quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Nossa capa - dezembro/2014


Jesus Nasceu!


Nasceu ontem nas primeiras horas do dia 25 de dezembro em Belém, e no coração de todos os povos do mundo, o Menino Jesus Cristo, filho de Maria e José. O Menino nasceu em uma manjedoura, demonstrando para todos os seres humanos que o Filho de Deus, não possui pecados como a vaidade e a luxúria, mas repleto de humildade e pureza em seu coração.
Desde o início deste mês de dezembro toda a comunidade católica e cristã aguardava ansiosa e cheia de esperança por seu nascimento. Uma vez que sua chegada vem recheada de mensagens de Paz, Amor e do desejo de todos os povos do mundo de conseguir alcançar sua Graça, Seu Amor e Seu Perdão.
Os primeiros seres da Terra a conhecerem o Menino Jesus foram os Três Reis Magos e os pastores que descansavam nas proximidades. O Menino recebeu ainda os olhares de animais como carneiros, uma vaca e o burro que havia carregado sua Mãe de Jerusalém até aquele local.
Os Reis Magos entregaram-lhe presentes como incenso, ouro e mirra, e o Menino aguarda ainda receber da humanidade o reconhecimento e a compreensão de suas palavras e ensinamentos e mensagens de Amor.
Como ocorre há mais de 2.000 anos em todas as igrejas do mundo, os sinos repicam anunciando a Boa Nova de seu Nascimento. Graças e louvores são cantados para agradecer a chegada d´Aquele que veio ao mundo para salvar a humanidade e levar todos para o Reino dos Céus.

O mês de dezembro é um mês mágico, uma vez que é justamente neste mês que toda a humanidade vive o Amor incondicional de Cristo, rezando e orando, pedindo Graças e Paz, mas também a compreensão que outros homens se curvem diante d´Ele para pedir perdão pelos seus pecados. É o mês em que são renovadas as esperanças de um mundo melhor entre a humanidade e principalmente entre os chefes de Estado, para que estes possam administrar os governos abraçando os projetos sociais, como inclusão e melhor distribuição de renda, proporcionando ainda melhorias da qualidade de vida e novas opções de emprego e salário digno e justo para todos os trabalhadores.

O anúncio de uma grande alegria


O texto do evangelho desta noite de Natal se oferece mais à nossa contemplação que à nossa reflexão, mesmo porque não dispomos de espaço suficiente para comentar o texto. Somente duas ideias, mais pastorais que exegéticas.
“Não havia lugar para eles na hospedaria” (v. 7). Depois de longa viagem de Nazaré a Belém, o que mais se poderia desejar seria um bom lugar para descansar, ainda mais quem está nos dias de dar à luz. Uma das tantas grutas que abrigava o rebanho dos pastores será o lugar que irá acolher o Filho de Deus, que se fez carne no seio da Virgem Maria. Este fato, certamente, prepara o anúncio de “uma grande alegria” aos pastores (cf. v. 10). Mas a notícia de que não havia lugar para eles na hospedaria deveria despertar, no leitor ou no ouvinte do evangelho desta noite santa, o desejo de acolhê-lo, o desejo de que ele tenha abrigo e proteção, o desejo de contemplá-lo e servi-lo, o empenho de abrir espaço na vida para que ele permaneça conosco, ele que é o Emanuel.
“Eu vos anuncio uma grande alegria, que será também a de todo o povo: hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós o Salvador, que é o Cristo Senhor” (vv. 10-11). De pecadores e impuros, em razão da própria profissão, os pastores são os primeiros destinatários da Boa-Nova. O que hoje acontece mais tarde, Jesus, tendo o poder da palavra, vai esclarecer: “O Filho do Homem veio buscar e salvar o que estava perdido” (Lc 19,10). Num período posterior ao Novo Testamento, os pastores passam a ser símbolos da Igreja portadora desta grande alegria e enviada a proclamar as maravilhas que Deus fez por seu povo em Jesus Cristo. “Glória a Deus no mais alto dos céus…” (v. 14).

Carlos Alberto Contieri, sj

O Natal




Ouvi dizer que o Natal perdeu seu significado… Que deu lugar ao consumismo, árvores de Natal e Papai Noel. Mas eu prefiro lembrar que neste Natal, por conta dos empregos temporários, muitas pessoas puderam resgatar um pouco de sua dignidade. E que por conta do dinheirinho extra que receberão, muitos pais e mães de família poderão oferecer uma mesa mais farta aos seus filhos.
Prefiro lembrar que por conta das campanhas de solidariedade feitas nesta época, algumas crianças ganharão, sim, algum brinquedo.
E que você… Você poderá dar aquele abraço nas pessoas que você gosta, mas que por falta de motivo” para abraçar ficou contido até agora … E, talvez, neste momento você perceba que, bem ou mal, no Natal, o amor está em toda parte!

Mas, se ainda assim, você não quiser celebrar nesta data não tem problema. Quero te convidar a viver com o Espírito do Natal todos os teus dias!

E o Verbo se fez carne e habitou entre nós e nós vimos a sua glória..." (Jo 1,14).


25 de Dezembro - Natal de Jesus

A encarnação do Verbo de Deus assinala o início dos "últimos tempos", isto é, a redenção da humanidade por parte de Deus. Cega e afastada de Deus, a humanidade viu nascer a luz que mudou o rumo da sua história. O nascimento de Jesus é um fato real que marca a participação direta do ser humano na vida divina. Esta comemoração é a demonstração maior do amor misericordioso de Deus sobre cada um de nós, pois concedeu-nos a alegria de compartilhar com ele a encarnação de seu Filho Jesus, que se tornou um entre nós. Ele veio mostrar o caminho, a verdade e a vida, e vida eterna. A simbologia da festa do Natal é o nascimento do Menino-Deus.

No início, o nascimento de Jesus era festejado em 6 de janeiro, especialmente no Oriente, com o nome de Epifania, ou seja, manifestação. Os cristãos comemoravam o natalício de Jesus junto com a chegada dos reis magos, mas sabiam que nessa data o Cristo já havia nascido havia alguns dias. Isso porque a data exata é um dado que não existe no Evangelho, que indica com precisão apenas o lugar do acontecimento, a cidade de Belém, na Palestina. Assim, aquele dia da Epifania também era o mais provável em conformidade com os acontecimentos bíblicos e por razões tradicionais do povo cristão dos primeiros tempos.

Entretanto, antes de Cristo, em Roma, a partir do imperador Júlio César, o 25 de dezembro era destinado aos pagãos para as comemorações do solstício de inverno, o "dia do sol invencível", como atestam antigos documentos. Era uma festa tradicional para celebrar o nascimento do Sol após a noite mais longa do ano no hemisfério Norte. Para eles, o sol era o deus do tempo e o seu nascimento nesse dia significava ter vencido a deusa das trevas, que era a noite.

Era, também, um dia de descanso para os escravos, quando os senhores se sentavam às mesas com eles e lhes davam presentes. Tudo para agradar o deus sol.

No século IV da era cristã, com a conversão do imperador Constantino, a celebração da vitória do sol sobre as trevas não fazia sentido. O único acontecimento importante que merecia ser recordado como a maior festividade era o nascimento do Filho de Deus, cerne da nossa redenção. Mas os cristãos já vinham, ao longo dos anos, aproveitando o dia da festa do "sol invencível" para celebrar o nascimento do único e verdadeiro sol dos cristãos: Jesus Cristo. De tal modo que, em 354, o papa Libério decretou, por lei eclesiástica, a data de 25 de dezembro como o Natal de Jesus Cristo.

A transferência da celebração motivou duas festas distintas para o povo cristão, a do nascimento de Jesus e a da Epifania. Com a mudança, veio, também, a tradição de presentear as crianças no Natal cristão, uma alusão às oferendas dos reis magos ao Menino Jesus na gruta de Belém. Aos poucos, o Oriente passou a comemorar o Natal também em 25 de dezembro.


Passados mais de dois milênios, a Noite de Natal é mais que uma festa cristã, é um símbolo universal celebrado por todas as famílias do mundo, até as não-cristãs. A humanidade fica tomada pelo supremo sentimento de amor ao próximo e a Terra fica impregnada do espírito sereno da paz de Cristo, que só existe entre os seres humanos de boa vontade. Portanto, hoje é dia de alegria, nasceu o Menino-Deus, nasceu o Salvador.

O que é o Natal?


Deus veio fazer morada entre nós.
O sinal é a estrela.
O cenário é o estábulo.
O motivo é comunicar seu amor à humanidade.
O presente é Jesus.
A certeza é que Deus, o Emanuel, está conosco.
O momento é de alegria.
O grito é de compromisso.
Que a estrela de Belém continue a brilhar.
E que o Menino Jesus motive você a participar da construção da nova humanidade.
Que Ele aponte o caminho da boa nova da salvação, para promover a paz, justiça e solidariedade.

Desejo à você… Boas festas de Natal e um abençoado Ano Novo!

Poesia de Natal


Enfeite a árvore de sua vida com guirlandas de gratidão!
Coloque no coração laços de cetim rosa, amarelo, azul, carmim.
Decore seu olhar com luzes brilhantes estendendo as cores em seu semblante.
Em sua lista de presentes, em cada caixinha embrulhe um pedacinho de amor, carinho, ternura, reconciliação, perdão!
Tem presente de montão no estoque do nosso coração e não custa um tostão!

A hora é agora! Enfeite seu interior! Sejas diferente! Sejas reluzente!

Mensagem de Natal católica


Nesse momento de paz, onde todas as pessoas se abraçam, se entendem, se cumprimentam e buscam por novos sonhos, para tentar descobrir a razão de ser feliz de verdade.
Neste momento onde Deus se faz presente em cada oração, cada família, em todos os lares, eu também gostaria de expressar o meu carinho por você.
Quero desejar que os seus passos nunca estejam sós, estejam sempre amparados pelos querubins e arcanjos que têm a missão de caminhar com você segurando firme em suas mãos, para que os seus pés nunca venham a tropeçar no meio do caminho.
Que neste Natal você possa sentir a presença de Deus, da paz, do amor e do perdão.
Feliz Natal, na paz de Deus, que sempre pode todas as coisas, pois para o Senhor nada é impossível.
Desejo que você realize os seus ideais.

Feliz Natal!

Linda mensagem de Natal



Um dia, Gabriel acordou muito contente, era a véspera de Natal, pois para ele era uma data muito importante!
Era o dia do aniversário do Menino Jesus, e também o dia que Papai Noel vinha visitá-lo todos os anos.
Com seus seis aninhos, esperava ansiosamente o cair da noite para voltar a dormir, e no outro dia encontrar em seu pé de meia, o seu presente de Natal, pois nem tinha uma árvore de Natal.
Dormiu muito tarde, para ver se pegava aquele velhinho no “flagra”, mas como o sono era maior que sua vontade, dormiu profundamente.
Mas, na manhã de Natal, percebeu que seu pé de meia não estava lá, e que não havia presente nenhum em toda sua casa.
Seu pai desempregado, com os olhos cheios de água, observava atentamente o seu filho, e esperava para tomar coragem para falar que o seu sonho não existia, e com muita dor no coração, o chama:
– Gabriel, meu filho, vem cá!
– Papai? – O que foi filho?
– O Papai Noel se esqueceu de mim…
Falando isso, Gabriel abraça o pai, e os dois se põem a chorar, quando Gabriel fala:
– Ele também se esqueceu de você pai?
– Não meu filho.
O melhor presente que eu poderia ter ganhado na vida, está em meus braços, e fique tranqüilo, pois eu sei que o Papai Noel não se esqueceu de você.
– Mas todas as outras crianças vizinhas estão brincando com seus presentes… Ele pulou a nossa casa…
– Pulou não… O seu presente está te abraçando agora, e vai te levar para um dos melhores passeios de sua vida!
E assim foram para um parque, e Gabriel brincou com o pai durante o resto do dia, voltando somente no começo da noite.
Chegando em casa muito sonolento, Gabriel foi para seu quarto, e “escreveu” para o Papai Noel:



“Querido Papai Noel, eu sei que é cedo demais para pedir alguma coisa, mas quero agradecer o presente que o senhor me deu. Desejo que todos os Natais que eu passe, faça com que meu pai se esqueça de seus problemas, e que ele possa se distrair comigo, passando uma tarde maravilhosa como a de hoje. Obrigado pela minha vida, pois descobri que não são com brinquedos que somos felizes, e sim, com o verdadeiro sentimento que está dentro de nós, que o senhor desperta nos Natais. De quem te agradece por tudo, Gabriel.”
E foi dormir com um lindo sorriso nos lábios.
Entrando no quarto para dar boa noite ao seu filho, o pai de Gabriel viu a cartinha, e a partir desse dia, não deixou que seus problemas afetassem a felicidade dele, e começou a fazer que todo dia fosse um Natal para ambos.
Se um simples garotinho de seis anos conseguiu perceber que os melhores presentes que se pode receber não são materiais, porque nós não fazemos o mesmo?
Que todos vocês que estão lendo esta mensagem, faça com que cada dia seja um Natal, valorizando a amizade, carinho e todos os sentimentos bons que existem dentro de cada um, e depende somente de nós mesmos para botar pra fora…

Feliz Natal!

Árvore de Natal

Queremos armar uma árvore em nossos corações e colocarmos, no lugar de presentes, os nomes de nossos amigos…
Os de longe e os de perto, os antigos e os recentes, os que vemos todos os dias e os que não, os que recordamos e os que esquecemos, os das horas difíceis e os das alegres, os que sem querer ferimos e os que feriram, os que conhecemos profundamente e os que superficialmente, nossos amigos humildes e os importantes, aqueles que nos ensinaram e os que aprenderam.
Queremos uma árvore de raízes profundas para que os nomes nunca sejam arrancados de nossos corações.
Uma árvore de folhas largas para que os nomes vindos possam se juntar aos existentes.
Uma árvore de sombra agradável para que nossa amizade seja um momento de repouso na luta pela vida.
Que o espírito do Natal faça de cada lágrima um sorriso, da amargura a sabedoria e de cada coração uma casa aberta para receber a todos.

Feliz Natal!

Vereador de Vila Velha mostra descaso da população com lixo e entulho nas ruas da cidade



A aproximação dos festejos natalinos vem causando preocupação e temeridade no povo canela-verde, principalmente por causa da lembrança da tragédia ocorrida no mesmo período do ano passado quando a cidade ficou literalmente alagada por mais de 15 dias causada por uma tempestade sem precedentes na história deste município.

Vale ressaltar que desde o início do ano, quando o nível dos canais que cortam Vila Velha voltou à normalidade o Prefeito Rodney Miranda e a sua equipe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos da Prefeitura Municipal de Vila Velha vem investindo maciçamente na limpeza de todos os canais que cortam a cidade.
No entanto, por mais de uma vez o Prefeito Rodney flagrou lixo e entulho jogado e largado às margens das ruas que circundam os canais da cidade. Tal fato já causou enorme debate nas redes sociais do próprio prefeito que não respondeu a nenhuma intervenção das pessoas que o acompanham no Facebook.

Mas, no último dia 3 de dezembro, o vereador Anadelso Pereira, flagrou situação idêntica em um bairro de Vila Velha, informando que a situação era pontual e vem ocorrendo em diversos bairros.
De acordo com o vereador “estamos divulgando mais uma vez o cronograma de coleta de lixo no município de Vila Velha (...) mas alguns moradores insistem em não colaborar com a limpeza pública que acaba afetando a todos. Adotamos até o presente momento ações de conscientização, porém, entendemos ser necessário medidas mais enérgicas”.

O vereador informa, e isso já foi provado e noticiado pela Secretaria de Comunicação que “a Prefeitura de Vila Velha disponibiliza o serviço de Cata-Móveis, que recolhe móveis em toda cidade. O serviço deve ser agendado pelo telefone 0800 283 9059”.
Além disso o Vereador lembra que “o cidadão deve fazer sua parte, depositando o lixo doméstico de maneira correta – uma hora antes do caminhão de lixo passar. Nossa cidade conta com Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), para depósito de lixo reciclável, e Ecopostos, para depósito de restos de poda e de material de construção”.
No debate realizado no Facebook com a população, o morador Rubens Rodrigues da Fonseca, chegou a lembrar que antigamente, havia “uma repartição na PMVV, que era só ir lá e falar o dia em que vai jogar os entulhos que eles buscam, era na fábrica de manilhas ainda existe (...)”.
Vale lembrar que em recente postagem do prefeito Rodney Miranda sobre o mesmo problema, este jornalista lembrou que o ex-prefeito de Vila Velha, Vasco Alves de Oliveira Júnior, explicou que “quando era prefeito, fazia questão de fazer mutirões de limpeza no bairro, convocando o povo para colaborar na limpeza dos canais. Era uma medida sócio-educativa, para que eles compreendessem a importância de manter o canal limpo, evitando que este lixo causasse uma tragédia”.
Essa situação foi levada ao conhecimento do prefeito Rodney Miranda, inclusive a solicitação de que todo lixo e entulho encontrado pelos fiscais da Prefeitura deveriam resultar em multas para os moradores, fato que também foi sugerido ao vereador Anadelso Pereira, pois somente com uma multa de valor considerável é que o povo começará a colaborar e cuidar mais da cidade. Uma vez que recentemente uma carcaça de geladeira foi flagrada pela reportagem embaixo da Terceira Ponte em uma das ruas nobres do bairro Praia da Costa, cuja foto foi veiculada na edição de JUN/2014.

- A cada dia que passa nos deparamos com situações como esta, precisamos entender que ao jogarmos lixo e entulhos nas ruas sem os devidos procedimentos para sua remoção, estamos não só colaborando com o entupimento das vias pluviais (conseqüentemente alagamentos), como também causando um grande estrago ao meio ambiente e essa prática não colabora em nada para o bem comum da sociedade, conclui o vereador.

Municípios terão receita adicional de mais de R$ 2 bilhões a partir de 2015

Foi promulgada, em sessão solene do Congresso nesta terça-feira (2), a Emenda Constitucional 84, que aumenta em um ponto percentual os repasses de impostos federais ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Só em 2015, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) estima em R$ 2,2 bilhões o acréscimo do montante a ser destinado aos 5.568 entes da Federação. Para 2016, o repasse deverá chegar a R$ 4,5 bilhões.
— Esse aporte de recursos irá sem dúvida alguma atenuar a injusta distribuição do bolo tributário, que beneficia a União, em detrimento dos estados e dos municípios. É mais um passo que o Congresso Nacional está dando para um novo pacto federativo — declarou o presidente do Senado, Renan Calheiros.
Com o propósito de aumentar a capacidade de investimentos de estados e municípios, informou Renan, o Senado aprovou proposições como a que determina nova partilha dos impostos sobre o comércio eletrônico e a troca do indexador das dívidas, já sancionada.
O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), anunciou aos prefeitos, ao final da sessão,  que o Parlamento está em vias de concluir a votação da proposta de emenda à Constituição 22A/2000, já aprovada no Senado, que adota o orçamento impositivo.
— Vamos tentar aprovar o que os senhores aqui já aprovaram por unanimidade, o orçamento impositivo, uma boa notícia aos municípios, que tem sempre as suas emendas sujeitas a bom humor, mau humor, de todos os governos, de ontem, de anteontem. E nós queremos acabar com isso, tornando esse orçamento de emendas apresentadas pelos senhores parlamentares, atendendo a reivindicações de municípios, impositiva. Portanto, hoje à tarde, eu espero que a Câmara possa votar e aprovar. Quem sabe, nos próximos dias, teremos mais uma promulgação — declarou.
FPM - A Constituição determina que a União repasse ao FPM um total de 23,5% do produto líquido da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Com a Emenda, o total passa a ser de 24,5%.
No entanto, a aplicação do novo índice será feita em etapas. Em julho de 2015, haverá o acréscimo de 0,5 ponto percentual no repasse e somente em 2016 a outra metade será aplicada. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, estima que esse meio ponto significará R$ 2,2 bilhões a mais no próximo ano.  Com a aplicação do percentual total de elevação, em 2016 serão R$ 4,5 bilhões a mais no repasse, esclareceu.
— Foi uma vitória importante do municipalismo, resultado da Marcha [dos Prefeitos] que nós fizemos. Não é um auxílio emergencial, vinculado ou temporário e sim um que passa a fazer parte da estrutura arrecadatória do país — avaliou Ziulkoski, em entrevista à imprensa.
Segundo ele, esse aporte será majoritariamente destinado à Saúde e à Educação nos municípios, e vai ser primordial para o orçamento dos que dependem dos recursos desse Fundo para manter as contas em dia.
Apesar do gesto considerado importante, Ziulkoski afirmou que os municípios enfrentam “problemas gigantescos”, com prefeituras em atraso com fornecedores, com pessoal e na prestação de serviços para o cidadão. O aumento do FPM será um alívio, acrescentou.
A emenda tem origem na PEC 39/2013, que tem como primeira subscritora a senadora Ana Amélia (PP-RS). A proposta foi aprovada em agosto pelo Senado e referendada pela Câmara em novembro. O texto original previa o aumento de dois pontos percentuais, mas ainda na tramitação no Senado houve a redução para um ponto.
Tanto Renan quanto Henrique Alves afirmaram que, nos próximos anos, a luta para o aumento dos repasses ao FPM prosseguirá.
O Fundo - O FPM foi criado pela Emenda Constitucional 18/1965 com o montante de 10% da arrecadação do IR e do IPI. O critério de distribuição, que começou em 1967, baseava-se unicamente na população dos municípios.
Posteriormente, houve uma diferenciação no repasse de recursos, que passou a ser da seguinte forma: capitais (10%), interior (86,4%) e reserva (3,6%) — neste caso, para municípios com população superior a 156.216 habitantes. O critério para distribuição é hoje uma combinação  de número de habitantes e renda per capita.
Durante a sessão, Renan Calheiros informou que, em 2007, houve promulgação de emenda que elevou o percentual de repasse em um ponto, para os atuais 23,5% da arrecadação de IR e IPI.
A Emenda 84 altera o artigo 159 da Constituição Federal.


Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Projeto aumenta pena para crime de homicídio na direção de veículo


A Câmara analisa o Projeto de Lei 7623/14, do deputado Arolde de Oliveira (PSD-RJ), que aumenta de 4 para 10 anos a pena máxima para o crime de homicídio culposo na direção de veículo automotor. A pena máxima se aplica se o motorista estiver sob efeito de álcool ou drogas ou estiver participando de racha.
A proposta também cria a figura da “culpa gravíssima”, que é intermediária entre o crime culposo (sem intenção) e o doloso (com intenção). Atualmente, esses casos intermediários têm sido enquadrados em dolo eventual, que se caracteriza quando o agente causador do dano assumiu o risco.
A culpa gravíssima aumenta a pena máxima para o crime de lesão corporal culposa na direção de veículo automotor – de 2 para 5 anos.
Rachas - Em relação aos rachas, a proposta cria uma penalidade intermediária (2 a 4 anos de prisão) se este ocorrer antes das 2h da madrugada; na proximidade de locais de constante ou transitória circulação elevada de pessoas, como instituições de ensino em geral, creches, hospitais, eventos esportivos ou de entretenimento, ou quaisquer outros; ou em circunstâncias que possam indicar que houve prévio ajuste ou
organização premeditada.
A pena para o racha simples (sem vítimas) permanece sendo detenção de 6 meses a 3 anos. Se houver lesão corporal grave, sobe para reclusão de 3 a 6 anos, como já está previsto hoje no Código de Trânsito Brasileiro.
O autor afirma que sua proposta busca o equilíbrio e segurança jurídica da legislação dos crimes de trânsito. Ele critica a recente lei que agravou as penas dos rachas.
Tramitação - A proposta será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, irá para o Plenário.

Íntegra da proposta: PL-7623/2014

Prefeito executa ações emergenciais



No dia 4 de dezembro, o Prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda postou a seguinte mensagem acrescida de foto em sua página no Facebook:

Estou acompanhando a concretagem do poço que vai comportar mais 4 equipamentos de bombeamento, aumentando a capacidade de drenagem para 21,5 milhões de litros de água por hora.
A Estação de Bombeamento do Canal de Guaranhuns já está em funcionamento com 3 bombas com a capacidade de drenagem de 3.6 milhões de litros por hora.


Essa obra de macrodrenagem irá beneficiar bairros como Darly Santos, Araças, Pontal das Garças, Praia das Gaivotas e Guranhuns.

#obras #vilavelhaemdia


Rio 2016 - Canoagem slalom, para quem gosta de enfrentar a natureza



A Canoagem Slalom surgiu em 1932, na Suíça. A inspiração foi a prova de mesmo nome do esqui, na qual os participantes descem por um percurso pré-definido, com pórticos que tem de ser ultrapassados – só que, em vez da neve, o cenário é um rio de águas turbulentas e alguns dos pórticos devem ser cruzados no sentido contrário à correnteza.
A primeira competição oficial aconteceu em 1933, mas a Segunda Guerra Mundial prejudicou o desenvolvimento da disciplina. Depois do fim do conflito, a Federação Internacional de Canoagem (ICF, em inglês), fundada em 1924, decidiu organizar o primeiro Mundial sob sua chancela, no ano de 1949, também na Suíça.

Diferentemente das embarcações utilizadas na Canoagem Velocidade, mais alongadas e finas, as da Slalom são menores e mais leves, com materiais capazes de resistir às fortes corredeiras e que permitam aos competidores se movimentarem agilmente em meio ao percurso.
O Slalom entrou no programa olímpico nos Jogos de 1972, em Munique, com três eventos masculinos e um feminino. A disciplina retornou apenas na edição de 1992, em Barcelona, e permanece em disputa até hoje, com o mesmo número de eventos. As provas em canoas são individuais ou em duplas, apenas para os homens, enquanto nos caiaques homens e mulheres competem individualmente.
Assim como na velocidade, cada tipo de embarcação é identificada por uma letra – C para a canoa, em que os atletas usam remos com uma pá, e K para o caiaque (do inglês Kaiak), em que os competidores usam um remo com duas pás.
Para atender melhor ao público e à transmissão de TV, as provas de Slalom nos Jogos Olímpicos sempre foram disputadas em pistas artificiais ou semiartificiais.


Cada competidor deve passar por 18 a 25 portas, que estão penduradas por arames suspensos e distribuídas ao longo de um percurso de 300 metros. Existe uma sequência numérica e uma indicação de sentindo – a favor ou contra a correnteza – para cada uma das portas, que deve ser obedecida . O trajeto é feito duas vezes, e os tempos são somados. Há penalidades que somam tempo ao desempenho final de cada competidor.

O vencedor da prova é aquele que conseguir o melhor desempenho, já com o desconto de todas as penalidades.

Suplemento Especial de Natal - capa


Suplemento Especial de Natal - Página 2


Suplemento Especial de Natal - Página 3


Suplemento Especial de Natal - Página 4



2014 foi um ano positivo ou negativo para Vila Velha e o Espírito Santo?



O final de ano chegou e enquanto boa parte da população se preocupa com os festejos natalinos, uma pequena parcela de pessoas faz um balanço de como foi o ano. Ao iniciar os trabalhos de fechamento desta edição de dezembro/2014 a reportagem do Jornal O Popular resolveu enviar um questionário para algumas autoridades municipais e estaduais. Apenas uma dessas autoridades respondeu a solicitação deste jornal, o Vereador Duda da Barra (PP).
Ao fazer um balanço de seus trabalhos neste ano de 2014 na Câmara Municipal de Vila Velha, o Vereador Duda da Barra (PP) apontou inúmeras ações efetivas de seu gabinete.
 - Foi um ano de muito trabalho, no qual visitei diversos bairros da cidade, visitei obras juntamente com as comissões de saúde da Câmara, do qual sou presidente; visitamos a maioria das unidades de saúde fazendo um Raio X da situação atual; votamos todos os projetos encaminhados pelo Chefe do Executivo, o Prefeito Rodney Miranda para acelerar o desenvolvimento do município. Encaminhamos mais de 300 solicitações de obras e pequenos reparos na cidade; participamos de todas as reuniões do G.G.I.M. que se refere ao Plano de Macro Drenagem e Combate as Chuvas do município. Participamos dos projetos “Passando a Limpo” em todos os bairros; fizemos denúncias contra a CESAN pelo mau serviço que a empresa vem desempenhando no município; denunciamos ainda o aumento do valor da conta de energia elétrica em nossa cidade; além de ter sido o vereador que mais usou a Tribuna da Câmara Municipal de Vila Velha para denunciar e sugerir melhorias para os nossos munícipes, disse
Sobre as taxas cobradas pela empresa CESAN em nosso município, o Vereador explicou que, “a cobrança é desproporcional à taxa de esgoto cobrada pela mesma empresa, cujo percentual é de 80% do valor da conta de água. Por isso somos favoráveis a instalação de um hidrômetro para medir o esgoto gasto por cada munícipe para que nós possamos pagar o valor justo”.


O vereador informa ainda que colaborou na economia das despesas da Câmara e dessa forma esta Casa de Leis está devolvendo ao Poder Executivo do Município (Prefeito Rodney Miranda) a quantia de R$ 4 milhões, para que esta verba seja destinada à população, principalmente no combate à prevenção das enchentes em nosso município.
Indagado sobre os projetos que apresentou e não obteve êxito em vê-los aprovados, o Vereador Duda da Barra (PP) relatou que foi o projeto de regularização fundiária, o do táxi adaptado para atender pessoas portadoras de deficiência e a diminuição no valor da taxa de esgoto.
- Entre os projetos que não foram aprovados e apresentados por mim à Câmara Municipal, cito o de regularização fundiária, uma vez que todos querem pagar seus impostos e terem sua documentação e ser dono do imóvel de fato e de direito. O projeto do táxi adaptado para atender a pessoas portadoras de deficiências locomotoras, uma vez que atualmente somos dependentes dos táxis de Vitória, o que considero um absurdo. E a diminuição no valor da taxa de esgoto e de energia elétrica, as quais considero os valores absurdos, explicou.
Ele acrescenta que termina o ano com a consciência tranqüila quanto ao trabalho desenvolvido no legislativo municipal, e que continuará trabalhando 24 horas por dia para retribuir a confiança depositada pelo povo canela-verde em seu mandato e que estará sempre buscando dias melhores para todos com a fé em Deus e a ajuda dos funcionários do seu gabinete.

Ao final de um ano longo e exaustivo, o vereador agradeceu a sua família, ao Prefeito Rodney Miranda e sua equipe e a todos os funcionários da Câmara Municipal de Vila Velha, pelo apoio e colaboração que lhe foi dispensado neste ano.
Como não poderia deixar de ser, o vereador envia ao povo canela-verde a seguinte mensagem de final de ano:
- Gostaria de dizer ao povo de Vila Velha e principalmente a população da Região Cinco, que sou muito grato pela votação dos senhores para representar a cada um na Câmara Municipal. Muito obrigado à imprensa escrita, falada e televisiva, ao Ministério Público e principalmente aos munícipes de Vila Velha.

Desejo a todos um FELIZ NATAL, e um 2015 cheio de amor, paz, saúde e muito trabalho”, concluiu o Vereador Duda da Barra, (PP) que reside no Bairro Barra do Jucu à 55 anos.

PL que desobriga obesos de passarem pelas catracas dos ônibus é aprovado na Assembléia


Um projeto de lei que desobriga as pessoas obesas de passarem pelas catracas dos ônibus e terminais rodoviários foi aprovado na Assembleia Legislativa. O projeto é de autoria do presidente em exercício da Assembleia, Luiz Durão (PDT), e foi votado em plenário na Sessão Ordinária desta terça-feira (01).
Se o projeto for sancionado pelo governador do Estado, os obesos poderão se acomodar na parte da frente dos ônibus, informando ao cobrador a intenção de não passar pela roleta. O projeto não garante passe livre aos obesos, que deverão pagar a tarifa e se certificarem que a catraca será girada pelo cobrador, computando o valor pago e o incluindo-o no número de passageiros do ônibus.
O objetivo do deputado é proteger as pessoas que possuem dificuldade para se locomover devido ao excesso de peso, de situações vexatórias perante os outros usuários do sistema coletivo.

 “Essas pessoas são portadoras de necessidades especiais e devem ser tratadas como tal. Merecem respeito e não podem estar sujeitas a situações vexatórias”, disse Durão.

Brasil melhora posição mas tem avaliação estagnada em ranking mundial de corrupção

Brasil ficou na 69ª posição em 2014, com 43 pontos, junto com Itália e Romênia, mas abaixo de outros países latino-americanos, como Chile e Uruguai



O Brasil avançou três posições em relação ao ano passado no ranking mundial de percepção de corrupção, embora sua nota tenha piorado um ponto, o que representa que o país está estagnado no combate ao problema, afirmou a organização Transparência Internacional nesta quarta-feira.
O Brasil ficou na 69ª posição em 2014, com 43 pontos, junto com Itália e Romênia, mas abaixo de outros países latino-americanos, como Chile e Uruguai.
A pontuação do ranking vai de 0 a 100, com 0 sendo o país percebido como extremamente corrupto e 100 o país percebido como livre do problema. O estudo avalia como o público percebe o problema no setor público, e não o nível de corrupção em si.
Segundo a Transparência, apesar de ter tomado medidas nos últimos anos, como a adoção de leis de acesso a informação pública, o Brasil é citado como exemplo de persistência do problema na América do Sul, com esquemas de corrupção sendo descobertos nos mais altos níveis de governo. A Transparência menciona o desvio de bilhões de dólares da Petrobras como caso emblemático na região.
No relatório anual divulgado nesta quarta-feira pela organização internacional de combate à corrupção, sediada em Berlim, os países que caíram no ranking de maneira mais acentuada foram Turquia e China, entre os 175 países avaliados.
A Turquia caiu cinco pontos para 45, à medida que um escândalo de corrupção veio a tona no país no final de dezembro, o mais grave desde que o partido AK, de base islâmica, ter assumido o poder há mais de uma década.
A avaliação da China caiu quatro pontos para 36, apesar de o Partido Comunista ter lançado uma campanha orquestrada para caçar autoridades corruptas, disse o relatório. A má pontuação do setor público chinês corresponde ao mal desempenho das companhias chinesas, conforme recente relatório da TI sobre práticas de transparência corporativa.
"A grande corrupção nas maiores economias não somente bloqueia o acesso a direitos humanos básico aos mais pobres, mas também cria problemas de governança e instabilidade", disse o presidente da TI, José Ugaz, em um comunicado no relatório.

Ugaz pediu aos Estados que ficaram nas posições mais baixas do ranking a tomaram medidas drásticas em favor do interesse de suas populações. "Países no topo do índice também devem assegurar que não estão exportando práticas de corrupção para países subdesenvolvidas", disse

Vereadores aprovam criação de “Passe Esportivo” no município



A Câmara de Vila Velha aprovou, na sessão desta quarta-feira (10/12), o Projeto de Lei nº 1199/14, de autoria do vereador Valter Rocon (PDT), que cria no município o benefício do “Passe Esportivo”. O projeto foi aprovado em discussão final e agora segue para a análise do prefeito Rodney Miranda (DEM), que temo prazo de 15 dias úteis para vetar ou sancionar a matéria.
“O projeto tem por finalidade facilitar o acesso de crianças e jovens de baixa renda à prática de modalidades esportivas, estimulando assim a formação de novos atletas. A proposição também busca garantir a participação de adolescentes nos projetos esportivos municipais”, explicou o autor da matéria, Valter Rocon.

Segundo ele, o “Passe Esportivo” será destinado a crianças e jovens de Vila Velha que participam, integram ou treinam, de forma gratuita, em clubes que desenvolvem modalidades esportivas reconhecidas. O benefício, de acordo com o vereador, também será extensivo aos atletas que treinam e competem como bolsistas de agremiações, associações e ONG’s, representando o município.
“É incalculável a contribuição que o esporte proporciona, principalmente aos jovens. A inclusão social, o espírito de equipe, a disciplina, a determinação e os inúmeros outros benefícios que as atividades físicas trazem à saúde, são alguns exemplos que conferem ao esporte um importante papel social. Por isso esse projeto é tão estratégico para a sociedade canela-verde”, afirma Rocon.


Confira o projeto na íntegra acessando o link abaixo:

http://pt.slideshare.net/ramonpeyroton1/prot-1199-14-pl-cria-no-municpio-de-vila-velha-o-passe-esportivo-e-d-outras-providncias-valter-rocon-37657359

Rio 2016 - Boxe, a nobre arte de golpear o adversário


Os primeiros registros do Boxe datam do Egito, por volta do ano 3.000 antes de Cristo. O esporte é praticado desde os chamados Jogos Olímpicos da Antiguidade, no final do Século VII, quando lutadores usavam tiras de couro para proteger mãos e antebraços na Grécia Antiga. Anos depois, em Roma, elas foram substituídas por uma luva com entalhes de metal, mas os combates eram muito sangrentos e sempre terminavam com a morte de algum dos participantes.
Após a queda do Império Romano, o Boxe desapareceu. O esporte voltou a ganhar força por volta do Século XVII, na Inglaterra, e lutas amadoras foram organizadas de forma oficial em 1880.
A estreia do esporte nos Jogos Olímpicos aconteceu na edição de 1904, em Saint Louis. O Boxe ficou fora da edição de 1912, em Estocolmo, porque a lei sueca à época proibia a prática das disciplinas de combate.

O Boxe retornou ao programa olímpico em 1920, quando Antuérpia, na Bélgica, recebeu os Jogos. Neste mesmo ano, foi fundada a federação internacional de boxe. Desde então, as regras evoluíram: o capacete de proteção se tornou obrigatório nas edições de 1984, em Los Angeles, enquanto em 1992, na cidade de Barcelona, foi introduzido o sistema de contagem eletrônica, entre outras mudanças.
Os Jogos de 2012, em Londres, foram palco da principal novidade no Boxe: a entrada de três categorias femininas – Mosca (48 a 51 kg), Leve (57 a 60 kg) e Médio (69 a 75 kg). Os homens competirão em dez categorias, que vão de Mosca Ligeiro (46 a 49kg) até Superpesado (acima de 91 kg).
Os combates masculinos de Boxe nos Jogos Olímpicos têm três rounds de três minutos cada, e as femininas tem quatro rounds com duração de dois minutos. Cinco juízes independentes alocados ao redor do ringue pontuam a luta e decidem o vencedor ao fim do último round. Os juízes estão sempre de olho nos golpes com qualidade, além de critérios como técnica, tática, competitividade e domínio. Os combates também terminam em caso de nocaute, ou nocaute técnico. 


O árbitro pode encerrar a luta caso acredite que um dos participantes não esteja em condições de continuar.

O formato da disputa olímpica é por eliminação direta. As chaves masculinas contam com 16 a 28 participantes, dependendo da categoria, enquanto as mulheres entrarão em chaves de 12. Os vencedores de cada lado disputam o ouro, e cada um dos perdedores das semifinais recebe uma medalha de bronze.

Rio 2016 - Canoagem “velocidade”, o desafio dos limites do ser humano (...)


Disciplina da Canoagem presente há mais tempo no programa olímpico, a Canoagem Velocidade teve suas primeiras competições na metade do século XIX. A primeira organização a realizar disputas foi o Royal Canoe Club, fundada em 1866 na Inglaterra, sendo seguida pelo surgimento do New York Canoe Club, em 1871. Por volta de 1890, o esporte já era amplamente difundido por toda a Europa.
Em 1924, a Canoagem Velocidade dava dois passos importantes para se popularizar ainda mais: a fundação de sua federação internacional e a inclusão como esporte de demonstração no programa dos Jogos Olímpicos daquele mesmo ano, em Paris.


A entrada oficial aconteceu somente três edições depois, em Berlim 1936, com nove provas só para homens. As disputas femininas começaram em 1948, nos Jogos de Londres, com apenas um evento. Hoje são oito no masculino, e quatro no feminino.
A Canoagem Velocidade é disputada em águas calmas, em percursos balizados por boias em linha reta, com 1000, 500 e 200 metros de extensão. Os eventos são diferenciados pelo número de atletas nas embarcações – uma, duas ou quatro pessoas – e pelo tipo de barco utilizado: canoas ou caiaques.
As canoas, identificadas pela letra C, são barcos abertos, nos quais os competidores se apoiam sobre um dos joelhos e usam remos que têm apenas uma pá.


Identificados pela letra K (do inglês Kaiak), os caiaques possuem um espaço para que os competidores fiquem sentados enquanto remam utilizando um remo com duas pás que tocam a água de forma alternada, uma em cada extremidade do remo.

O objetivo é simples: terminar o percurso no menor tempo possível.

domingo, 21 de dezembro de 2014

CNJ - Ir e vir é direito de todos


É dever da prefeitura


CNJ - Feminicídio


CNJ - Direito do Trabalhador


CNJ - É Lei


CNJ - Todos juntos no combate à violência doméstica



terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Capa da edição de novembro/2014


Basquetebol, a arte de colocar a bola no cesto



Uma alternativa à prática esportiva durante o inverno. Foi a partir deste pedido que o Basquete nasceu, em 1891, no estado americano de Massachussets, de uma ideia do professor canadense James Naismith, que precisava criar um jogo indoor para manter seus alunos em forma enquanto não pudesse fazer atividades ao ar livre.
Com um conceito de 13 regras – algumas delas em vigor até hoje, como a de não correr com a bola nas mãos – e a ideia de acertar um alvo, a disciplina surgiu. Naismith inicialmente pensou em colocar uma cesta no chão, mas concluiu que seria muito mais desafiador alcançar um objetivo acima da altura dos demais jogadores, sem chance de defesa.
Nas primeiras partidas do novo jogo, os alvos eram cestas (baskets) de pêssego, de aproximadamente 45 centímetros cada, que ficavam alçadas com pregos a 3m05 do chão. E o esporte ganhou o nome de Basketball (“bola ao cesto”) – no português, Basquete. No início, as bolas arremessadas ficavam presas, e só algum tempo depois que alguém teve a ideia de cortar o fundo dos cestos para que a bola caísse.
Sete anos depois do surgimento do esporte, os americanos já organizavam sua primeira liga profissional, com seis equipes. Nos Jogos Olímpicos de 1904, em Saint Louis, também nos Estados Unidos, os melhores jogadores do país formaram uma seleção nacional e fizeram uma demonstração do esporte. Em 1906, os cestos deram lugar a redes de metal.


Entretanto, para que o Basquete pudesse fazer parte do programa olímpico, era necessária uma entidade para zelar pela disciplina. Depois de ter sido convidada a fazer parte da federação internacional de Atletismo, e de ser chancelada pela de Handebol por algum tempo, o Basquete viu a FIBA nascer em 1932, contando com a adesão de países como Itália, Argentina e até a Letônia – o que comprova a popularidade ao redor do planeta.
A entrada oficial nos Jogos foi na edição de 1936, em Berlim, mas os participantes acabaram prejudicados por ter de disputar as partidas nas mesmas quadras do tênis, de saibro. A entrada do evento feminino se deu em 1972, na cidade de Munique. Em 1992, a seleção americana de basquete foi formada pela primeira vez por jogadores da NBA, a liga mais forte do mundo, dando ao torneio olímpico a oportunidade de reunir os melhores.
O Basquete é jogado por equipes de cinco jogadores cada, em partidas divididas em quatro quartos de dez minutos – o relógio para quando a bola sai da quadra, ou em cada pedido de tempo, de um minuto cada. Cada equipe tem 24 segundos de posse de bola, e tem de arremessa-la em direção à cesta antes deste tempo. Os jogadores podem dar apenas dois passos segurando a bola nas mãos, e só podem andar com ela se a quicarem.
A equipe vencedora é aquela que marcar mais pontos no tempo regulamentar. Como o jogo não pode terminar empatado, são disputadas quantas prorrogações forem necessárias, de cinco minutos cada.
A pontuação é feita em arremessos de pequena, média e longa distância. Para pequena e média distância são contabilizados dois pontos, enquanto a bola arremessada de trás de uma linha arqueada, a 6,25m da cesta, vale três. Cada arremesso de lance livre vale um ponto.

O torneio olímpico de Basquete, tanto no masculino como no feminino, começa com uma fase de grupos, na qual os 12 países de cada disputa são divididos em dois grupos de seis, no qual todos se enfrentam. Os quatro melhores de cada chave avançam à etapa seguinte, que é eliminatória, e os dois que sobrarem de cada lado disputam o ouro. Os perdedores das semifinais brigam pelo bronze.