quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Rio 2016 - Boxe, a nobre arte de golpear o adversário


Os primeiros registros do Boxe datam do Egito, por volta do ano 3.000 antes de Cristo. O esporte é praticado desde os chamados Jogos Olímpicos da Antiguidade, no final do Século VII, quando lutadores usavam tiras de couro para proteger mãos e antebraços na Grécia Antiga. Anos depois, em Roma, elas foram substituídas por uma luva com entalhes de metal, mas os combates eram muito sangrentos e sempre terminavam com a morte de algum dos participantes.
Após a queda do Império Romano, o Boxe desapareceu. O esporte voltou a ganhar força por volta do Século XVII, na Inglaterra, e lutas amadoras foram organizadas de forma oficial em 1880.
A estreia do esporte nos Jogos Olímpicos aconteceu na edição de 1904, em Saint Louis. O Boxe ficou fora da edição de 1912, em Estocolmo, porque a lei sueca à época proibia a prática das disciplinas de combate.

O Boxe retornou ao programa olímpico em 1920, quando Antuérpia, na Bélgica, recebeu os Jogos. Neste mesmo ano, foi fundada a federação internacional de boxe. Desde então, as regras evoluíram: o capacete de proteção se tornou obrigatório nas edições de 1984, em Los Angeles, enquanto em 1992, na cidade de Barcelona, foi introduzido o sistema de contagem eletrônica, entre outras mudanças.
Os Jogos de 2012, em Londres, foram palco da principal novidade no Boxe: a entrada de três categorias femininas – Mosca (48 a 51 kg), Leve (57 a 60 kg) e Médio (69 a 75 kg). Os homens competirão em dez categorias, que vão de Mosca Ligeiro (46 a 49kg) até Superpesado (acima de 91 kg).
Os combates masculinos de Boxe nos Jogos Olímpicos têm três rounds de três minutos cada, e as femininas tem quatro rounds com duração de dois minutos. Cinco juízes independentes alocados ao redor do ringue pontuam a luta e decidem o vencedor ao fim do último round. Os juízes estão sempre de olho nos golpes com qualidade, além de critérios como técnica, tática, competitividade e domínio. Os combates também terminam em caso de nocaute, ou nocaute técnico. 


O árbitro pode encerrar a luta caso acredite que um dos participantes não esteja em condições de continuar.

O formato da disputa olímpica é por eliminação direta. As chaves masculinas contam com 16 a 28 participantes, dependendo da categoria, enquanto as mulheres entrarão em chaves de 12. Os vencedores de cada lado disputam o ouro, e cada um dos perdedores das semifinais recebe uma medalha de bronze.

Nenhum comentário:

Postar um comentário