Pelo fato de ser um veículo de
comunicação e em outras oportunidades outros veículos terem utilizado esse meio
para denunciar e colocar a sociedade a par de tantos desmandos, o jornal muitas
vezes recebe essa “pecha” de delator. Poucas ou raras foram às vezes que um
veículo de comunicação utilizou seu espaço para elogiar alguém ou uma empresa.
Ao embarcar em um ônibus da linha
015 da Viação San Remo, no último dia 06 de novembro, a empresa chama a atenção
dos usuários para uma modificação em uma parte do itinerário da linha,
principalmente quando este chega nas imediações da Avenida Luciano das Neves.
Tudo porque, de acordo com o itinerário original, a linha 015 deveria entrar na
Avenida Carioca (acesso a Terceira Ponte) e trafegar por aquela via por alguns
metros.
O fato é que, ao fazer esse
percurso que não é longo, o veículo constantemente fica retido por conta do
congestionamento verificado naquela alça da Terceira Ponte. Esse fato por si só
causa um desgaste emocional em quem está utilizando o veículo para se deslocar
até o centro de Vila Velha ou até mesmo ao bairro de São Torquato; ao motorista
que deseja cumprir seu horário e se vê impossibilitado diante do
congestionamento; dos outros motoristas de veículos que vêem na presença do
ônibus um empecilho (pelo tamanho) para que o trânsito flua normalmente, e até
mesmo para os técnicos do trânsito que já não sabem mais o que fazer diante
daquela situação.
Desse modo, diante das inúmeras
reclamações dos usuários a empresa resolveu o impasse, modificando o trajeto
original e fazendo com que essa linha entre na Avenida Resplendor e atinja a Praia
da Costa fugindo do congestionamento da Terceira Ponte.
A iniciativa mais do que louvável
é merecedora de aplausos da sociedade uma vez que demonstra que a empresa San
Remo como usuária do sistema também está preocupada com o problema que atinge a
todos os moradores de Vila Velha e até mesmo dos turistas e moradores de
Guarapari que circulam pela Rodovia do Sol, Avenida Luciano das Neves em
direção à Terceira Ponte.
Atender aos anseios da população
deve ser uma prerrogativa de qualquer empresa para melhor atender aos seus
usuários e prestar um serviço digno á população com qualidade, agilidade,
rapidez e segurança.
O passo dado pela empresa
certamente irá iniciar um processo tímido, mas muito importante futuramente na
resolução desse problema que afeta a vida de tantas pessoas que desejam ir para
o trabalho, mas sem sofrer as conseqüências de um congestionamento monstruoso
como vem ocorrendo há muito tempo.
É provável que esse passo dado
pela empresa seja também reflexo das mudanças que ocorrerão no sistema de
transportes coletivos com a inclusão do BRT, e o desejo do governo de diminuir
o tempo de espera e de viagem dos usuários do ponto de embarque ao ponto de
destino.
Há algum tempo atrás, o deputado
estadual Euclério Sampaio, chegou a fomentar nas redes sociais um debate sobre
o congestionamento da Terceira Ponte. No entanto, ele iniciou o debate mirando
como foco o radar da Ponte, uma vez que a ampla maioria de usuários viam no
radar o problema. Com o desenrolar do debate, certamente ele deve ter notado
que o problema não era o radar, mas outros fatores que contribuem para o
congestionamento generalizado nas Avenidas Luciano das Neves e Carioca.
Agora é aguardar e torcer para
que a iniciativa da Viação San Remo, possa dar frutos e que outros empresários
do mesmo setor e os técnicos do serviço de transporte público também possam
rever a planilha de itinerários das linhas de ônibus que devem circular por
esse trecho tão conturbado de Vila Velha nas primeiras horas da manhã. Afinal,
ainda há outros fatores que ainda impedem que o trânsito possa fluir
normalmente e diminua o tempo de viagem de cada um.
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