quinta-feira, 20 de junho de 2013

Transtornos em via pública gera debate na Câmara Municipal


Os transtornos causados por obras de ampliação e reparos na rede de água e esgoto, e também por obras de macrodrenagem realizadas em vários bairros de Vila Velha, por empresas terceirizadas pela Cesan, foram duramente criticados pelos vereadores do município. O líder do prefeito na Câmara, Joel Rangel (PSB) e o vereador Osvaldo Maturano (PMDB), querem convocar representantes da Cesan para dar explicações no plenário, sobre diversos problemas.
Segundo Joel Rangel, a Cesan é responsável por inúmeros danos causados à pavimentação asfáltica em diversas vias públicas da cidade. “Mas a empresa não tem zelado pelos reparos necessários para regularizar a situação dessas vias, que depois da conclusão das obras ficam cheias de irregularidades, afundamentos e buracos”, apontou Joel. Ele afirmou, em seu discurso, que esses problemas estão causando acidentes, prejuízos e graves transtornos a motoristas, pedestres e ciclistas da cidade.
Joel Rangel lembrou, ainda, de um Projeto de Lei de sua autoria, sancionado em seu mandato anterior, que dispõe sobre o assunto. “A lei que criamos obrigada as empresas a efetuarem depósito de caução para garantir o ressarcimento de eventuais prejuízos provenientes de reparação mal realizada na pavimentação de ruas e calçadas, em razão de obras realizadas em vias públicas. Porém, na prática, as empresas insistem em descumprir essa lei”, salientou o parlamentar.
CONVOCAÇÃO
Já o vice-presidente da Câmara, vereador Andinho Almeida (PMDB), foi mais incisivo e declarou: “Isso que está acontecendo é um verdadeiro desrespeito com os cidadãos. O bairro Ilha dos Bentos, por exemplo, está um caos, todo danificado e quase intransitável. Assim como acontece em outros locais, lá o asfalto deformado gera grandes poças de água durante as chuvas e, em pouco tempo, se transformam em buracos. Por isso, sou a favor de convocarmos a CESAN para prestar esclarecimentos sobre estes fatos e também para apresentar as soluções necessárias”, enfatizou.
O vereador Marcos Rodrigues (PP), por sua vez, usou a palavra para informar que as obras de revitalização da Avenida Carlos Lindenberg só não foram concluídas até hoje porque a Cesan não terminou a sua parte no projeto, que consiste na realização de grandes obras de drenagem ao longo da avenida. “Esse desleixo da Cesan prejudica bastante a população que utiliza a avenida, considerada uma das mais importantes da história de Vila Velha e que atende a um grande número de bairros em seu entorno”.

Por sua vez, o vereador Osvaldo Maturano (PMDB) também se posicionou favorável à convocação da Cesan para uma Tribuna Livre ou até mesmo para uma audiência pública sobre esses problemas. “Tenho certeza de que a população de Vila Velha apóia nossa postura, porque todos estão sofrendo bastante com os problemas provocados pelas empresas terceirizadas, após a conclusão das obras contratadas pela Cesan. Existem ruas danificadas em todos os cantos de Vila Velha e se ninguém fizer nada, a situação vai continuar assim. E, pra finalizar, quero dizer que a Cesan não faz mais do que a obrigação em resolver esse caos, pois o povo paga caro pelos serviços de tratamento de esgoto e fornecimento de água que a empresa presta”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário