quinta-feira, 20 de junho de 2013

Prefeito de Vila Velha prioriza cortes de pessoal

Depois de exonerar 40% dos comissionados, Rodney pretende reduzir o número de cargos de designação temporária
Tendo como mola-mestra de campanha, a redução do número de servidores públicos comissionados na administração municipal em até 40%, o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM) concluiu os 100 dias iniciais de seu mandato conquistando a meta prometida. Ele acena ainda com o corte de profissionais contratados na legislação anterior por designação temporária, os conhecidos DTs.
O prefeito de Vila Velha, relatou que os primeiros cem dias foram para arrumar a casa ao seu jeito, face aos problemas encontrados e herdados da administração anterior.
 “Foram 100 dias bastante complicados, fruto da desorganização e das dívidas herdadas. Meu antecessor, em um descumprimento absurdo da lei de responsabilidade fiscal, nos deixou R$ 62 milhões em restos a pagar sem a contrapartida em caixa para o pagamento. A Apae de Vila Velha e outras instituições têm nos procurado e, de forma emergencial, temos honrado os pagamentos”, afirmou.
Em relação as ações efetivadas por ele, como o corte de comissionados, o prefeito mostrou que, com a redução de 40% do número de funcionários contratados que a prefeitura mantinha, a economia alcançada foi de R$ 2 milhões por mês.
Além disso, ele pretende ainda reduzir o número de DTs que, segundo ele, sofreu um boom no último ano da gestão Neucimar. “A informação que nós tivemos é que quase dobrou no ano passado o número de DTs do município sem uma melhoria dos serviços e sem nada que justificasse, a não ser o uso eleitoral dessas pessoas”, completou o prefeito. Ele ressaltou que o corte de temporários não terá a contrapartida de contratação de servidores efetivos.
Saúde
O prefeito enfatizou que ainda não foi possível interligar toda a rede utilizada pela saúde municipal, uma vez que essa área funciona como um sistema sem ligação, mas estima prazo de conseguir essa ligação até o final desse primeiro semestre, tanto na área de saúde como nas escolas da rede municipal.
Segurança
Outra área que mereceu sua atenção no período de campanha foi a Segurança Pública. Ele ressaltou que algumas medidas propostas ainda não foram concluídas, mas espera ver a guarda municipal armada, além da realização de um concurso público em andamento para reforçar o número efetivo de guardas na cidade dando mais tranqüilidade à população que vive alarmada com tantos casos de violência.
Educação
Uma das propostas apresentadas em campanha e que ele espera aplicar ainda esse ano são as eleições diretas para diretores de escolas municipais. Ele revelou que pretende debater o assunto com a sociedade, para então enviar um projeto à Câmara.
Parceria
Rodney lembrou que alguns dos compromissos de campanha também dependem da parceria a ser efetuada com os governos do Estado e federal, como por exemplo, a aquisição de novas câmeras de vídeo-monitoramento. Em relação aos problemas encontrados no trânsito da cidade, ele ressaltou que elas necessitam de ações conjuntas com os outros municípios da região metropolitana.
Alagamentos
As chuvas que caíram sobre a cidade ao final do mês de março desse ano, mostraram que há muito trabalho a ser executado nessa área. Para isso, Rodney já prometeu concluir as obras de macrodrenagem e retirar a pedra do Canal da Costa. Além disso, ele lembrou que as obras de macrodrenagem já estavam contratadas com o governo federal para o Canal do Congo, da Costa e Bigossi, mas que não foram executadas. Acrescentou ainda que já conseguiu um convênio para realizar o mesmo trabalho em relação ao Rio Marinho, e pretende realizar mutirões de limpeza para amenizar os impactos da chuva, e os prejuízos da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário