quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Canal do Congo recebe limpeza e tratamento de macrodrenagem


A Prefeitura de Vila Velha iniciou as obras de macrodrenagem da Bacia Hidrográfica do Canal do Congo. O objetivo das obras de engenharia é a drenagem das águas pluviais (de chuva) de parte da Bacia Hidrográfica do Rio do Congo e visa a acabar com as constantes enchentes que causam transtornos aos moradores da região. O investimento total da obra é de R$ 52,1 milhões.
O material já está no canteiro de obras e a primeira etapa é a drenagem do canal principal, que consiste na construção do gabião. O termo é utilizado para definir a estrutura entrelaçada de elevada resistência à tração, sujeita a empuxos, servindo como forma de contenção. Quando instalado e preenchido, o gabião se converte em elemento estrutural flexível, armado, drenante e apto a ser utilizado na construção de muro de contenção, barragem e canalização.
Pela sua magnitude, a obra está dividida em etapas. Em principio, foram realizados os trabalhos de análise ambiental, e agora serão realizadas as drenagens do canal principal e secundárias e, por fim, as obras de dragagem, estabilização de margens e pavimentações.
Social - O ciclo de debates com os moradores da Região da Grande Terra Vermelha sobre o início das obras de macrodrenagem da Bacia Hidrográfica do Canal do Congo foi realizado na segunda-feira (16), na Escola  Professor Aylton de Almeida, Rua Alegre, s/n - Terra Vermelha, às 19 horas. Para a primeira palestra foram convocados os moradores de 11 bairros.
Paralelo às obras, serão realizadas as ações de geração de emprego e renda, com os cursos de qualificação e encaminhamentos ao mercado de trabalho. A obra também contratará mão-de-obra nas comunidades beneficiadas. Será realizado também investimento em desenvolvimento comunitário com oficinas de arte e cultura e educação ambiental (com a formação de agentes multiplicadores). Também haverá educação ambiental nas escolas, mutirões de limpeza, oficinas e mostras socioambientais, bem como, visitas monitoradas a áreas naturais e aterros.

Fazem parte da Região da Grande Terra Vermelha 14 bairros: Barra do Jucu, Barramares, Cidade da Barra, João Goulart, Residencial Jabaeté, Morada da Barra, Normília Cunha Azeredo, Praia da Concha, Praia dos Recifes, Riviera da Barra, São Conrado, Terra Vermelha, Ulisses Guimarães e Vinte e Três de Maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário