sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Conferência apresenta propostas para cultura de Vila Velha


A 1ª Conferência Municipal de Cultura de Vila Velha, realizada no último sábado (03), foi um grande sucesso. Participaram 131 pessoas, entre artistas, produtores culturais, jornalistas, autoridades e lideranças comunitárias. O prefeito Rodney Miranda esteve no evento e destacou a importância da realização da conferência, organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo.
“Um dos meus compromissos sempre foi retomar o diálogo com a população de Vila Velha, reativando os conselhos, ouvindo lideranças e anseios da população. Hoje, esta conferência representa isso. Estamos valorizando os artistas da cidade e do estado, nos diversos eventos que já realizamos até agora. Vila Velha merece este cuidado por se tratar da capital histórica e cultural do estado”, afirmou Rodney Miranda.
Segundo o prefeito, a cultura “será levada a sério durante toda a gestão”. “Quero pedir a todos que Vila Velha seja inserida no cenário nacional, tendo em vista a importância cultural da nossa cidade”, destacou.
A secretária de Cultura e Turismo, Simone Modolo, comemorou o resultado da primeira conferência, que discutiu e definiu uma série de propostas, incluindo estratégias para se pensar as áreas, como audiovisual, teatro, literatura, música, atividades circenses, entre outras.
“Todos os participantes se envolveram ativamente na discussão dos quatro eixos temáticos, quando foram retiradas diversas propostas que serão encaminhadas à Conferência Estadual de Cultura e depois à Nacional. O objetivo principal é a elaboração do Plano Nacional de Cultura”, enfatizou Modolo.
Ela explicou, ainda, que esta primeira Conferência em Vila Velha tratou a cultura como política de Estado, e não de Governo. “Nosso objetivo foi discutir o que queremos para a nossa cidade, com ampla participação da sociedade, tornando essa uma prática constante e que perpasse governos”, finalizou.
Além do prefeito, da secretária Simone Modolo, estiveram presentes à conferência o vice-prefeito Rafael Favatto, o vice-presidente do Conselho de Cultura de Vila Velha Doca Loureiro, a diretora do Museu de Arte do Espírito Santo Anna Saiter (Secult) e representando a Câmara, os vereadores Duda da Barra e Joel Rangel. O ex-governador do Estado, Paulo Hartung, também prestigiou o evento.
Delegados – Ao final do evento houve a eleição dos delegados e suplentes da sociedade civil e do poder público que representarão Vila Velha na Conferência Estadual de Cultura. Confira os nomes:

Sociedade Civil
Delegados Titulares
Adriano Monteiro
Leonardo Faria Almenara
Horácio Cesar Xavier Santos
Doca Loureiro

Delegados Suplentes
Katler Dettmann Wandekoken
Ivan Santos
Glauber Lopes
Maria Clara Medeiros Santos Neves

Poder Público
Delegados Titulares
Simone Modolo
José Roberto Santos Neves
 Delegados Suplentes
Alvarito Mendes Filho
Elaine Gonçalves


Nenhum comentário:

Postar um comentário