segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Vila Velha lança o Fundo Municipal de Cultura

O Fundo é um marco histórico para a cultura canela-verde.

A Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, lança nesta quarta-feira (15) um marco histórico e inédito para a cultura canela-verde: o Fundo Municipal de Cultura. O lançamento será marcado por diversas apresentações e performances artísticas, das 17h às 21h, na Praça Duque de Caxias, no Centro de Vila Velha.
A solenidade contará com shows de Sandrera, Cláudio Bocca, banda Conceito Periférico, bateria da escola de samba Independentes de São Torquato e poetas da Academia de Letras de Vila Velha, incluindo Andra Valladares e Horácio Xavier.
A partir da criação do Fundo, os artistas poderão inscrever seus projetos em diversas áreas e expressões culturais. O montante liberado será de R$ 850 mil, distribuídos em 12 categorias. São elas: Circulação de Espetáculos de Artes Cênicas (Teatro, Ópera, Humor, Dança e Circo); Circulação de Shows Musicais; Apoio para Apresentações de Grupos de Capoeira; Circulação de Grupos de Cultura Popular e Folclore; Apoio aos Blocos Carnavalescos; Exposição de Artes Visuais; Realização de Mostras Coletivas e Artesanato; Produção de Vídeos; Realização de Sessões de Cineclube; Publicação de Obras Literárias, Infanto-Juvenis e Quadrinhos; Prêmio Bolsa para Projetos de Coletivos Artísticos; Prêmio Bolsa para Inventário, Conservação e Produção de Acervos e Memórias.
Trata-se de um passo significativo para a adesão do município ao Sistema Nacional de Cultura, além de atender a um anseio da classe artística local, uma vez que o Fundo é um instrumento de incentivo que trabalha com a política de editais.
Os projetos inscritos serão avaliados por uma comissão julgadora formada por membros de notório saber em suas respectivas áreas. A comissão analisará os projetos de acordo com critérios que envolvem o mérito e a relevância pública e artística.
"Esta é a forma mais transparente de distribuição de recursos públicos. Queremos ampliar o mercado cultural e tornar Vila Velha uma cidade mais atuante artisticamente em suas diversas expressões culturais", afirma o secretário de Cultura e Turismo, Wallace Millis.

Todo o processo de criação do Fundo de Cultura foi amplamente discutido pela classe artística vila-velhense, incluindo reuniões com os membros do Conselho de Cultura, audiência pública e formação de comissões para elaboração dos editais, composta por membros da Secretaria de Cultura e Turismo e o Conselho de Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário