domingo, 25 de maio de 2014

Vitória sedia 2º Congresso Brasileiro Médico e Jurídico



Será realizado entre os dias 26 e 28 de maio no Itamaraty Hall, em Vitória, o 2º Congresso Brasileiro Médico e Jurídico, cujo tema é “Os Desafios da Efetivação do Direito à Saúde”.
O debate será calcado na forma como o Direito disciplina a atividade médica o que tem efetivado intensos debates em nosso país. Isso porque existe no Brasil um grande descompasso entre os deveres do Estado e a sua capacidade operacional na área da saúde.
O enfrentamento desse desafio tem sido marcado por um duplo fenômeno. De um lado, termos a interferência do Poder Judiciário no setor de saúde, em questões como a implementação de políticas públicas, a atuação dos planos privados de saúde e a responsabilização civil de médicos e hospitais. Por outro lado, temos o Poder Executivo buscando novas formas de cumprir seus deveres, como a adoção de parcerias com entidades do terceiro setor e a criação de novos programas governamentais.
Para tanto a resposta mais adequada aos desafios enfrentados pela saúde no Brasil apenas pode ser alcançada a partir de um diálogo entre a ciência jurídica e as ciências médicas. Esse diálogo interdisciplinar tem fundamental importância para que se construam consensos acerca da interpretação da Constituição e das leis vigentes, bem como para a criação de novas leis que disciplinem adequadamente o setor de saúde.
E é com o objetivo de colaborar com esse debate que renomados especialistas da área médica e jurídica estarão no 2º Congresso Brasileiro Médico Jurídico – A Efetivação do Direito à Saúde, que será realizado em Vitória, entre os dias 26 e 28 de maio.
Na abertura do Congresso, o Ministro do Superior Tribunal de Justiça – STJ, e Mestre em Ciências Jurídicas Especializados em Gestão e Controle de Setor Público, Marco Aurélio Gastaldi Buzzi, ministrará uma conferência com o tema: A Efetivação das Políticas Públicas de Saúde.
No dia seguinte, 27 de maio, será abordado o seguinte tema: “A Saúde como Direito Público Subjetivo e a Judicialização” que será contextualizado pelo  Cirurgião Geral, Professor e Diretor da EMESCAM, Mestre e Especialista em Cirurgia, Presidente do Instituto Solidário, Flávio Takemi Kataoka,
em seguida haverá mais quatro palestras com base nesse tema.
No período da tarde, os “Desafios da regulação e funcionamento dos planos de saúde”, será contextualizado pelo Médico Obstetra, Professor da EMESCAM, e Diretor Presidente da UNIMED VITÓRIA, Márcio de Oliveira Almeida (ES), que será complementado com duas palestras.
A partir das 17 horas desse mesmo dia, “Os vínculos e as modalidades trabalhistas e contratuais na saúde”, será o tema da terceira conferência do dia, ministrada pelo Procurador de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo, José Adalberto Dazzi (ES), seguido de mais três palestras.
No dia 28 de maio, a partir das 8h30, será apresentado o quarto tema desse Congresso intitulado “Responsabilidade Civil por erro médico”, que será contextualizado pelo Médico Cirurgião Presidente do Conselho Regional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, José Renato Harb (ES), seguido de mais três palestras.
O 5º tema a ser apresentado nesse Congresso tem como título “Regulação e financiamento SUS, DAS OPME (Órteses, Próteses, Medicamentos Especiais”; Esse tema será contextualizado pelo Médico Ortopedista e Presidente da Comissão de Defesa Profissional e Ética (COPE) da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão, Leandro Azevedo e Figueiredo (ES).
Já o 6º tema cujo título é: “O Setor Privado e a Gestão da Saúde Pública”, será contextualizado pelo Juiz Federal em auxílio a Presidência do Conselho Nacional de Justiça, Coordenador do Comitê Executivo Nacional do Fórum da Saúde do CNJ, Clenio Jair Schulze (DF). Após a contextualização serão ministradas mais três palestras.
Maiores informações podem ser obtidas no endereço: www.congressomedicojuridico.com.br, ou pelo telefone: (27) 3348-5941, ou (27) 99501-7508 ou, ainda pelo e-mail: organização@abrages.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário