sábado, 19 de outubro de 2013

Prefeitura e UVV vão construir nova Unidade de Saúde


A Prefeitura de Vila Velha e a Universidade Vila Velha assinaram na manhã de hoje a ordem de serviço para a construção da nova Unidade de Saúde da Prainha. O evento aconteceu no auditório da PMVV. Firmaram o acordo o prefeito Rodney Miranda, a Secretária de Saúde, Andréia Corteletti Passamani, o reitor da UVV, Manoel Ceciliano Salles de Almeida e o mantenedor da universidade, José Luiz Dantas.
A Unidade de Saúde da Prainha terá um conceito inédito no Estado. Será a primeira de caráter Docente Assistencial, em parceria com a Universidade de Vila Velha. Além de assistir a população como qualquer outra unidade, a US Prainha vai ajudar a formar o profissional médico com foco na Atenção Primária. “Os alunos de medicina da UVV vão vivenciar na prática o que é a Atenção Primária, sob a supervisão de seus tutores”.
O mantenedor da UVV, José Luiz Dantas, espera que essa unidade se torne modelo em atenção básica em Vila Velha. “Nosso compromisso é de entregar a obra em nove meses, mas esperamos concluir os trabalhos em até cinco meses”.
O reitor da UVV, Manoel Ceciliano Salles de Almeida, destacou durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço a importância desse tipo de convênio para a formação de outros profissionais de saúde, além dos médicos. “A Unidade de Saúde da Prainha poderá também atender a estudantes das outras especialidades de saúde que a UVV oferece, como fisioterapia, nutrição e fonoaudiologia”.
Para o Prefeito Rodney Miranda, a parceria com a UVV já rendeu esse ano a contratação de quase 40 novos médicos, através do Provab, programa do Governo Federal em que o médico tem a obrigatoriedade de realizar curso de pós-graduação prático-teórico em saúde da família, com 12 meses de duração. “Agora estamos dando um novo passo, que é a construção dessa unidade na Prainha. Esse não é um convênio que beneficia a Prefeitura ou a UVV, mas um convênio que vem somar esforços na nossa luta pela melhoria dos serviços de saúde à população de Vila Velha. Quase 46% dos nossos moradores pertencem às Classes D e E e, portanto, dependem do serviço público de saúde”, disse o prefeito.
Rodney Miranda lembrou também que dentro em breve Vila Velha vai ganhar novos equipamentos de saúde, como a UPA de Riviera da Barra, prevista para ser entregue no segundo semestre de 2014 e o Centro de Atenção Psicossocial de Jabaeté (Caps), com data de entrega programada para o primeiro semestre de 2014.
Andréia destacou que a inauguração dessa nova unidade é oportuna no momento em que o país discute a necessidade de ampliar o número de médicos na Atenção Primária. “Estamos vivenciando essa nova experiência do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, em que fica evidente a carência do país em profissionais médicos capacitados para fazer o atendimento básico em saúde. A Unidade de Saúde da Prainha é um bom exemplo de iniciativa que busca exatamente reduzir essa carência”.
Adequação - A Unidade de Saúde da Prainha irá funcionar no prédio que abrigava a antiga sede da Secretaria de Saúde de Vila Velha. A ordem de serviço do convênio com a Universidade de Vila Velha prevê obras de adequação do edifício para as atividades de atendimento à população. O local terá um consultório ginecológico e um consultório clínico, além de dois consultórios odontológicos. A unidade contará ainda com uma sala de coleta, uma sala de medicamentos, uma sala de repouso, um auditório e uma sala de reuniões. Para completar, uma recepção com sala de acolhida e uma sala de vacinação, bem como esterilização, expurgo, almoxarifado, copa e DML. A área total será de 436,62 m².

Os recursos para execução das obras serão destinados pela UVV, que terá o direito de utilização do espaço para as práticas docentes por cinco anos. Serão investidos R$ 998.000,00 em obras de reforma da edificação, instalações elétrica, hidráulica, de Internet, reforço estrutural entre outros. O prazo para a conclusão dos serviços é de nove meses a partir da data da assinatura da ordem de serviço. No entanto, a intenção da UVV é entregar a obra concluída dentro de cinco meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário