Atraso nas entregas ou produtos que nunca chegam ao
consumidor são alguns dos problemas desse tipo de compra. Para aproveitar os
bons preços do e-commerce, especialista orienta atenção e pesquisa.
Apesar de ganhar nos descontos e melhores preços, o consumidor deve desconfiar de “milagres” como aparelhos eletrônicos muito baratos |
O Natal está chegando e as famílias começam a se preparar
para a compra dos presentes. No Brasil, cada vez mais esse processo ocorre pela
internet, tanto pela praticidade de um único “clique”, quanto pelos preços –
que realmente são mais em conta. Para auxiliar os consumidores e garantir que
não caiam em armadilhas, o especialista Cristiano Diehl Xavier orienta a melhor
forma de prevenção. “Alguns detalhes passam despercebidos na hora de efetuar a
compra e custam caro para quem presenteia. Um dos maiores erros do internauta é
não conferir a credibilidade do site, ação simples que evita muitos problemas”,
revela. Essa pesquisa pode ser feita no PROCON da cidade do consumidor e de
forma gratuita.
Ainda sobre os sites de compra, é possível verificar nos
canais de reclamações espalhados pela internet, se o escolhido possui muitos
clientes insatisfeitos. Além disso, o fornecedor é obrigado a ter CNPJ e o
numero deve constar no site. A Receita Federal também oferece uma forma de
verificar a situação da empresa.
Depois de realizada a compra, outro problema comum causa dor
de cabeça para os consumidores: o prazo de entrega. Muitos casos de compras
realizadas para o Natal chegam apenas no ano seguinte. Assim como o valor
exato, o prazo tem que constar antes de aceitar o negócio. O conselho de Xavier
é planejar com antecedência a compra. “Planejamento é a palavra mais adequada
para evitar incidentes. Ter tempo para pesquisar o fornecedor, avaliar bem a
compra e os valores são medidas básicas de segurança”, alerta.
Apesar de ganhar nos descontos e melhores preços, o
consumidor deve desconfiar de “milagres” como aparelhos eletrônicos muito
baratos. “O valor dos produtos é mais em conta, mas nada exagerado. Fique bem
atento às promessas de “compre um, leve dois”, por exemplo”, diz. Outro ponto
importante é avaliar se o site apresenta outras formas de pagamento, além do
cartão de crédito. O Código de Defesa do Consumidor exige que as pessoas tenha
o direito de efetuar a compra de outras formas. As compras feitas fora do
estabelecimento comercial podem ser canceladas em até sete dias.
Mantenha em local seguro os dados da compra efetuada, desde
o protocolo até a confirmação do pagamento. “Na hora de reivindicar qualquer
problema, esses documentos serão um aliado do consumidor. Cada site precisa
respeitar as normas do seu país de origem, por isso, não se esqueça de analisar
de que importador está comprando”, conclui.
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