quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

A preocupação com o usuário deve ser uma constante



Pelo fato de ser um veículo de comunicação e em outras oportunidades outros veículos terem utilizado esse meio para denunciar e colocar a sociedade a par de tantos desmandos, o jornal muitas vezes recebe essa “pecha” de delator. Poucas ou raras foram às vezes que um veículo de comunicação utilizou seu espaço para elogiar alguém ou uma empresa.
Ao embarcar em um ônibus da linha 015 da Viação San Remo, no último dia 06 de novembro, a empresa chama a atenção dos usuários para uma modificação em uma parte do itinerário da linha, principalmente quando este chega nas imediações da Avenida Luciano das Neves. Tudo porque, de acordo com o itinerário original, a linha 015 deveria entrar na Avenida Carioca (acesso a Terceira Ponte) e trafegar por aquela via por alguns metros.
O fato é que, ao fazer esse percurso que não é longo, o veículo constantemente fica retido por conta do congestionamento verificado naquela alça da Terceira Ponte. Esse fato por si só causa um desgaste emocional em quem está utilizando o veículo para se deslocar até o centro de Vila Velha ou até mesmo ao bairro de São Torquato; ao motorista que deseja cumprir seu horário e se vê impossibilitado diante do congestionamento; dos outros motoristas de veículos que vêem na presença do ônibus um empecilho (pelo tamanho) para que o trânsito flua normalmente, e até mesmo para os técnicos do trânsito que já não sabem mais o que fazer diante daquela situação.
Desse modo, diante das inúmeras reclamações dos usuários a empresa resolveu o impasse, modificando o trajeto original e fazendo com que essa linha entre na Avenida Resplendor e atinja a Praia da Costa fugindo do congestionamento da Terceira Ponte.
A iniciativa mais do que louvável é merecedora de aplausos da sociedade uma vez que demonstra que a empresa San Remo como usuária do sistema também está preocupada com o problema que atinge a todos os moradores de Vila Velha e até mesmo dos turistas e moradores de Guarapari que circulam pela Rodovia do Sol, Avenida Luciano das Neves em direção à Terceira Ponte.
Atender aos anseios da população deve ser uma prerrogativa de qualquer empresa para melhor atender aos seus usuários e prestar um serviço digno á população com qualidade, agilidade, rapidez e segurança.
O passo dado pela empresa certamente irá iniciar um processo tímido, mas muito importante futuramente na resolução desse problema que afeta a vida de tantas pessoas que desejam ir para o trabalho, mas sem sofrer as conseqüências de um congestionamento monstruoso como vem ocorrendo há muito tempo.
É provável que esse passo dado pela empresa seja também reflexo das mudanças que ocorrerão no sistema de transportes coletivos com a inclusão do BRT, e o desejo do governo de diminuir o tempo de espera e de viagem dos usuários do ponto de embarque ao ponto de destino.
Há algum tempo atrás, o deputado estadual Euclério Sampaio, chegou a fomentar nas redes sociais um debate sobre o congestionamento da Terceira Ponte. No entanto, ele iniciou o debate mirando como foco o radar da Ponte, uma vez que a ampla maioria de usuários viam no radar o problema. Com o desenrolar do debate, certamente ele deve ter notado que o problema não era o radar, mas outros fatores que contribuem para o congestionamento generalizado nas Avenidas Luciano das Neves e Carioca.

Agora é aguardar e torcer para que a iniciativa da Viação San Remo, possa dar frutos e que outros empresários do mesmo setor e os técnicos do serviço de transporte público também possam rever a planilha de itinerários das linhas de ônibus que devem circular por esse trecho tão conturbado de Vila Velha nas primeiras horas da manhã. Afinal, ainda há outros fatores que ainda impedem que o trânsito possa fluir normalmente e diminua o tempo de viagem de cada um. 

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