Grupo movimenta 58% do crédito e injeta R$ 1 trilhão na
economia
Serasa Experian e Data Popular anunciaram parceria que levou
à criação do mais completo estudo já realizado no Brasil sobre a classe C:
Faces da Classe Média. O levantamento é um retrato acurado dos perfis que
compõem a classe média do Brasil, que vai permitir que empresas, agências e
profissionais de marketing, estudiosos e gestores de políticas públicas tenham
dados para traçar estratégias, desenvolver serviços e produtos e falar a mesma
língua do seu público-alvo.
Nos últimos anos, o Brasil tem passado por uma das mais
profundas mudanças de sua história. A pirâmide de classes econômicas se
transformou em losango com o crescimento da classe média. Hoje, a classe C,
como também é conhecida, é composta por cerca de 108 milhões de pessoas que
gastaram mais de R$ 1,17 trilhão em 2013 e que movimentaram 58% do crédito no
Brasil.
Hoje, a classe média está mais concentrada na região Sudeste
do Brasil, com 43%, seguida de Nordeste (26%), Sul (15%), Centro-Oeste (8%) e
Norte (8%). Para se ter uma idéia, se a classe C formasse um país, seria o 12º
em população, com mais habitantes que a Alemanha, o Egito e a França, e a 18ª
nação do mundo em consumo, podendo pertencer ao G20. Em 2014, pretende consumir
8,5 milhões de viagens nacionais, 6,7 milhões de aparelhos de TV, 4,8 milhões
de geladeiras e 4,5 milhões de tablets, como mostra a tabela abaixo. Mesmo
assim, ainda é vista pela maioria das empresas como uma massa única e
homogênea. Segundo Renato Meirelles, presidente do Instituto Data Popular “a
classe média deixou de ser um segmento de mercado e para a maioria das
categorias se tornou o principal público consumidor. Entender as várias faces
deste público é fundamental para que empresas e o poder público desenvolvam
estratégias mais eficientes de marketing e comunicação, afinal estamos falando
de mais de 100 milhões de pessoas”.
Para dar suporte na definição do alvo e das estratégias de
políticas públicas e ações das empresas, a Serasa Experian, líder mundial em
serviços de informação, e o Instituto Data Popular, especializado em mercados
emergentes, realizaram, durante um ano, estudos inéditos sobre a classe média.
Juntos, desenvolveram a solução “Faces da Classe Média”, que permitirá às
empresas entender e conhecer em detalhe quem são os consumidores emergentes que
se tornaram os protagonistas de um mercado interno crescente, onde eles estão,
qual o comportamento e intenção de consumo, possibilitando, assim, a otimização
de investimentos na busca por nichos da classe média.
“Os perfis revelados
pela solução Faces da Classe Média permitem que as instituições tenham uma
visão segmentada desses consumidores e possam entender de que forma devem
endereçar suas ações, produtos e serviços, criando soluções para os quatro
diferentes nichos, que antes eram observados como um único alvo. Isso
possibilita empreender novas frentes de consumo e abordar com precisão esses
mercados, gerando melhores condições de crédito para o consumidor e
movimentando a economia do Brasil”, afirma Ricardo Loureiro, presidente da
Serasa Experian.
Para a construção da segmentação, essa população foi
avaliada sob 400 variáveis, considerando-se informações geográficas,
demográficas, creditícias e comportamentais. O resultado de sofisticadas
técnicas estatísticas originou a definição dos grupos que compõem a classe
média, que representa 54% da população do país e vem crescendo a cada ano, com
previsão de que chegue a 58% em 2023, ou seja, 125 milhões de pessoas.
Esse percentual da população brasileira é composto por diferentes
perfis, que têm comportamentos distintos de consumo, mas que representa, em
todos os casos, satisfação, oportunidade e pertencimento. Os estudos permitiram
segmentar a classe média em quatro grandes grupos: Promissores, Batalhadores,
Experientes e Empreendedores.
Promissores
Os Promissores totalizam 14,7 milhões de pessoas, 19% da
classe média, e formam um grupo composto por jovens, com média de idade de 22,2
anos. Os solteiros são maioria (95%), 59% têm ensino médio completo e 57% têm
emprego com carteira assinada. Outras características marcantes são que 72%
acessam a internet e, mesmo jovens, já vivenciaram situações de aperto e a
necessidade de endividamento. Ao todo, 51% confidenciaram que se descontrolam
financeiramente. Para eles, a vida é feita de oportunidades e o acesso a
crédito ajuda a melhorar as condições, mas a falta de prática faz com que
acabem se colocando em situação de descontrole nas dívidas.
O grupo dos promissores consome R$ 230,8 bilhões e seus
membros são mais propensos em gastar em beleza, veículos, educação,
entretenimento, itens para casa e tecnologia. Os principais produtos e serviços
que querem consumir nesse ano são academia de ginástica, faculdade, curso
profissionalizante, móveis para casa, notebook, smartphone, carro e moto.
Nas regiões, estão distribuídos em 42% no Sudeste, 25% no
Nordeste, 15% no Sul, 9% no Centro-Oeste e 9% no Norte.
Batalhadores
Os Batalhadores representam 39% da classe média, com 30,3
milhões de pessoas, idade média de 40,4 anos e 48% possuem ensino fundamental
completo. Nesse segmento, os solteiros somam 72%, 49% possuem registro
profissional com carteira assinada e 41% acessam a internet.
Para os Batalhadores, o emprego é considerado o caminho para
a estabilidade, que possibilita a realização de sonhos e desejos. A casa
própria, o carro, o estudo dos filhos tornam-se palpáveis e, por conseguinte,
há a expectativa de um futuro ainda melhor para a geração seguinte. O estudo é
visto como uma oportunidade para ascensão social.
Este é o maior grupo e, graças ao seu tamanho, é o que
anualmente destina a maior verba para consumo: R$ 388,9 bilhões. Faz largo uso
do crédito a que tem acesso, focando nas prioridades, geralmente vinculadas ao
bem-estar familiar. O acesso ao crédito é uma alternativa para os momentos de
aperto financeiro e foi fundamental para assegurar importantes conquistas, como
a compra ou a reforma da casa. Membros desse grupo gastam seu dinheiro em
turismo nacional, veículos, eletroeletrônicos, imóveis, movéis,
eletrodomésticos e seguros. Os produtos e serviços de desejo para esse ano são viagens de avião para destinos
nacionais, móveis para casa, máquina de lavar, TV (Plasma, LCD e LED), imóvel e
carro. Nas regiões, estão distribuídos em 45% no Sudeste, 24% no
Nordeste, 16% no Sul, 8% no Centro-Oeste e 7% no Norte.
Experientes
É o perfil composto por 20,5 milhões de pessoas, 26% da
classe média, com consumidores com idade média de 65,8 anos. Entre eles, 41%
são viúvos, 36% de autônomos e apenas 7% com acesso regular à internet. Do total,
59% têm ensino fundamental completo e 31% não têm instrução. Para os
Experientes, o momento pós-aposentadoria pode ser sinônimo de depressão e
preconceito por parte dos mais jovens. Ainda assim, mantêm-se no mercado de
trabalho, em busca de uma vida ativa para preservar o seu padrão de consumo.
O seu consumo anual é de R$ 274,0 bilhões e está relacionado
à turismo nacional, eletroeletrônicos, serviços de saúde, móveis e
eletrodomésticos. Os produtos e serviços dos sonhos para esse ano são viagem de
avião para lugares nacionais, móveis para casa, geladeira, máquina de lavar e
TV (Plasma, LCD ou LED).
Nas regiões, estão distribuídos em 42% no Sudeste, 29% no
Nordeste, 16% no Sul, 7% no Centro-Oeste e 6% no Norte.
Empreendedores
Abrange 16% da classe média, com 11,6 milhões de pessoas,
formando um grupo mais escolarizado que os demais. 42% estão cursando ou já
concluíram o ensino médio e, 19%, o ensino superior. Além disso, também, 60%
acessam a internet, a idade média é de 43 anos e 43% deles têm carteira
assinada. A liberdade é bastante valorizada pelos Empreendedores e o trabalho
reúne a necessidade do sustento com o gosto pela atividade, em busca da
realização dos sonhos de vida.
Sendo o grupo que apresenta maior renda per capita, seu
consumo anual é de R$ 276 bilhões, com investimentos em educação,
eletroeletrônicos, turismo internacional, tecnologia, veículos e
entretenimento. Os produtos e serviços desejados para esse ano são curso
profissionalizante, viagem de avião ao exterior, móveis para casa, notebook,
tablet, TV (Plasma/LCD/LED) e carro.
Nas regiões, estão distribuídos em 48% no Sudeste, 17% no
Nordeste, 18% no Sul, 9% no Centro-Oeste e 8% no Norte.
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