domingo, 30 de junho de 2013

Capa da edição número 03/junho/2013


Para descontrair - “O Susto da Cobra!”


Ao prestar um serviço para um amigo militar deparei-me com essa história que agora compartilho com vocês. O fato ocorreu no 2º Grupamento de Bombeiros de Ji-Paraná e foi narrada pelo CB BM Da Costa, responsável pelos informes daquela guarnição. O fato em si é tão inusitado que certamente virou lenda por lá, e eu por aqui, compartilho com vocês.
“O serviço transcorria dentro da normalidade com atendimento das ocorrências de praxe. No turno da tarde a guarnição foi acionada e capturou uma cobra Jibóia de aproximadamente 2,5 m (dois metros e meio) que foi acondicionada dentro de uma caixa e guardada no pátio do quartel, para posteriormente ser devolvida ao seu habitat natural.
Após o jantar, como os “bombeirões” não são de ferro, eles geralmente descansam na sala de recreação (sala de TV e vídeo) que fica à disposição para os combatentes relaxarem um pouco o “stress” do serviço. Consta que todos se retiraram para outros afazeres, ficando apenas o protagonista desta saborosa estória assistindo à sua novela preferida.
A serpente - não se sabe como, escapou do seu cativeiro e adentrou a sala na maior tranqüilidade em busca de abrigo, enquanto o nosso Bombeiro (não vou citar o nome, por ética profissional), desfrutava das intrigas do folhetim das oito, estatelado sobre um macio sofá.

Ao perceber o réptil passando sobre os seus coturnos, o susto foi tão grande que o combatente deu um salto, e num piscar de olhos estava em cima da mesa da TV, e para completar, de posse de um telefone discou 193 e aos berros acionou a Central de Operações solicitando com urgência uma equipe de Busca, Resgate e Salvamento para a captura do animal. A gritaria foi tão intensa que foi ouvida por parte da guarnição que estava no alojamento a uma distância considerável, que de imediato correu para ver o que estava acontecendo.
Ao chegar ao recinto deparam-se com uma cena de cinema, a cobra assustada e curiosa espiava para o trêmulo combatente que de cima do seu refúgio ainda segurava o telefone. Inquirido, respondeu que por um momento esqueceu da sua condição de Bombeiro. Após uma água com açúcar, o próprio capturou o animal para provar que combatente que é combatente jamais entrega os pontos”.
Por: Lindoval Rodrigues Leal - 1º Ten. BM

Ilustração: Antônio José Nunes Brandão – BM

PMVV apóia equipe de futebol americano


O prefeito de Vila Velha Rodney Miranda recebeu em mãos dos jogadores do Vila Velha Tritões uma camisa personalizada e agradecimento formal por todo apoio que o município tem dado à equipe. Na oportunidade, Rodney afirmou que apesar de ter parte do seu tempo empenhado em resolver questões como saúde, educação e segurança, disse que o esporte também contribui diretamente para o desenvolvimento de bons cidadãos, com implementação de ações em benefício e melhoria da qualidade de vida dos moradores da cidade.
“Acreditamos que os jogadores do Vila Velha Tritões são bons exemplos de atletas. O esporte é tático, preza hierarquia e disciplina, gerando admiração em grande parte da população, principalmente nas crianças. E é essa contrapartida que queremos dos Tritões, que atuem com oficinas e palestras para formar bons cidadão através do esporte”, afirma Rodney.
O secretário de Esportes e Lazer, Alexandre Salgado, também conta com o apoio do time. “É com a mesma garra de um jogo de futebol americano que queremos o retorno do time. Essa parceria está firmada ampliada. A partir de agora, Tritões e Secretaria de Esportes e Lazer caminham com o mesmo objetivo. Temos muito orgulho de apoiar um time renomado nacionalmente como o Tritões”, reforça Alexandre.
E a parceria começou bem uma vez que a equipe canela-verde estreou com vitória no Torneio Touchdown - o campeonato brasileiro da modalidade -, contra o Santos Tsunami. Os Tritões não perdoaram e fritaram o peixe num placar de 20 x 0. O prefeito assistiu ao jogo.

Consumidor pode saber em site se tem nome sujo


Cidadãos e empresas de 12 Estados, incluindo o Espírito Santo, e do Distrito Federal agora podem checar se estão em situação regular nos cartórios de protestos de títulos. Desde o dia 15 de maio, está no ar o site www.pesquisaprotesto.com.br.
Para fazer a consulta, basta digitar o número do CPF ou CNPJ e selecionar o Estado de origem. Um aplicativo de celular também está disponível para download, por enquanto só para os da marca Android. A consulta é gratuita e faz parte da campanha “Restrição Não é Bicho Papão”, que quer incentivar o cidadão a se informar a respeito de suas dívidas públicas. “Muita gente nem sabe que está protestada, por isso o objetivo é informar o cidadão se existe algum protesto em seu nome em algum tabelionato do Estado. Se tiver, aparece na hora o endereço e o telefone do cartório em que consta a ocorrência para que ele entre em contato”, explica Valmir Silva, presidente do Instituto de Protestos de Títulos do Brasil (IEPTB).
O site e o aplicativo foram desenvolvidos pelo instituto, que não tem fins lucrativos e reúne 562 cartórios brasileiros.
Os cartórios de protestos de títulos são órgãos vinculados aos Tribunais de Justiça (TJs), para onde são enviadas denúncias de credores a respeito de pessoas físicas ou empresas que deixaram de pagar um cheque, uma quantia em dinheiro ou qualquer tipo de título de comércio. Em seguida, o tabelionato analisa a denúncia e intima o devedor, que, caso não compareça, pode ficar com o nome sujo.
“Em três dias, a pessoa é protestada, e seu nome já é levado para o rol dos devedores, para o SPC, o Serasa e outros órgãos de proteção ao crédito — conta o presidente do IEPTB.
Os Estados que já integram o grupo são os que têm dados organizados e digitalizados. Esse processo é demorado, e há cerca de cinco anos o IEPTB vem colhendo dados para disponibilizar as informações de cada tabelionato no site. Até agora, o Rio de Janeiro é o Estado com mais cadastros de cartórios, com 90% de participação entre os cerca de cem tabelionatos existentes.
Além do Sudeste e do Distrito Federal, moradores do Amazonas (AM), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Paraíba (PB), Paraná (PR), Santa Catarina (SC), Tocantins (TO) e Sergipe (SE) poderão averiguar se têm alguma pendência em seu nome.

A importância do aleitamento materno


A amamentação aumenta as defesas do organismo da criança, tornando-a imune a doenças e consequentemente diminuindo o índice de mortalidade infantil, conforme estudos da Organização Mundial de Saúde. Para incentivar a amamentação e orientar as mães sobre a importância do aleitamento materno, o governo vem fazendo uma ampla campanha nesse sentido.
Para a pediatra, Lédia Soares Lima, o aleitamento materno é muito importante para a mãe, por uma série de razões, a primeira é que além do contato com o bebê, onde há uma troca de carinho e afeto com a criança, a amamentação evita que a mãe contraia o câncer da mama, mesmo que tenha mais filhos, o segundo ponto é que a amamentação ajuda a diminuir o peso que ela adquiriu durante a gravidez.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o aleitamento materno pode ser dado até o momento em que a criança atinge a idade de 2 anos. Mas, a partir dos 6 meses, a mãe deverá introduzir outros alimentos, como sopinhas, frutas e sucos, mas sem deixar a amamentação.
Antigamente quando as gestantes não tinham leite suficiente para dar aos filhos recém-nascidos, as familias contratavam uma mãe de leite. Mas até isso
Consumidor pode saber em site se tem nome sujocaiu em desuso, porque muitas mulheres podem estar contaminadas e acabam transmitindo o vírus da Aids através do aleitamento materno. Atualmente há no mercado algumas marcas de leite artificial que substituem o leite materno.

Procon responde 5 dúvidas sobre o fechamento da conta corrente


Abrir uma conta corrente no banco é fácil, já que os bancos oferecem uma série de vantagens para que o consumidor se torne cliente. O problema é na hora de fechar. Muitas vezes, o consumidor quer encerrar, mas a instituição bancária não facilita, o consumidor não tem conhecimento sobre seus direitos e até mesmo falta tempo. Pensando nisso, o Procon respondeu as 10 dúvidas mais freqüentes sobre o assunto . Confira:
Quando posso encerrar minha conta?
Procon: A qualquer momento o consumidor pode solicitar o encerramento de sua conta, mas a formalização do pedido deve ser por escrito, por meio de formulário fornecido pelo próprio banco ou através de redação própria, lembrando sempre de datar e assinar o documento. Não se esqueça de solicitar um comprovante de recebimento (por parte do banco) do pedido de enceramento da conta.
Para encerrar a conta, o consumidor é obrigado a ir até a agência?
Procon: Não. O formulário para encerramento da conta deve estar disponível em qualquer agência. Se houver negativa, faça uma reclamação no Procon do seu estado de residência e no Banco Central.
É necessário fornecer algum documento para encerrar a conta?
Procon: O cliente deve apresentar um documento de identificação, além de devolver todas as folhas de cheques e cartões ao banco, não esquecendo de fazer constar no pedido de encerramento, tudo que estiver sendo devolvido.
Quais outros procedimentos é indicado para que o cliente não tenha problemas futuros?
Procon: É fundamental verificar se todos os débitos autorizados e cheques emitidos já foram lançados na conta; cancelar as autorizações para futuros débitos automáticos (contas de água, telefone, seguro, etc.) e manter saldo suficiente para pagamento de compromissos assumidos anteriormente, pois para encerrar a conta é necessário quitar todos os débitos com o banco.
O banco pode se negar a encerrar a conta se eu tiver algum débito com ele?
Procon: O banco não é obrigado a encerrar a conta, enquanto o cliente tiver débitos com a instituição financeira, mas é possível tentar uma negociação para que o pagamento seja feito de maneira avulsa, através de boleto bancário, por exemplo, para que a conta seja encerrada.
* As orientações acima foram dadas pelo Procon, São Paulo, e a matéria extraída do site Yahoo!

Preços com três dígitos de centavo podem ser proibidos

Projeto que trata da formatação de preços para a comercialização de combustíveis teve o mérito aprovado pela Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa (Ales). De autoria do deputado Dary Pagung (PRP), o Projeto de Lei 32/2013 determina que o preço cobrado no Estado pelos produtos deve ter apenas dois dígitos de centavo. De acordo com a justificativa da proposta, o uso do terceiro dígito é uma prática lesiva ao consumidor por não ser transparente.
Os deputados aprovaram também o mérito do Projeto de Resolução 10/2013, que inclui novas competências para a Comissão. O colegiado, que tem a função de opinar sobre ciência, tecnologia, inovação, inclusão digital, biossegurança, qualificação profissional, petróleo e seus derivados, poderá discutir também temas referentes à energia e ao gás natural. A iniciativa é da própria Comissão de Ciência e Tecnologia.
“A inclusão do tema do gás natural nesta Comissão é de grande importância, haja vista que o Estado do Espírito Santo vem se destacando muito nos últimos anos com o aumento de sua produção. Da mesma forma, é imprescindível a opinião desta Comissão sobre matérias relacionadas à energia em função de sua grande importância econômica para o Estado do Espírito Santo e de seu impacto na sociedade”, diz a justificativa da proposição.

Prefeitura e Exército no combate a dengue em Vila Velha


Vila Velha vai ganhar reforço no combate à dengue. A Secretaria de Saúde da Prefeitura da cidade e o Exército se uniram para combater a epidemia no município. Duzentos soldados vão às ruas para realizar visitas domiciliares, eliminar criadouros do Aedes aegypti e tratar os depósitos (caixa d´água, pneus, vasos de plantas, etc.) localizados nas casas.
“Os soldados realizarão os trabalhos nas residências do Centro de Vila Velha e orla por uma questão de logística. Eles poderão fazer o serviço nas redondezas e voltar para almoçar no quartel, que continua sendo a base desses soldados”, explicou o oficial de relações públicas do 38° BI batalhão de Infantaria Major Ricardo Souza Trisi.
Os novos agentes estarão fardados no momento das visitas e também realizarão a conscientização sobre a dengue junto aos moradores. “Para realizar o mesmo trabalho que os agentes de saúde, os soldados serão capacitados pelos técnicos da Secretaria Estadual e Municipal de Saúde” disse o coordenador da Vigilância Ambiental de Vila Velha, Carlos Henrique Ribeiro.
O treinamento será realizado em dois tempos: 100 homens do exército serão capacitados nos dias 17, 18 e 19 de junho e os outros 100 nos dias 24, 25 e 26 no mesmo mês. A primeira turma treinada começa a trabalhar no dia 24 em regime de escala.
“Os soldados farão um trabalho por escala, pois eles também prestam serviço militar obrigatório, e não podemos prejudicar a instituição. Dessa forma, 40 homens por dia estarão a disposição da secretaria de saúde, seguindo o sistema de rodízio”, acrescentou Trisi.
“Para o Exército, trabalhar nesse combate é estar a serviço da Prefeitura e principalmente da comunidade. A dengue não é um problema do município ou do Estado, é um problema de todos e o papel da Instituição é estar a serviço da população”, finalizou. A previsão é de que esses oficiais atuem na cidade por dois ou três meses. Eles estarão nas ruas diariamente, seguindo um itinerário de visitas estipulado pela Secretaria de Saúde de Vila Velha.

Área de restingas recebe tratamento especial da PMVV


Dentro da programação do mês do Meio Ambiente organizada pela secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Vila Velha, foram realizadas duas atividades na cidade. No sábado (08) foram entregues as benfeitorias em Itaparica, uma das três áreas onde está sendo desenvolvido o projeto “Amigos da Restinga”. Já no domingo (09) foi realizada uma caminhada com limpeza e plantio de mudas no entorno da Lagoa Encantada.
Cumprindo o cronograma de atividades previstas pelo projeto Amigos da Restinga, foram entregues as benfeitorias, cerca e placas, na área localizada em Itaparica, além do plantio de mudas. A área de 560 metros foi cercada e foi efetuado o plantio de mudas.
Cooperação - No dia 20 de
maio foi assinado pela Prefeitura e a Movive um Termo de Cooperação Técnica que estabelece ações de conservação, manutenção e recuperação da restinga. O projeto será desenvolvido também em áreas localizadas em Itapuã e Itaparica. Paralelo às intervenções nas áreas específicas serão desenvolvidas nas escolas da rede municipal de ensino atividades pedagógicas orientando sobre o que é restinga e as suas funções.
Lagoa Encantada - No domingo (09), a comunidade do bairro Vale Encantado, com apoio da Prefeitura de Vila Velha e do grupo Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, realizou uma caminhada com limpeza e plantio de mudas nas imediações da Lagoa Encantada. A atividade foi realizada a partir das 8 horas, com saída da Rua Fagundes.
A Lagoa Encantada é uma Área de Preservação Permanente (APP). Com área de 1.194.804,85 m² localiza-se no sudoeste do entroncamento das rodovias Carlos Lindemberg e Darly Santos, no bairro Vale Encantado, Vila Velha e na área pode-se encontrar diversas espécies de animais e, também, fragmentos de Mata Atlântica, manguezal e corpos hídricos.

Deputada Luzia Toledo é autora de lei que visa preservar o meio ambiente


Os estabelecimentos comerciais de lava-rápido deverão utilizar produtos biodegradáveis em suas atividades. Proposta da deputada Luzia Toledo (PMDB) foi sancionada pelo governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), e se transformou na Lei 10.020/2013, já em vigor em todo o território capixaba.
A deputada explica que a lei tem a intenção de preservar o meio ambiente e prevê multa ao infrator. “A idéia é despertar nesses estabelecimentos comerciais a importância da consciência ambiental de se utilizar somente produtos biodegradáveis, cooperando, assim, para a preservação do planeta e das gerações futuras”, defende a parlamentar.
Consideram-se produtos biodegradáveis aqueles que se decompõem facilmente pela ação bacteriana, ou seja, são facilmente oxidados por colônias de bactérias presentes nas águas dos rios, produzindo gás carbônico. O infrator fica sujeito à multa correspondente a 100 Valores de Referência do Tesouro Estadual (VRTEs). Em caso de reincidência, a multa será cobrada em dobro.

Prefeitura realiza ações para preservar o meio ambiente


Visita aos canais, implantação de horta escolar, caminhada, limpeza e plantio de mudas na Lagoa Encantada são algumas das atividades que a Prefeitura de Vila Velha planejou para comemorar o mês do meio ambiente.
No dia 4, aconteceu a oficina de Gestão Sustentável de Resíduos Escolares que foi oferecida para professores e funcionários da UMEF Ulisses Alvares. Nesta mesma escola, no dia 6, foi implantada a Horta Escolar.
No dia 5, dedicado ao Meio Ambiente, o prefeito Rodnei Miranda e demais autoridades municipais visitaram os canais da Grande Terra Vermelha, Novo México e Marilândia. O objetivo foi apresentar para lideranças comunitárias, secretários municipais e vereadores o trabalho de limpeza e desobstrução desenvolvido pela Prefeitura.
Dando prosseguimento às atividades foi realizada no dia 6, uma assembléia do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMMAM) e no sábado, 8 foram entregues as benfeitorias realizadas na primeira área piloto do projeto “Amigos da Restinga”, em Itaparica.
A limpeza e plantio de mudas no entorno da Lagoa Encantada foi feita no dia 9 e será repetida no dia 16 e 29 de junho. No dia 12 de junho, ocorreu a aula inaugural da formação de professores de Ciências e pedagogos da rede municipal preparatória para a Conferência Infanto-Juvenil nas escolas.

E ainda ...

PARA CONTROLE DA EPIDEMIAA sessão de terça-feira (28), na Câmara de Vila Velha, foi marcada pela apresentação de inúmeras propostas para ajudar no controle da epidemia de dengue em Vila Velha. Praticamente todos os vereadores da Casa se manifestaram sobre o assunto, visto que ninguém está livre da dengue no município e somente nestes cinco primeiros meses do ano, a doença já fez mais de 4.300 vítimas em Vila Velha, sendo 110 casos graves e um óbito.

CENTRAIS DE COLETA DE ENTULHO - O vereador Andinho Almeida (PMDB), vice-presidente da Câmara, propõe a realização de um trabalho integrado, envolvendo várias secretarias municipais, para a prevenção e o combate à dengue em Vila Velha. Segundo ele, a Prefeitura deveria criar, ainda, Centrais de Captação de Entulho em cada região da cidade, evitando que resíduos desse tipo – que podem facilmente abrigar focos do mosquito da dengue – sejam jogados de forma irregular em terrenos baldios e em locais de grande incidência da doença, o que agravaria a epidemia.

MULTAS MAIS PESADAS - O vereador Arnaldinho Borgo (MD) defende a aplicação de multas pesadas para empreiteiros da construção civil, proprietários de terrenos baldios e donos de imóveis abandonados que sejam reincidentes em notificações e que continuem inadimplentes com suas responsabilidades. “Quem negligencia a necessidade de manter a limpeza dos imóveis e os cuidados necessários para evitar o surgimento de novos focos do mosquito da dengue deve ser penalizado. Quando dói no bolso, as pessoas tendem a ficar mais cuidadosas e atentas para com as suas obrigações de cidadãos”, lembrou o vereador.

VALORIZAÇÃO DOS AGENTES - O líder do prefeito na Câmara, vereador Joel Rangel (PR), ficou sensibilizado com as reivindicações apresentadas pelos agentes do serviço de combate à dengue e afirmou que o município deveria valorizar mais o trabalho desses profissionais, que estão sobrecarregados, atuando em condições ruins e com salários abaixo do ideal. “Também acho que os agentes deveriam atuar nos próprios bairros onde residem, ou nos bairros mais próximos. Isso facilitaria o trabalho de prevenção e de combate aos focos da dengue, além de reduzir o tempo de deslocamento dos agentes – de casa até os locais de trabalho – e o custo do transporte”, disse Rangel.

CONCURSO PÚBLICO -  Os vereadores João Artem (PSB) e Marcos Rodrigues (PP) compartilharam outras propostas. Artem defende a realização de um grande concurso público para agente de combate à dengue, pois considera estratégico manter as equipes trabalhando o ano inteiro, todos os anos, sem que haja qualquer descontinuidade no serviço, devido à expiração dos contratos temporários. Marcos Rodrigues acha que a jornada diária dos agentes deveria ser reduzida de 6 para 8 horas, como era antes. “Ninguém consegue bons resultados trabalhando sobrecarregado. Por isso acho que a PMVV deveria contratar mais agentes e aumentar os salários da categoria, para motivar as equipes a obterem resultados melhores”, disse.

FISCALIZAÇÃO INTENSIVA - Ricardo Chiabai (MD), por sua vez, disse estar bastante preocupado com a falta de atitude dos donos de áreas particulares, que deveriam mantê-las limpas. “Estamos fazendo um levantamento para identificar os proprietários de todos os terrenos baldios existentes nos bairros da Região I, onde os índices da epidemia de dengue estão aumentando. De posse dessas informações, vamos cobrar providências à PMVV. Na minha opinião, as secretarias municipais deveriam atuar em conjunto para fiscalizar e notificar esses proprietários por desrespeito às determinações da Vigilância Epidemiológica do município. Também temos o Código de Posturas, que pode balizar nossas ações”, informou.

CONTINUIDADE DAS AÇÕES - Por fim, o vereador Zé Nilton (PT) lamentou que o serviço de combate à dengue fique comprometido toda vez que município muda de prefeito. “Sabemos que o povo tem sua parcela de culpa na prevenção aos focos do mosquito, mas a municipalidade também tem culpa. Sempre que ocorre uma mudança de administração, o combate à dengue acaba sofrendo interrupções e a Prefeitura tem que começar tudo do zero novamente. Isso precisa acabar. O serviço tem que continuar de forma ininterrupta e permanente, todos os anos, independente do prefeito que entra ou sai. Daí a necessidade de que os agentes sejam efetivos e não temporários. Além disso, as ações educativas têm que acontecer o ano inteiro, e não apenas durante o período de incidência da epidemia”.

SALAS DE ATENDIMENTO -  Zé Nilton também cobrou melhor estrutura de trabalho nas sala de atendimento aos pacientes da dengue que funcionam em algumas unidades de saúde de Vila Velha, incluindo o Pronto Atendimento da Glória. “Essas salas só têm médicos, mas faltam técnicos e enfermeiros, profissionais de grande importância, que ajudam nos atendimentos e nos procedimentos referentes ao tratamento. Recebi a informação de que, em breve, a prefeitura contratará mais 20 técnicos e 10 enfermeiros para darem apoio aos pacientes da dengue”.

Exército reforçará combate à dengue em Vila Velha


Por iniciativa do vereador Duda da Barra (PR), o coordenador do serviço de combate à dengue da Prefeitura de Vila Velha, Carlos Henrique Ribeiro, participou da Tribuna Livre da Câmara de Vila Velha, da sessão desta terça-feira (28), junto com os membros de sua equipe.  O objetivo da visita foi a apresentação de um diagnóstico sobre o atual estágio da epidemia da doença em Vila Velha e sobre as principais deficiências enfrentadas pela PMVV para conter o avanço da dengue no município.
Segundo o coordenador Carlos Henrique, todos os moradores da cidade estão suscetíveis à dengue e de acordo com os números da Prefeitura, hoje, no município, 80% dos focos do mosquito “aedes aegypit” estão localizados dentro das casas. “E para intensificar o combate aos focos da dengue nas residências do município, estaremos iniciando, dentro de duas semanas, o treinamento de soldados do Exército que vão nos ajudar neste trabalho, durante as visitas domiciliares. Os soldados devem ir a campo acompanhando nossas equipes já a partir da segunda quinzena de junho”, afirmou o coordenador.
Segundo Carlos Henrique Ribeiro, a PMVV dispõe de apenas 128 agentes de combate à dengue trabalhando efetivamente no município. Por esta razão, o apoio do Exército será muito importante: “Nós precisamos de pelo menos 245 agentes com dedicação exclusiva, trabalhando juntos durante o ano inteiro, para exterminarmos os focos do mosquito em Vila Velha. Enquanto a prefeitura não realiza processo seletivo para a contratação de mais agentes, os soldados do Exército vão nos garantir apoio” completou o coordenador da dengue.

Ribeiro finalizou entregando um documento aos vereadores, onde constam todas as reivindicações feitas pelos agentes de combate à dengue no município, em relação à melhoria das condições de trabalho, à necessidade de reposição salarial  e de contratação de um número maior de agentes. Esta pauta deverá continuar em discussão na próxima sessão da Câmara.

Anote ...

O prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda, pretende investir e ampliar o leque de serviços da PMVV no Centro do Empreendedor. Segundo fontes fidedignas uma das novidades será a criação de novos cursos para capacitação dos empreendedores. O prefeito observou que não basta apenas dar incentivos aos pequenos e microempresários, mas também o de capacitá-los para que eles possam administrar da melhor forma seus negócios. Tal iniciativa tem ainda como pano de fundo a inclusão social e digital. É esperar para ver!

Pelo volume constante de veículos automotores em circulação pelas ruas centrais da cidade, com acesso ou não pela 3ª Ponte e Vitória, Vila Velha, bem que merecia maior atenção do governo do Estado e da Justiça, para a criação de uma unidade operacional da Justiça Volante nesta cidade.

Diante dos índices de criminalidade que ocorrem na cidade de Vila Velha e nas demais cidades da Grande Vitória, a pergunta que surge é: qual a funcionalidade das câmeras de vigilância espalhadas pela cidade? A pergunta é pertinente, uma vez que, no mesmo dia em que uma comerciante conseguia fugir de uma tentativa de assalto na Praia de Gaivotas, nas primeiras horas da manhã, cerca de três jovens maltrapilhos, descalços, gazeteiros perambulavam pelas ruas de Vila Velha, sem que nenhuma autoridade policial os abordasse. É preciso estar atento a certos detalhes, para coibir a prática ilícita dos jovens meliantes! Olho vivo, moçada!


Um país verdadeiramente democrático é aquele em que todas as correntes político-partidárias se preocupam com o bem estar de uma nação e o município. Por conta disso, parabenizo os vereadores de Vila Velha, pela gama de idéias e sugestões dadas ao executivo municipal, para que a cidade consiga combater e reverter os índices da dengue. 

Editorial - edição número 03 - junho/2013

O mês de junho consagrado ao meio ambiente traz consigo inúmeras preocupações tanto da parte do executivo e legislativo, quanto dos cidadãos vilavelhenses que estão apreensivos quanto ao início do período de chuvas que ora se inicia por conta do inverno.
O assunto volta ao pensamento de todos que residem nesta cidade, uma vez que as lembranças da chuva de março ainda estão presentes.
Mesmo assim o povo ainda nutre esperança e aspiração de que os governos do estado e municipal possam trabalhar conjuntamente para solucionar o problema e nossa cidade não enfrente mais aquele estado de calamidade pública.
As enchentes trazem consigo também outras preocupações como a epidemia de doenças como a leptospirose, e a própria dengue que é motivo de preocupação constante.
Ainda bem, que os edis municipais estão criando projetos com o intuito de que a fiscalização seja constante mas ela não deve ser apenas dos poderes constituídos mas também dos moradores que em maior número podem e devem estar atentos a todos os possíveis focos de dengue que possam surgir no município.

Desejo que esta fiscalização também aconteça por parte dos nossos governantes estaduais, que eles abracem esta causa cujo único objetivo é o bem comum de toda a sociedade vilavelhense e capixaba.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Capa da edição número 02


Alunas atletas de Vila Velha se classificam para Pan


As alunas Daniela Perin, 12 anos, e Brenda Dias, 13 anos, estudantes do 8º ano da Umef Rubens José Vervloet Gomes (Vila Olímpica), se classificaram para o Pan Americano de Badminton, que acontecerá em setembro deste ano, em Guadalajara, no México. A classificação da dupla ocorreu durante a etapa nacional do esporte, que aconteceu em Campinas, São Paulo.

A Vila Olímpica é conhecida como um clube escolar do badminton. Aproximadamente 38 atletas, que são alunos da rede de Vila Velha, competem por lá. Daniela e Brenda treinam três vezes por semana, uma hora e meia de exercício físico por dia e três horas de prática, nas instalações esportivas da escola.

Mesmo não tendo recebido o apoio merecido no ano passado - as meninas, em 2012, caíram quatro posições no ranking nacional por não terem competido numa etapa do campeonato em Curitiba (de 3º para o 7º lugar) e perderam a chance de disputar o Pan - a dupla e os gestores da escola não desanimaram. Segundo Daniela Perin, a equipe da escola sempre a incentivou a continuar no esporte.

“Começamos no badminton há dois anos, por influência de uma amiga, que também treinava aqui na escola. No início era uma brincadeira, mas nossos treinadores enxergaram em nós potencial e hoje levamos à sério. Isso sempre nos motivou”, afirmou a aluna atleta.


Badminton - Esporte semelhante ao tênis e ao vôlei de praia, o badminton é praticado com raquete e uma peteca e pode ser jogado de forma individual ou em duplas. Segundo a Confederação Brasileira de Badminton, a modalidade surgiu na Índia por volta de 1870.

Para refletir...

Quando as coisas não estão dando certo em nossa vida, se não estão saindo da maneira como sonhamos, como planejamos, está na hora de pararmos e refletirmos sobre o que aconteceu antes para que a situação chegasse aonde chegou. 

Precisamos tentar mudar alguma coisa. Se não conseguirmos, precisamos parar novamente e entregar nossa vida nas mãos de Deus. Ele, somente Ele, sabe o que é melhor para todos nós.

Se conseguirmos fazer isso, Ele e nossos amigos espirituais poderão se aproximar e fazer com que alguma coisa aconteça ou alguém apareça para nos ajudar a atravessar o momento ruim.

PL garante acessibilidade nos prédios públicos estaduais

Janete de Sá quer sinalização tátil,
sonora e visual nos edifícios
  
A deputada estadual Janete de Sá (PMN) protocolou, na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 134/2013, que dispõe sobre a obrigatoriedade de sinalização tátil, sonora e visual nas dependências dos prédios de órgãos públicos estaduais. O objetivo da matéria é possibilitar a acessibilidade às pessoas com deficiências visual e auditiva.

De acordo com a justificativa do projeto, a conscientização social a respeito das pessoas com deficiência tem aumentado. Paralelamente a isso, surgiram recursos técnicos que possibilitaram amenizar as dificuldades e propiciar maior conforto, garantindo a  acessibilidade.


“As pessoas com deficiência sofrem diversas dificuldades rotineiras em razão de limitações que precisam ser superadas frequentemente para que tenham uma vida sem qualquer tipo de cerceamento. E é esse intuito que desejamos alcançar com o projeto de lei”, explica a parlamentar.

Projeto quer maior divulgação do Disque-Denúncia 180

 
Lucia Dornellas quer estimular denúncias
de violência contra mulher
Começou a tramitar na Assembleia Legislativa projeto que obriga a divulgação no Estado do serviço nacional de disque-denúncia de violência contra a mulher. A matéria, de autoria da deputada Lucia Dornellas (PT), foi lida no Expediente da sessão ordinária desta quarta-feira (8) e será analisada pelas comissões de Justiça, Cidadania, Segurança e Finanças.

O projeto obriga a divulgação do Disque 180 em hotéis, motéis, pensões, pousadas, bares, restaurantes, lanchonetes, casas noturnas, clubes, associações recreativas ou desportivas, agências de viagens, salões de beleza, casas de massagem, saunas, academias e postos de abastecimento de veículos. Esses estabelecimentos deverão afixar, em locais de fácil visualização, placas contendo o seguinte texto: “Violência contra a mulher: denuncie! Disque 180”.

De acordo com a justificativa do projeto, a Lei Maria da Penha (Lei Federal 11.340/2006), que completa sete anos em agosto de 2013, especifica cinco formas de violência contra a mulher: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. Como forma de reforçar sua eficácia, surgiu o Disque 180, que funciona 24 horas por dia, de segunda a domingo, inclusive nos feriados. A ligação é gratuita e o atendimento é de âmbito nacional.

Segundo a matéria, o Disque 180 dispõe de profissionais preparados para orientar e indicar serviços da rede de atendimento à mulher no Estado de origem, como delegacias especializadas, centros de referência e organizações não governamentais dedicadas a apoiar mulheres em situação de violência.


“É extremamente importante ampliar a divulgação do Disque 180, para que um número cada vez maior de mulheres o conheça e possa usá-lo, protegendo-se, assim, das graves consequências que a violência traz às suas vidas. Acolher, proteger e oferecer os serviços de atendimento é uma função essencial, mas é necessário que as mulheres detenham essa informação”, justificou a parlamentar.

Proposição obriga preço em anúncio de classificados

 
Luiz Durão assina projeto de lei
que beneficia consumidor
Tramita na Assembleia Legislativa projeto de lei que obriga os anunciantes de bens móveis ou imóveis nos classificados de jornais e revistas a divulgarem o preço do produto anunciado. O objetivo da iniciativa, apresentada pelo vice-presidente da Ales, deputado estadual Luiz Durão (PDT), é evitar o deslocamento desnecessário do consumidor até o local da venda.
O Projeto de Lei 139/2013 foi lido durante sessão ordinária e segue os trâmites da Casa de Leis. “Muitas vezes o valor do bem ultrapassa o poder de compra do interessado que, em razão de tal episódio, gasta tempo e dinheiro para se locomover, desnecessariamente”, disse o deputado.


Se o projeto for aprovado, aqueles que não cumprirem a determinação serão multados em 500 Valores de Referência do Tesouro Estadual (VRTEs), o equivalente a R$ 1.100,00. Os estabelecimentos que não cumprirem a norma poderão ser interditados ou ainda ter a Inscrição Estadual cassada.

Vereador solicita que Código de Posturas e Lei Orgânica sejam distribuídos a população


O vereador Arnaldinho Borgo (MD) usou a tribuna da Câmara de Vila Velha, na sessão desta terça-feira (07/05), para propor a criação de um projeto que viabilize a distribuição gratuita, à população do município, de livretos informativos sobre o novo Código de Posturas e sobre a nova Lei Orgânica de Vila Velha.


O parlamentar ressaltou a importância de distribuir esse tipo de material aos moradores da cidade para que todos possam entender melhor como funciona o novo Código de Posturas e a Lei Orgânica do município: “Temos que fazer com que os cidadãos tenham uma forma fácil de obter essas informações, que são vitais para o bom funcionamento do município. Podemos estudar a distribuição deste material em pontos estratégicos da cidade, de grande aglomeração de pessoas, e também nas escolas, unidades de saúde e hospitais de Vila Velha”, sugeriu.

Cursos e palestras para empreendedores individuais


Estão abertas as inscrições para 660 oportunidades de palestras e cursos para Empreendedores Individuais, formalizados ou não. As atividades acontecem em seis bairros: Vila Batista, Vila Garrido, Coqueiral de Itaparica, Paul, São Torquato e Cobilândia.  As inscrições podem ser feita no Centro do Empreendedor, no Prédio da Prefeitura de Vila Velha, em Coqueiral de Itaparica ou no (endereço) abaixo:
http://www.vilavelha.es.gov.br/cursosebrae


Os cursos, que são gratuitos e acontecem em maio e junho, foram organizados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Vila Velha em parceria com o Sebrae.  O primeiro curso, “Sei Comprar”, começa no dia 6 de maio, na UMEF Saturnino Rangel Mauro, em Vila Batista. Serão realizados 22 cursos e cada um terá no máximo 30 vagas. A partir da inscrição de número 30, a pessoa será direcionada para o cadastro de reserva, o qual será confirmado através de contato telefônico pela Equipe de Qualificação".

Dengue volta a ser discutida em plenário


O combate à dengue voltou a ser tema de debate na Câmara de Vila Velha nesta terça-feira (07/05). O vereador Duda da Barra (PR) abordou o assunto com preocupação, dado o elevado número de vítimas da doença no município e a falta de cuidados da população com a prevenção aos focos do mosquito.

O parlamentar afirmou: “Como presidente da Comissão Permanente de Saúde desta Casa de Leis não posso me calar diante do avanço desta grave doença, que a cada dia está atingindo mais e mais moradores do nosso município. Precisamos criar novos instrumentos de conscientização popular e a prefeitura deve priorizar a contratação de um número maior de agentes de combate à dengue. Ninguém está livre do risco de contrair a doença pela segunda vez, o que pode causar a dengue hemorrágica, que mata.”


Duda ainda comentou sugeriu realizar audiências públicas para ampliar esse debate e informou que já está convocando agentes da PMVV para participar de uma Tribuna Livre, visando sugerir soluções para prevenir e conter essa epidemia. O parlamentar finalizou explicando que, com a dengue sob controle, a saúde pública vai melhorar e desafogar as unidades de saúde.

Governador anuncia investimentos de R$ 250 mi em saneamento


Dentre as principais obras de saneamento que receberão recursos do Governo do Estado, o município de Vila Velha, receberá cerca de R$ 36,4 milhões, para fazer a implantação do sistema de esgotamento sanitário de Ponta da Fruta. Essa verba faz parte do termo de compromisso de gestão para o investimento assinado pelo governador Renato Casagrande na Companhia Espírito Santense de Saneamento (CESAN), e que foi proveniente dos dividendos aos quais o governo tem direito como acionista majoritário, em função do resultado positivo da empresa em 2012.

“Esta é a primeira vez que o Espírito Santo assume o compromisso de gestão, investindo e, em contrapartida, fornecendo um trabalho de atendimento de qualidade. Com esses recursos próprios, o Governo se consolida como o Estado com o maior investimento per capita do Brasil. Nosso objetivo maior será sempre o de atender as pessoas, com água e esgoto tratados, e oferecer qualidade de vida para a população, garantindo, ainda, nosso investimento de R$ 1 bilhão em saneamento”, ressaltou o governador Renato Casagrande.

Renato Casagrande afirmou que os números e as conquistas da companhia ao longo dos últimos anos são extremamente positivos e retratam a importância do investimento em saneamento. O governador ressaltou o papel que a empresa desempenha nos municípios em que atua e estimulou a expansão do trabalho da Cesan.

Compõe o valor de R$ 250 milhões, os dividendos a que o Governo tem direito como acionista majoritário da Cesan. São R$ 43,7 milhões do lucro da Empresa revertidos em benefícios para a população e o restante é composto por R$ 136 milhões do Programa Estadual de Desenvolvimento Sustentável do Espírito Santo (Proedes), R$ 60 milhões do Tesouro Estadual e R$ 10 milhões de desoneração de imposto sobre a energia elétrica consumida pela Companhia.

O foco do Proedes é melhorar a competitividade do Estado para ampliar investimentos, gerando mais emprego e renda para os capixabas. É uma agenda de projetos e ações para superar as restrições econômicas previstas para o ano 2013. O programa estabelece as formas de estímulos governamentais e de articulação entre as esferas pública e privada, com vistas a acelerar o fluxo de investimentos empresariais.

O Proedes também é utilizado para estruturação de projetos, bem como as articulações nos níveis técnico e político, tendo em vista a captação de recursos financeiros suficientes para a realização da carteira de projetos prevista no plano de Governo; a utilização de linhas de crédito federais extraordinárias em projetos e ações de melhoria da competitividade estadual; e a cooperação com os municípios, tendo em vista apoiar suas iniciativas em direção às mencionadas nos três itens anteriores.

"As palavras que melhor definem a assinatura de termo de compromisso são segurança, compromisso e capacidade. O Governo do Estado, por meio da Sedurb, confirma sua confiança na Cesan como gestora que tem desempenhado um papel importante na promoção de melhorias para a população capixaba. Investindo na Cesan, teremos a certeza de que o retorno será positivo", afirmou Iranilson Casado, secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano.

O diretor presidente da Cesan, Neivaldo Bragato, apresentou os resultados que a empresa conquistou em 2012. “Além da gestão comprometida com resultados para a sociedade, parte desse crescimento é reflexo da receita gerada pelas redes de esgotamento sanitário que a Cesan implantou entre os anos de 2003 e 2012. Essas redes começaram a ser utilizadas pela população, que tem ligado os imóveis ao novo sistema para passar a ter o esgoto coletado, tratado e devolvido limpo para a natureza.”, afirmou, frisando a parceria com o Governo do Estado e as prefeituras nesse desafio.

Bragato disse ainda que o país ficou muitos anos sem investir em saneamento, e por isso a demanda é grande. Mas que “ao cumprir as metas, agora formalizadas no termo de gestão, vemos a importância em se investir em saneamento para a população, pois é realmente inaceitável destinar esgoto para o meio ambiente”.

O deputado Marcelos Santos, presidente da Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa, considerou o reinvestimento dos recursos uma ousadia do Governo do Espírito Santo. “É ousado apresentar uma ação tão importante como essa. Colocar tanto recurso embaixo da terra, durante muitos anos não se investia em saneamento porque era esse o pensamento, dinheiro enterrado que não traz voto. Hoje a história é outra. Nós políticos agimos porque somos cobrados, porque as demandas das pessoas chegam até nós que as representamos”, afirmou.

Participaram da solenidade o governador Renato Casagrande, o vice-governador Givaldo Vieira; Iranilson Casado, secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano; o secretário de Estado de Economia e Planejamento; Robson Leite; secretário Extraordinário de Projetos Especiais e Articulação Metropolitana, José Eduardo Faria de Azevedo; o deputado Marcelo Santos; diretores da empresa Antonina Sily, Anselmo Tozi, Carlos Martinelli e Sandra Sily, além de empregados da Companhia.

Confira as 20 principais obras de saneamento em que os recursos serão aplicados:

VILA VELHA
= IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DE PONTA DA FRUTA – R$ 36,4 milhões


Shows e desfile militar no aniversário de 478 anos da cidade


Shows da banda Casuarina, O Teatro Mágico, Macucos e de uma turma de talentosos músicos capixabas que marcou época fazem parte da programação da Festa de Colonização do Solo Espírito-santense. Vila Velha comemora 478 anos no próximo dia 23 de maio, mas a programação começa na segunda-feira (20).
As festividades de aniversário da cidade também contarão com exposição sobre a história do município, debate literário, desfile militar e escolar, atividades de esporte e lazer, entre outras.  A programação vai acontecer, principalmente, no Parque da Prainha e orla de Coqueiral de Itaparica.
Abertura - A abertura será na próxima segunda-feira (20), a partir das 19 horas, com solenidade de certificação da Casa da Memória, que agora passa a se chamar Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha (IHGVV).
Em seguida, às 19h30, será aberta a exposição “Vasco Coutinho... Um rosto, uma história”, também na Casa da Memória. Serão expostas pinturas com reprodução de imagens da Prainha que remontam à data de 1535, e com banners sobre a história do município.
Na terça-feira (21), haverá o 1º Café Literário realizado na cidade pelo Sesc. A palestra será com o escritor Francisco Aurélio Ribeiro e o artísta plástico Kleber Galvêas. A mediação será feita por Getúlio Neves, presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo.
Show - Na quarta-feira (22), a cidade recebe também pela primeira vez o show “Valeu 83 – 30 anos”, com os artistas Carlos Bona, Lula D’Vitória, Guto Neves e Carlos Papel, em homenagem a João Pimenta. Esse show pretende celebrar uma geração que fez história na música popular produzida no Estado, especialmente na década de 1980.
Festa cívica - Para abrir os festejos cívicos e comemorar a semana da Colonização do Solo Espírito-Santense, será realizada na quarta-feira (22), a partir das 16h, no Palácio Anchieta (Vitória), a tradicional Transposição do Fogo Simbólico da Capital para Vila Velha.
O fogo simbólico representa a passagem da capital do Estado para o berço da colonização capixaba por um dia (23 de maio). A ação será conduzida pela Marinha do Brasil, Exército, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e guarda-vidas.
Entre as principais atividades cívicas estão o consagrado desfile militar, que será realizado na quinta-feira (23), às 8h30, na orla próximo à rotatória localizada no final da praia de Coqueiral de Itaparica.
Shows – Um dos momentos mais esperados durante os festejos de Vila Velha será na quinta-feira (23),com os shows do Teatro Mágico e, em seguida, da banda Casuarina, no Parque da Prainha, a partir das 20h30 e 22h30, respectivamente. Durante todo o dia, também haverá festejos cívicos .
Já na sexta-feira (24), às 19h, a festa da cidade contará com show da banda Kalifa, que animará a noite com o estilo samba-rock. Às 22h, a banda Macucos lança seu novo DVD. No dia 25, sábado, será a vez das atividades religiosas, com a Proclamação do Evangelho, também no Parque da Prainha.
Rua de Lazer - As comemorações dos 478 anos de Vila velha recebem este ano a Rua de Lazer, que começa a funcionar este mês como espaço destinado à prática de esporte, cultura e lazer para os pedestres na praia de Itaparica. No domingo (26), haverá o fechamento de um sentido da Avenida Estudante José Júlio de Souza na orla, das 8h às 13h.
Ainda no domingo, às 08h, será celebrada uma missa solene de Ação de Graças pelo Aniversário de 478 anos de Vila Velha. A missa será conduzida pelo Frei Paulo.

Além disso, a Caixa Econômica Federal realizará os sorteios da loteria no seu Caminhão da Sorte, que ficará instalado no Parque da Prainha. Os sorteios ocorrerão dos dias 20 a 25, sempre das 19h às 21h.

Anote...

O prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda receberá a Comenda Vasco Fernandes Coutinho em Sessão Solene por ocasião do dia da Colonização do Solo Espíritossantense. O nome do prefeito foi indicado por unanimidade pela Mesa Diretora da Câmara e aprovado em plenário.  A data da entrega da Comenda será no dia 21 de maio, em sessão a ser realizada no Centro de Convenções de Vila Velha.


Os vereadores da Câmara Municipal de Vila Velha, votaram a favor do parecer da Comissão de Justiça da Casa, que opinou sobre a legalidade do projeto0 de lei do vereador João Artem (PSB), determinando que as revistas efetuadas em mulheres, bem como em bolsas femininas dentro de estabelecimentos financeiros do município sejam efetuadas exclusivamente por vigilantes do sexo feminino. O objetivo é poupar e evitar o constrangimento que as mulheres sofrem ao passarem por equipamentos de detecção de metais, instalados nesses estabelecimentos.

Os líderes comunitários e presidentes de associações de moradores de Vila Velha estão esperançosos em poderem participar da Tribuna Comunidade, na Câmara Municipal de Vila Velha. O projeto que cria a Tribuna foi encaminhado para a Comissão Revisora da Casa e deverá entrar em pauta para votação até o final desse mês.


O município de Vila Velha será um dos beneficiados com o Programa Olho Digital, que consiste na aquisição e instalação de câmeras de vídeomonitoramento em cidades capixabas que tenham altos índices de criminalidade. O anúncio foi feito pelo Governador do Estado, Renato Casagrande, em cerimônia ocorrida no Palácio Anchieta.  O Governo estadual espera instalar 100 novos equipamentos em locais apontados como os mais críticos de acordo com o Mapa do Crime. Atualmente Vila Velha conta com 126 câmeras e terá 226 câmeras que fiscalizarão as áreas críticas.

Vasco Coutinho chega em Vila Velha!





Há 478 anos o donatário Vasco Fernandes Coutinho desembarcava de sua nau Glória, na Prainha, em Vila Velha, para tomar posse dessas terras conforme contrato efetuado com o Rei D. Manuel, “O Venturoso”. O projeto de Capitanias Hereditárias, tinha entre seus objetivos colonizar as novas terras descobertas pelo navegador português Pedro Álvares Cabral, 35 anos antes.

A Capitania do Espírito Santo é também uma das poucas que conseguiu alcançar relativo progresso administrativo, mas nem só de vitórias viveu a comitiva portuguesa trazida pelo donatário, uma vez que os índios que aqui viviam lutaram com todo ardor para defender suas terras e conseguiram atormentar a vida dos portugueses obrigando-os a se refugiar em uma ilha próxima, Vitória, que viria se tornar a capital do Estado do Espírito Santo.

Salienta-se o fato de que o início da colonização foram tempos difíceis, e somente com a chegada de imigrantes estrangeiros no início do século passado, é que o estado do Espírito Santo, conseguiu alavancar progressos e desenvolvimento.

O estado do Espírito Santo nasceu, portanto, em Vila Velha, e a cidade hoje, não é nem de longe o que Vasco Coutinho viu, uma vez que das suas belas praias surge de tempos em tempos novos espigões residenciais e também um crescente número de empresas prestadoras de serviços que se espalham ao longo de suas ruas e avenidas como a Carlos Lindemberg e Rodovia do Sol.

Novos empreendimentos estão surgindo, como a construção de um novo shopping, na Avenida Luciano das Neves, próximo a UVV – Universidade de Vila Velha, que certamente irá atrair a atenção do povo canela-verde, mas também dos turistas que vêm à cidade conhecer suas belezas e recantos naturais, se encanta e se apaixona por esta cidade


A idéia de se criar um texto falando sobre algo que aconteceu no passado, foi pensada como uma alternativa e com o objetivo de valorizar um momento histórico. Mas há de se destacar que o jornal O Estado de São Paulo (que não via ou acessava há muito tempo), também já estava imbuído de realizar matérias jornalísticas valorizando datas e aspectos históricos do país. O fato é portanto, mera coincidência. E viva o novo jornalismo! 

Editorial - edição número 02

Hipólito José da Costa Furtado de Mendonça
Em meio a tantas críticas e tantas tentativas de silenciar os jornalistas no dia de hoje, a maior honraria que um jornalista pode ter é saber que ele conseguiu ser útil à sociedade, levando informação de qualidade, com ética e respeito.

Além desse jornal, este jornalista, também publica e redige matérias para a revista Gaivotas.
Pois bem, a matéria sobre a cidade de Cachoeiro de Itapemirim, veiculada no primeiro número dessa revista, ensejou que a menina Gabriele, residente no bairro Praia das Gaivotas, Vila Velha, e estudante de uma escola municipal conquistasse a nota máxima em um trabalho escolar, conquistando ainda elogio da professora, encantada com a qualidade de sua tarefa escolar.

É bem verdade que esta não é a primeira vez que isso acontece com esse jornalista discípulo de seu pai que por aqui militou e criou a revista Momento.

Na década de 90, uma outra matéria veiculada na Revista Momento, também conquistou as graças de uma professora do Colégio São José, e mais do que isso, um dos exemplares dessa mesma revista está certamente guardada nos arquivos de alguma biblioteca pública norte-americana.

Isso enseja que tenhamos orgulho de uma profissão que nem sempre é bem vista por pessoas inescrupulosas das quais prefiro nem mesmo comentar.

Prefiro encerrar este editorial lembrando-me da máxima de Hipólito José da Costa Furtado de Mendonça, no primeiro número do jornal Correio Braziliense, publicado em 1808:

“O primeiro dever do homem em sociedade é de ser útil aos membros dela; e cada um deve segundo suas forças físicas, ou moraes, administrar, em benefício da mesma os conhecimentos, ou talentos, que a natureza, a arte, ou a educação lhe prestou. O indivíduo, que abrange o bem geral de uma sociedade, vem a ser o membro mais distinto dela; as luzes, que ele espalha, tiram das trevas ou da ilusão, aqueles, que a ignorância precipitou no labirinto da apatia, da inépcia, e do engano. Ninguém mais útil pois do que aquele que se destina mostrar, com evidência, os acontecimentos do presente, e desenvolver as sombras do futuro. Tal tem sido o trabalho dos redatores das folhas públicas, quando estes, munidos de uma crítica sã, e de uma censura adequada, representam os fatos do momento, as reflexões sobre o passado, e as sórdidas conjecturas sobre o futuro...”

Parabéns Gabriele!