de Cata-Móveis, que recolhe móveis em toda cidade. O serviço deve ser agendado pelo telefone 0800 283 9059”.
Além disso o Vereador lembra que “o cidadão deve fazer sua parte, depositando o lixo doméstico de maneira correta – uma hora antes do caminhão de lixo passar. Nossa cidade conta com Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), para depósito de lixo reciclável, e Ecopostos, para depósito de restos de poda e de material de construção”.
No debate realizado no Facebook com a população, o morador Rubens Rodrigues da Fonseca, chegou a lembrar que antigamente, havia “uma repartição na PMVV, que era só ir lá e falar o dia em que vai jogar os entulhos que eles buscam, era na fábrica de manilhas ainda existe (...)”.
Vale lembrar que em recente postagem do prefeito Rodney Miranda sobre o mesmo problema, este jornalista lembrou que o ex-prefeito de Vila Velha, Vasco Alves de Oliveira Júnior, explicou que “quando era prefeito, fazia questão de fazer mutirões de limpeza no bairro, convocando o povo para colaborar na limpeza dos canais. Era uma medida sócio-educativa, para que eles compreendessem a importância de manter o canal limpo, evitando que este lixo causasse uma tragédia”.
Essa situação foi levada ao conhecimento do prefeito Rodney Miranda, inclusive a solicitação de que todo lixo e entulho encontrado pelos fiscais da Prefeitura deveriam resultar em multas para os moradores, fato que também foi sugerido ao vereador Anadelso Pereira, pois somente com uma multa de valor considerável é que o povo começará a colaborar e cuidar mais da cidade. Uma vez que recentemente uma carcaça de geladeira foi flagrada pela reportagem embaixo da Terceira Ponte em uma das ruas nobres do bairro Praia da Costa, cuja foto foi veiculada na edição de JUN/2014.

- A cada dia que passa nos deparamos com situações como esta, precisamos entender que ao jogarmos lixo e entulhos nas ruas sem os devidos procedimentos para sua remoção, estamos não só colaborando com o entupimento das vias pluviais (conseqüentemente alagamentos), como também causando um grande estrago ao meio ambiente e essa prática não colabora em nada para o bem comum da sociedade, conclui o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário