sábado, 19 de outubro de 2013

Capa da edição nº 07 - outubro/2013


7ª Corrida da Penha contou com mais de 800 atletas


A Corrida da Penha, realizada no último domingo (13), foi um sucesso. Com a presença de mais de 800 participantes, a orla de Coqueiral de Itaparica, Praia da Costa e Avenida Castelo Branco receberam atletas profissionais de todo o país, além de amadores, em um percurso total de dez quilômetros, finalizando no Parque da Prainha aos pés do Convento da Penha.
De folga no Estado, após participar de competições de triatlo na Europa, a capixaba Pâmella Oliveira usou a prova deste domingo para manter-se em atividade, sem muito compromisso. “Vim mesmo para me divertir. Estou em clima de férias, de descanso, mas gostei muito. Estou aproveitando para fazer umas provas no Brasil sem compromisso”, disse a atleta, que ainda assim conseguiu a sexta colocação.
No masculino, o 1º lugar ficou para o mineiro Valdir Sérgio de Oliveira, com 29m20s. Já no feminino, Joziane da Silva Cardoso, do Paraná, levou a melhor, com o tempo de 34m05s.
A Corrida da Penha distribuiu mais de R$ 11 mil em premiação em dinheiro, além de medalhas e troféus aos primeiros colocados nas categorias geral, masculino e feminino. A Prefeitura Municipal de Vila Velha apoiou na realização da Corrida da Penha.

Confira o resultado da prova:
Masculino:
1º lugar: Valdir Sérgio de Oliveira – 29m20s
2º lugar: Edmilson dos Reis Santana – 29m21s
3º lugar: José Rodrigues da Fonseca – 29m39s
4º lugar: Claudenir da Silva Cardoso – 29m45s
5º lugar: Willian Salgado Gomes – 30m09s

Feminino:
1º lugar: Joziane da Silva Cardoso – 34m05s
2º lugar: Rosângela Raimundo Pereira Faria – 34m34s
3º lugar: Maria Regina Santos Seguins – 35m58s
4º lugar: Tabitha Kibet – 36m10

5º lugar: Rejane Ester Bispo da Silva – 36m13s

Mensagem para reflexão:

Pelos frutos
"Por seus frutos os conhecereis..” Jesus (Mateus, 7:16)
Nem pelo tamanho. Nem pela configuração. Nem pelas ramagens. Nem pela imponência da copa. Nem pelos rebentos verdes. Nem pelas pontas ressequidas. Nem pelo aspecto brilhante. Nem pela apresentação desagradável. Nem pela antiguidade do tronco. Nem pela fragilidade das folhas. Nem pela casca rústica ou delicada. Nem pelas flores perfumadas ou inodoras. Nem pelo aroma atraente. Nem pelas emanações repulsivas. Árvore alguma será conhecida ou amada pelas aparências exteriores, mas sim pelos frutos, peja utilidade, pela produção. Assim também nosso espírito em plena jornada... Ninguém que se consagre realmente à verdade dará testemunho de nós pelo que parecemos, pela superficialidade de nossa vida, pela epiderme de nossas atitudes ou expressões individuais percebidas ou apreciadas de passagem, mas sim pela substância de nossa colaboração no progresso comum, pela importância de nosso concurso no bem geral.
— "Pelos frutos os conhecereis" — disse o Mestre. — "Pelas nossas ações seremos conhecidos" — repetiremos nós.

Fonte Viva – Chico Xavier – Emmanuel

Saiba quando começa o horário de verão 2013/2014

Moradores dos estados participantes têm uma hora a menos no dia
As regiões Norte e Nordeste não serão afetadas pela medida


O horário de verão já tem data para começar em 2013, será no dia 20 de outubro. Por isso, à meia-noite do terceiro domingo do mês, população dos 10 estados participantes e do Distrito Federal terão que adiantar o relógio em uma hora. A mudança de horário vai valer até o dia 16 de fevereiro de 2014.
As regiões Norte e Nordeste não serão afetadas pela medida. Por isso, Bahia e Tocantins, que já participaram do horário de verão, seguem sem alterar os relógios este ano.

Com a mudança de horário, os fusos do Brasil ficam da seguinte forma durante o período:
- 2h: os estados do Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia ficam duas horas atrás do horário de Brasília;
- 1h: os estados do Nordeste, Pará, Amapá, Tocantins continuam com uma hora a menos do que o horário da capital federal;
0h: os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal adotam a mesma hora de Brasília durante o horário de verão.

POR QUE EXISTE O HORÁRIO DE VERÃO?
Durante a primavera e o verão, em grande parte do Brasil, os dias são mais longos do que as noites, ou seja, o sol surge mais cedo e põe-se mais tarde . Para aproveitar melhor a luz natural, foi instituído o adiantamento do relógio em uma hora em relação do horário legal.
A medida busca reduzir do consumo de luz artificial, ou seja, da energia elétrica, principalmente, para iluminação, e aumento das horas de lazer, visto que escure mais tarde.


ADAPTAÇÃO
Quem costuma sofrer com os efeitos do adiantamento dos relógios em uma hora deve começar a se preparar o quanto antes.

Recomendações simples, como deixar a janela do quarto aberta, para quando a claridade entrar a pessoa acordar, pode funcionar. Outra dica é diminuir 15 minutos no relógio nos dias próximos a mudança para se adaptar.

Micro e pequenos empresários cobram mudanças no Supersimples


Representantes de micro e pequenos empresários cobraram alterações no estatuto do setor (Lei Complementar 123/06) durante seminário da comissão especial que analisa o Projeto de Lei Complementar 237/12, que amplia os incentivos fiscais já concedidos por meio do Simples Nacional. O debate foi encerrado há pouco.
O gerente de Política Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Pedro Alem Filho, sugeriu que as empresas só fossem excluídas do Simples Nacional, como é conhecido o estatuto, se a receita bruta ultrapassar mais de 20% do limite de enquadramento por dois anos seguintes. Atualmente, a mudança acontece logo que a empresa extrapola o teto de faturamento.
 “Queremos que haja incentivo ao crescimento, que seja bom gerar mais riqueza e não dizer ‘o senhor será punido por gerar mais riqueza ao País’. Não é assim que se trata o empreendedor”, afirmou. Outra mudança necessária, para Alem Filho, é que a exclusão do regime diferenciado de tributação aconteça em primeiro de janeiro do ano seguinte a quando a empresa alcançar o teto e não no mês seguinte, como é atualmente.
O presidente da Confederação Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Comicro), José Tarcísio da Silva, reclamou da grande diferença de tributação que separa o Microempreendedor Individual (MEI), a micro empresa (ME) e a empresa de pequeno porte (EPP). “Até admito a diferença, mas conforme o faturamento, não pular de uma faixa para outra com uma mudança tão alta.”


Substituição tributária
Para a advogada-chefe da divisão tributária da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Cheryl Berno, a substituição tributária deveria ser extinta. Esse mecanismo de arrecadação de tributos é utilizado pelos governos federal e estaduais, em que o contribuinte ocupa o lugar do cliente na responsabilidade pelo pagamento do imposto devido. “A substituição tributária não prejudica só a indústria e o comércio, mas o consumidor também, pois aumenta o valor dos produtos”, disse.
Um estudo do Sebrae, apresentado durante o seminário, mostra a ineficácia da substituição tributária do ICMS, regime pelo qual o contribuinte assume a responsabilidade pelo pagamento do imposto devido pelo seu cliente. A substituição será recolhida pelo contribuinte e posteriormente repassada ao governo. Para cada 1% de ICMS a mais cobrado a empresas inscritas no Simples, a geração de emprego estadual diminui em 1,45%.
Confaz
Cheryl Berno também pediu para retirar o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) como responsável por regulamentar a substituição tributária, de acordo com a proposta analisada pela comissão especial. “Se ficarmos na mão do Confaz, sabemos das dificuldades. Ele é um grande problema porque não participamos dos debates”, afirmou a advogada.
O relator do projeto na comissão especial, deputado Cláudio Puty (PT-PA), sugeriu retirar do texto o Confaz como responsável por definir as regras de substituição tributária. “Ou colocamos mais gente na sala [para decidir as regras] ou excluímos atribuições do Confaz de substituição tributária”, defendeu.
Pela proposta original, do deputado Pedro Eugênio (PT-PE), os bens e serviços adquiridos, produzidos, revendidos ou prestados por ME e EPP não estarão sujeitos ao regime de substituição tributária ou ao regime de antecipação do recolhimento no caso de ICMS. Ficam de fora dessa regra, no entanto, combustíveis, cigarros, águas, refrigerantes, cervejas, motocicletas, máquinas e veículos automotivos, entre outros.

O coordenador geral de tributação da Receita Federal, Fernando Mombelli, afirmou que o órgão entende os argumentos pela mudança na legislação, mas deve atuar de acordo com as normas em vigor. Ele também disse que a Receita não tem dificultado as exportações de micro e pequenos empresários, como reclamaram representantes de federações da indústria e do comércio. “A grande maioria das cargas são liberadas imediatamente. Temos números que comprovam que a Receita está nos melhores níveis de países da Organização Mundial do Comércio (OMC)”, disse Mombelli.

Evento reúne bandas e corais das escolas estaduais de Vila Velha


Para mostrar um pouco do trabalho desenvolvido com a música nas escolas estaduais, a Superintendência Regional da Educação (SRE) de Vila Velha realizou o Encontro Regional de Música. A programação foi repleta de apresentações com estilos musicais e performances variadas: orquestras de violões, coral, banda musical, voz e violão e shows de pagode e de reggae.
O evento reuniu as escolas, na última semana, na Biblioteca Pública Municipal de Vila Velha (Titanic), e foi organizado pelos alunos do curso técnico em Eventos do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho.
Segundo o Superintendente Regional de Vila Velha, Antônio Carlos Moraes, os projetos musicais visam enriquecer as práticas pedagógicas de modo a impulsionar o processo contínuo de aprendizado. “A principal finalidade da musica é ser um instrumento para uma formação diversificada e de caráter interdisciplinar, além de viabilizar a socialização de forma igualitária e com princípios de cidadania pautados na ética, no senso critico, na solidariedade e na disciplina individual e coletiva”, ressaltou.
A supervisora de Atividades Pedagógicas, Elizeth Maria da Silva, ressalta que as apresentações foram belíssimas e de muito bom gosto. “Os maestros e professores estão de parabéns. O evento estava muito bem organizado e dentro da proposta do projeto”, frisou.

As atividades musicais fazem parte do projeto “Corais e Bandas nas Escolas”, que visa proporcionar aos alunos uma nova perspectiva para a formação e a socialização por meio da música.

Vereador ressalta fortalecimento dos Conselhos Municipais de Vila Velha


Em seu discurso na sessão desta terça-feira (08/10), o líder do prefeito na Câmara, vereador Joel Rangel (PSB), ressaltou o esforço da atual Administração em fortalecer os conselhos municipais da área de assistência social, para renovar os convênios e repasses de recursos de subvenção social entre o Estado, a União e o município, e também para implantar políticas públicas especialmente voltadas para o setor, em Vila Velha.
Segundo Joel, na manhã de hoje (terça) houve uma grande reunião na PMVV, com a presença do prefeito Rodney Miranda (DEM), do secretário de Assistência Social, Rafael Favatto (PRB), e de todos os presidentes de Conselhos Municipais da área social (Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Mulher, do Idoso, da Pessoa com Deficiência e de Assistência Social).
"Esta reunião de trabalho, visando à reestruturação da área social e o fortalecimento das entidades vem acontecendo regularmente com o prefeito. O objetivo é garantir condições para que esses Conselhos Municipais possam, de fato, cumprir o seu papel, já que nos últimos anos eles não tiveram acesso à Administração Municipal e acabaram muito enfraquecidos. Hoje, a Administração voltou a priorizara participação dos conselhos nas decisões da PMVV", informou o vereador.
Joel adiantou, ainda, que durante a reunião com o prefeito, surgiram muitas propostas e várias demandas foram apresentadas, sendo que uma delas é a necessidade de que a Câmara providencie projeto visando à adequação do município à Legislação Federal, para que a Prefeitura e o Conselho Municipal de Assistência Social (COMASVV) atendam aos critérios e requisitos exigidos pelo Sistema Único da Assistência Social.
"O Conselho de Assistência Social e a própria PMVV precisam se adequar às exigências estabelecidas pela Legislação Federal para atender aquilo que o Sistema Único da Assistência Social define para os municípios. Independente disso, Vila Velha está apto para firmar novos convênios e a PMVV já está retomando essas parcerias. O município está criando um novo espaço de diálogo com as entidades, que participam de praticamente 70% de todas ações sociais executadas pelo município", informou Joel.

Joel: Eu estive, logo depois teve a posse do conselho de segurança alimentar e nutricional, que o vereador Zé Nilton faz parte, então eu fui lá prestigiar a posse dele, mas antes eu estive nesta reunião com o prefeito.

Conferência ambiental é promovida nesta quarta-feira (16) em Vila Velha


Com a finalidade de fortalecer a escola e a comunidade para influir nas políticas locais em favor da sustentabilidade socioambiental, a Superintendência Regional de Educação (SRE) de Vila Velha promove nesta quarta-feira (16) a IV Conferência Regional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. O evento será realizado a partir das 9 horas, no auditório da Faculdade Novo Milênio, em Vila Velha.
Para trabalhar a temática “Vamos cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis” a conferência contará com a apresentação de 20 trabalhos produzidos por escolas de ensino fundamental dos municípios de Anchieta, Piúma e Vila Velha.
Os projetos serão escolhidos pelos próprios alunos e serão avaliados seguindo os critérios definidos pelos Regulamentos Nacional e Estadual que envolvem viabilidade, consistência, clareza, coerência e recorrência no subtema dos conteúdos apresentados.
De acordo com a técnica pedagógica, Helen Suely, esta será uma boa oportunidade de incentivar ainda mais a prática da sustentabilidade no ambiente escolar, além de colaborar para a formação social dos envolvidos.
 “A finalidade é detectar problemas ambientais nas comunidades e buscar soluções alternativas que visam evitar a degradação destes locais e dos recursos naturais”, destacou.

Os melhores trabalhos serão apresentados na conferência estadual, prevista para ser realizada ainda este mês.

Vila Velha recebe iluminação especial pelo Outubro Rosa


Até o final do mês, o prédio da Prefeitura de Vila Velha, a Casa da Memória e o Centro de Capacitação e Complementação do Ensino Fundamental (Titanic) estão iluminados na cor símbolo da campanha mundial 'Outubro Rosa'. A campanha serve de alerta para todas as mulheres sobre a necessidade do diagnóstico precoce para a cura do câncer de mama e do colo de útero. Cada edificação receberá oito luminárias com lâmpadas de 400 Watts de potência.
A Casa da Memória, no Parque da Prainha, foi escolhida pelo seu valor histórico. Construída no final do século XIX (datada em 1893), é tombada pelo Conselho Estadual de Cultura. Já o Centro de Capacitação e Complementação do Ensino Fundamental (Titanic), na Praça Duque de Caxias, por está localizado na região central da cidade, onde há intensa circulação de pessoas. O Titanic, como é conhecido, foi inaugurado em 1992 e atualmente o espaço possui auditório com capacidade para 300 pessoas. E a sede da Prefeitura pois é onde está localizada a administração do município.

Serviço

Casa da Memória
Endereço: Rua Luciano das Neves esquina com Beira Mar, Prainha - Centro (ao lado do Museu Homero Massena)

Centro de Capacitação e Complementação do Ensino Fundamental (Titanic)
Endereço: Praça Duque de Caxias - Centro (em frente ao CEET Vasco Coutinho)

Prefeitura Municipal de Vila Velha

Endereço: Avenida Santa Leopoldina, 840 - Coqueiral de Itaparica

Prefeitura e UVV vão construir nova Unidade de Saúde


A Prefeitura de Vila Velha e a Universidade Vila Velha assinaram na manhã de hoje a ordem de serviço para a construção da nova Unidade de Saúde da Prainha. O evento aconteceu no auditório da PMVV. Firmaram o acordo o prefeito Rodney Miranda, a Secretária de Saúde, Andréia Corteletti Passamani, o reitor da UVV, Manoel Ceciliano Salles de Almeida e o mantenedor da universidade, José Luiz Dantas.
A Unidade de Saúde da Prainha terá um conceito inédito no Estado. Será a primeira de caráter Docente Assistencial, em parceria com a Universidade de Vila Velha. Além de assistir a população como qualquer outra unidade, a US Prainha vai ajudar a formar o profissional médico com foco na Atenção Primária. “Os alunos de medicina da UVV vão vivenciar na prática o que é a Atenção Primária, sob a supervisão de seus tutores”.
O mantenedor da UVV, José Luiz Dantas, espera que essa unidade se torne modelo em atenção básica em Vila Velha. “Nosso compromisso é de entregar a obra em nove meses, mas esperamos concluir os trabalhos em até cinco meses”.
O reitor da UVV, Manoel Ceciliano Salles de Almeida, destacou durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço a importância desse tipo de convênio para a formação de outros profissionais de saúde, além dos médicos. “A Unidade de Saúde da Prainha poderá também atender a estudantes das outras especialidades de saúde que a UVV oferece, como fisioterapia, nutrição e fonoaudiologia”.
Para o Prefeito Rodney Miranda, a parceria com a UVV já rendeu esse ano a contratação de quase 40 novos médicos, através do Provab, programa do Governo Federal em que o médico tem a obrigatoriedade de realizar curso de pós-graduação prático-teórico em saúde da família, com 12 meses de duração. “Agora estamos dando um novo passo, que é a construção dessa unidade na Prainha. Esse não é um convênio que beneficia a Prefeitura ou a UVV, mas um convênio que vem somar esforços na nossa luta pela melhoria dos serviços de saúde à população de Vila Velha. Quase 46% dos nossos moradores pertencem às Classes D e E e, portanto, dependem do serviço público de saúde”, disse o prefeito.
Rodney Miranda lembrou também que dentro em breve Vila Velha vai ganhar novos equipamentos de saúde, como a UPA de Riviera da Barra, prevista para ser entregue no segundo semestre de 2014 e o Centro de Atenção Psicossocial de Jabaeté (Caps), com data de entrega programada para o primeiro semestre de 2014.
Andréia destacou que a inauguração dessa nova unidade é oportuna no momento em que o país discute a necessidade de ampliar o número de médicos na Atenção Primária. “Estamos vivenciando essa nova experiência do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, em que fica evidente a carência do país em profissionais médicos capacitados para fazer o atendimento básico em saúde. A Unidade de Saúde da Prainha é um bom exemplo de iniciativa que busca exatamente reduzir essa carência”.
Adequação - A Unidade de Saúde da Prainha irá funcionar no prédio que abrigava a antiga sede da Secretaria de Saúde de Vila Velha. A ordem de serviço do convênio com a Universidade de Vila Velha prevê obras de adequação do edifício para as atividades de atendimento à população. O local terá um consultório ginecológico e um consultório clínico, além de dois consultórios odontológicos. A unidade contará ainda com uma sala de coleta, uma sala de medicamentos, uma sala de repouso, um auditório e uma sala de reuniões. Para completar, uma recepção com sala de acolhida e uma sala de vacinação, bem como esterilização, expurgo, almoxarifado, copa e DML. A área total será de 436,62 m².

Os recursos para execução das obras serão destinados pela UVV, que terá o direito de utilização do espaço para as práticas docentes por cinco anos. Serão investidos R$ 998.000,00 em obras de reforma da edificação, instalações elétrica, hidráulica, de Internet, reforço estrutural entre outros. O prazo para a conclusão dos serviços é de nove meses a partir da data da assinatura da ordem de serviço. No entanto, a intenção da UVV é entregar a obra concluída dentro de cinco meses.

Luzia Toledo quer teste de urina em maternidades

Luzia Toledo encaminhou indicação para prevenir doença em bebês
A deputada Luzia Toledo (PMDB) propôs ao Executivo que seja disponibilizado nas maternidades do Espírito Santo o teste para prevenção da leucinose, também chamada de doença da urina em xarope de Ácer.
Na mensagem da Indicação 706/2013, a parlamentar sugere que a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) institua o teste para os recém-nascidos que não o tenham realizado no acompanhamento pré-natal. “A triagem neonatal possibilita o diagnóstico e o tratamento antes das duas semanas de vida, melhorando o prognóstico dessas crianças”, argumenta Luzia Toledo.
Leucinose

Apesar de pouco conhecida, a doença hereditária atinge uma em cada 185 mil crianças em todo o mundo e se manifesta nos primeiros dias de vida. A enfermidade caracteriza-se pela impossibilidade de o organismo processar corretamente certos aminoácidos, podendo causar sequelas irreversíveis e até levar o indivíduo à morte. O diagnóstico precoce e o tratamento eficaz garantem o desenvolvimento normal da criança.

Deputado fomenta debate sobre de trânsito na Terceira Ponte


No último dia 9 de outubro o Deputado Estadual Euclério Sampaio, fomentou um amplo debate na rede social inquirindo a opinião dos seus seguidores se eles são ou não a favor do desligamento dos radares da Terceira Ponte em horário de pico.
Enquanto alguns seguidores opinaram sobre o desligamento dos radares, outros resolveram apontar falhas e dar sugestões sobre o problema que nem sempre está ligado ao radar. Um dos pontos abordados no Facebook foi o “gargalo” existente em alguns pontos da cidade de Vila Velha, localizados na Rua Luciano das Neves e na última curva existente na subida da Ponte.
Outro ponto abordado ainda foi o excesso de semáforos existentes na região de Vila Velha, que também deveriam ser desligados e substituídos por Guardas Municipais para que o fluxo dos veículos possa fluir com mais rapidez.
Houve ainda quem apontasse a Praça do Pedágio como um dos elementos que fazem o trânsito congestionarem.
Entre as sugestões, houve quem lembrasse a idéia do engenheiro Luis Carlos Menezes de fazer com que a mureta central da Terceira Ponte fosse substituída por muretas metálicas e estas possam ser removidas para proporcionar aos motoristas uma pista a mais para diminuir o tempo e o congestionamento na Terceira Ponte.

Agora é esperar para ver o pronunciamento do deputado na Assembléia Legislativa, em relação a este assunto.

Agências bancárias têm 90 dias para instalar biombos

Luiz Durão é autor da lei que obriga a instalação
de proteção de clientes de banco em atendimento
As agências bancárias e as instituições financeiras do Estado têm 90 dias para instalar mecanismos de proteção dos clientes em atendimento. Foi publicada nesta quinta-feira (10) a Lei 10.092/2013, que dispõe sobre a instalação de biombos – painéis de material opaco – no espaço compreendido entre os caixas e os clientes que se encontram na fila de espera. A regra vale para os caixas eletrônicos.

Segundo a lei, de autoria do deputado Luiz Durão (PDT), os biombos devem ter no mínimo 1,80 metro de modo a impedir a visualização das pessoas que estejam em atendimento nos caixas ou operando caixas eletrônicos, garantindo a segurança nas transações.
A norma também determina que a agência bancária deverá manter em funcionamento um painel eletrônico, indicando o caixa disponível para o atendimento do próximo cliente que se encontre na fila de espera. Além disso, o estabelecimento deverá manter em funcionamento no mínimo três câmeras “para cobertura externa em cada local de entrada e saída que seja passagem obrigatória dos usuários de seus serviços”.

Em caso de descumprimento, a lei prevê multa diária de 500 Valores de Referência do Tesouro Estadual (VRTEs), atualmente R$ 1.191,00. A norma também estabelece como punição a possibilidade de suspensão do alvará de funcionamento do estabelecimento após 30 dias de multa.

Disque 100 completa 10 anos


Completa 10 anos de existência e acumula, muitos resultados positivos, na denúncia de racismo;machismo; xenofobia;intolerância religiosa; homofobia;discriminações e preconceitos contra pessoas com deficiência; idosas,etc.
Funcionando 24 horas por dia e 7 dias por semana. Existe também o Disque 180,voltado para atenção as mulheres, que pode ser acessado na Itália,Espanha e Portugal. São ferramentas que estão ajudando, a combater,a discriminação e o preconceito existente na sociedade.
Nenhuma pessoa nasce preconceituosa, aprende agir assim e pode ser ensinada a agir de maneira diferente,respeitando e tratando com dignidade as outras pessoas.

O Disque 100, nasceu do clamor dos movimentos sociais e está produzindo muitos resultados positivos.

Bairro Nossa Senhora da Penha empossa novo presidente comunitário


A Associação Comunitária do Bairro Nossa Senhora da Penha empossou na manhã do dia 15 de outubro, seu novo presidente, José Alves da Silva. A solenidade simples, contou com a presença do secretário municipal de Serviços Urbanos, José Eliomar Rosa Brizolinha (representando o prefeito Rodney Miranda), bem como do ex-prefeito de Vila Velha e ex-deputado federal, Vasco Alves de Oliveira Jr. e ainda do ex-prefeito de Vila Velha, Max Filho.

Nos discursos, José Alves da Silva, agradeceu a presença de todos que compareceram a posse. Já o Secretário Municipal, fez um breve histórico de sua vida comunitária e da importância que a Associação Comunitária possui na administração municipal. O ex-prefeito de Vila Velha, Vasco Alves, lembrou que uma das propostas apresentadas na Assembléia Constituinte de 1988, do qual participou foi justamente a de que a população pudesse participar da administração pública, propondo a criação de leis bem como colaborar e fiscalizar os serviços públicos. O ex-presidente da Associação, Itamar Fernandes, reiterou a importância da participação do novo presidente nos destinos daquela comunidade.

Idosa comemora aniversário de 103 anos no Santuário


A missa do último dia 13 de outubro reservou uma grande surpresa para todos os fiéis que assistiram a missa das 7h da manhã no Santuário Divino Espírito Santa, no centro de Vila Velha-ES. A idosa Nélia estava comemorando naquela data 103 anos de vida.
Ao saber que a idosa estava assistindo a missa, Frei Clarêncio Neotti, a convidou para rezar o PAI NOSSO junto com ele no altar. O momento foi de pura emoção para todos os presentes que não se furtaram a esticar os pescoços e olhares para o altar para ver a idosa se deslocando em perfeitas condições de saúde para o ponto mais importante do Santuário e da Igreja, o altar-mor.
Após a missa, a idosa ainda participou do Café de Acolhida oferecido pela Congregação Mariana Nossa Senhora do Rosário e São Francisco de Assis. O presidente da Congregação, Vasco Alves de Oliveira Jr. aproveitou o ensejo para puxar um “Parabéns para você” em homenagem a D. Nélia.

Afinal, são raras as pessoas que conseguem ultrapassar a marca centenária de anos de vida. 

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Capa da Edição nº 06, setembro/2013


CESAN continua na mira dos vereadores


A atuação considerada ruim, por parte da Cesan, no município de Vila Velha foi, mais uma vez, lembrada em plenário, durante sessão desta terça-feira (24/09) na Câmara Municipal. O líder do prefeito na Casa, vereador Joel Rangel (PSB) fez uma retrospectiva dos investimentos da Cesan no município e destacou que, apenas este ano, Vila Velha já ficou 12 vezes sem o fornecimento regular de água, "um verdadeiro absurdo", ressalta Joel.
"Precisamos rever esse contrato que tanto discutimos em plenário. É um absurdo termos a captação de água interrompida tantas vezes este ano. Fazendo um levantamento das ações da Cesan, desde o princípio de suas atividades, identificamos algumas atuações duvidosas da empresa, que acabaram esquecidas. A começar pelo Programa de Despoluição dos Ecossistemas Litorâneos (Prodespol), em que foram investidos milhões em tubulações importadas da França que, na verdade, ligaram nada a lugar nenhum", lembrou ele.
Segundo Joel, anos depois, o Prodespol deu lugar ao Prodesan (Programa de Despoluição e Saneamento do Espírito Santo) e, mais recentemente, surgiu o programa "Águas Limpas", que gerou um aumento de 80% no valor das tarifas pagas pela população. "A Câmara de Vila Velha tem poder para discutir esse assunto e a Cesan não pode se ausentar do debate, como fez a Rodosol. Queremos que Vila Velha tenha 100% de esgoto tratado e que os rios sejam limpos. E isso não é um favor, mas uma obrigação, pois pagamos muito caro pelos serviços de esgotamento sanitário", apontou Rangel.
Dando continuidade a sua queixa, o líder do prefeito na Câmara informou que o Governo Municipal repreendeu as ações da Cesan em vias recém-recapeadas pela prefeitura, após obras de instalação de redes adutoras e de distribuição. Ele lembrou, ainda, de um Projeto de Lei de sua autoria, que foi sancionado em seu mandato anterior, propondo que fosse feito um depósito caução para o município, como garantia da qualidade do serviço de restauração.
"A Cesan é responsável por inúmeros danos causados à pavimentação asfáltica em diversas vias públicas da cidade. Mas a empresa não tem zelado pelos reparos necessários para regularizar a situação dessas vias, que depois da conclusão das obras ficam cheias de irregularidades, afundamentos e buracos. A lei que criamos obriga as empresas a efetuarem depósito de caução para garantir o ressarcimento de eventuais prejuízos provenientes de reparação mal realizada na pavimentação de ruas e calçadas, em razão de obras realizadas em vias públicas. Porém, na prática, as empresas insistem em descumprir essa lei", salientou Joel Rangel.


06 de julho de 2013, buraco na Rua Cabo Aylson Simões, próximo ao Santuário Divino Espírito Santo.


 
Rua Cabo Aylson Silmões, Centro, mesmo local da foto anterior






02/08/2013 - Canal Guaranhuns entre as Ruas 38 e 42 
no Bairro Santa Mônica Popular, Gaivotas e Ilha dos Bentos.

Mensagem para reflexão:

A intolerância é companheira da impaciência, que sempre nos acompanham. Algumas vezes estamos sem paciência para usarmos da tolerância. Aquela pessoa que nos irrita somente por olharmos para ela, um filho que não faz o que achamos ser o certo ou alguém que não age da maneira que queremos. Em fim, tudo é motivo para nós nos irritarmos e perdermos a paciência. Quando isso acontece, precisamos parar e refletirmos sobre a nossa vida, sobre nós mesmos e nos perguntarmos,” Será que eu sou perfeito? Será que eu também não irrito as pessoas? Será que minha vida está da maneira como sonhei?” Quando conseguirmos responder a essas perguntas, talvez mudemos o nosso modo de agir e de julgar. Ninguém é perfeito, por isso, precisamos nos colocar no lugar do outro. Assim como nós, ele também tem seus problemas e está caminhando na estrada do aprendizado. Nessa estrada, passamos por muitos lugares, conhecemos muitas pessoas e aprendemos com elas. Ninguém é melhor ou pior do que nós. Ninguém tem mais ou menos defeitos. Somos todos aprendizes e, assim como desejamos que os outros respeitem o nosso momento, precisamos respeitar o dele e, precisamos também agradecer por termos tido mais uma oportunidade de renascer e de aprender. No momento em que começarmos a não julgar ou a querer que o outro mude, passaremos a ser mais felizes. Cada um tem seu próprio ritmo e precisa ser respeitado.
Do Espiritismo Kardecista
Por Elisa Masselli

Frutas protegem contra diabetes, mas sucos elevam risco da doença


Uma pesquisa publicada hoje pelo "British Medical Journal" pode amargar o café da manhã de muita gente: o consumo diário de um ou mais copos de suco de fruta eleva em até 21% o risco de desenvolver diabetes tipo 2.
A doença, que é considerada uma epidemia mundial, afeta 347 milhões de pessoas, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).
O estudo, liderado por Isao Muraki, da Escola Médica de Harvard (EUA), analisou dados de mais de 187 mil homens e mulheres acompanhados por 24 anos para saber se o consumo de diferentes tipos de fruta poderia influenciar positiva ou negativamente o risco de desenvolver diabetes tipo 2.
Mais de 12 mil participantes (6,5%) receberam diagnóstico da doença durante o estudo. O diabetes tipo 2, diretamente relacionado à obesidade, é caracterizado pela resistência do corpo à ação da insulina, que controla os níveis de açúcar no sangue, ou pela produção insuficiente do hormônio.
Trabalhos anteriores já haviam tentado averiguar se o consumo de frutas poderia reduzir o risco de diabetes, mas, segundo os autores, não havia sido encontrada ligação forte entre uma coisa e outra.
Por isso eles decidiram analisar cada fruta separadamente. Mirtilo, uva e maçã, consumidos três vezes por semana, foram as frutas que mais diminuíram o risco de diabetes, em 26%, 12% e 7%, respectivamente.
Já o melão foi a única fruta cujo consumo esteve ligado a um aumento dos casos de diabetes. Os autores também notaram um aumento no risco de desenvolver a doença entre os que tomavam suco de fruta.
Segundo os cálculos do estudo, trocando os sucos por um consumo frequente de quaisquer frutas inteiras, o risco de diabetes cai 7%; a queda pode ser maior dependendo da escolha de cada um (de novo, uva e mirtilo deram os melhores resultados).
De acordo com Daniela Jobst, nutricionista funcional e membro do Instituto de Medicina Funcional dos EUA, a diferença de resultado entre as frutas tem a ver com seu índice glicêmico (potencial de cada uma de gerar "picos" na produção de insulina) mas, talvez principalmente, aos nutrientes que cada uma delas tem.
"O diabetes envolve um processo de estresse oxidativo, aumenta a quantidade de radicais livres. Frutas como mirtilo e uvas têm fitoquímicos antioxidantes."
O problema dos sucos é que, em relação à fruta inteira, eles têm muito menos fibras, o que eleva a velocidade da absorção do açúcar, gerando os picos que podem ser prejudiciais ao organismo.

Melhor eliminar o suco da dieta? "Não precisa. Dá para acrescentar fibras ao suco, para tornar a digestão mais lenta. Uma folha, como couve, ou grãos como linhaça e chia são boas opções."

Comissão retira entrave para pequena empresa em vendas ao setor público

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio aprovou, na quarta-feira, a preferência para pequenas empresas nas compras públicas. O favorecimento independerá da edição de leis estaduais, municipais ou federais que validem a norma.
Trata-se do Projeto de Lei Complementar 270/13, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que altera o Estatuto da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06). O estatuto atual garante a preferência para as pequenas empresas nas licitações públicas, mas condiciona o benefício à edição de leis específicas, exigência derrubada pelo projeto.
O relator, deputado Júlio Delgado (PSB-MG), avaliou que é necessário retirar qualquer entrave à preferência nas compras governamentais.
“Facilitar o acesso das pequenas e microempresas e reduzir os custos burocráticos de participação nesses processos lhes confere grande estímulo e meios de desenvolvimento, o que vem ao encontro dos objetivos de geração de emprego e renda na economia brasileira”, opinou.
Tramitação
O projeto ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, e está sujeito à apreciação do Plenário.
Íntegra da proposta:

PLP-270/2013

Comissão aprova certificado digital mais barato para micro e pequenas empresas

Marcelo Matos: custo elevado dessa tecnologia tem impedido
seu uso em larga escala por micro e pequenas empresas.
A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio aprovou, na quarta-feira (2808), proposta (2647/11) que permite às micro e pequenas empresas pagar menos para utilizar a tecnologia de Certificados Digitais da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
Pelo texto, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), o valor cobrado dessas empresas não poderá exceder a 30% do valor especificado para médias e grandes corporações.
De acordo com o relator, deputado Marcelo Matos (PDT-RJ), o custo elevado dessa tecnologia tem impedido sua utilização em larga escala por micro e pequenas empresas.
Ele lembra que os certificados digitais permitem diminuir os gastos com espaço físico de armazenamento de documentos, transporte de material e consumo de itens como papéis, tinta e despesas postais. “Seria, portanto, um instrumento muito útil para as pequenas e micro empresas”, argumenta.
Beneficiados
Matos afirma que a medida irá beneficiar os 3,1 milhões de microempreendedores individuais e as 4,5 milhões de microempresas e empresas de pequeno porte. Ressalta também que, em 2011, o segmento respondia por 99% das empresas privadas, gerava 51,6% dos empregos formais e era responsável pelo pagamento de 39,5% dos salários no País.
O deputado destaca ainda que a certificação digital é a tecnologia que adota mecanismos de segurança, por meio de algoritmos matemáticos, para garantir autenticidade, confidencialidade e integridade às informações eletrônicas.
Ele cita dados do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) segundo os quais nos últimos três anos foram emitidos mais de 5 milhões de certificados no padrão da ICP-Brasil.
Tramitação
O projeto segue para análise conclusiva das comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Íntegra da proposta:

PL-2647/2011

Canal do Congo recebe limpeza e tratamento de macrodrenagem


A Prefeitura de Vila Velha iniciou as obras de macrodrenagem da Bacia Hidrográfica do Canal do Congo. O objetivo das obras de engenharia é a drenagem das águas pluviais (de chuva) de parte da Bacia Hidrográfica do Rio do Congo e visa a acabar com as constantes enchentes que causam transtornos aos moradores da região. O investimento total da obra é de R$ 52,1 milhões.
O material já está no canteiro de obras e a primeira etapa é a drenagem do canal principal, que consiste na construção do gabião. O termo é utilizado para definir a estrutura entrelaçada de elevada resistência à tração, sujeita a empuxos, servindo como forma de contenção. Quando instalado e preenchido, o gabião se converte em elemento estrutural flexível, armado, drenante e apto a ser utilizado na construção de muro de contenção, barragem e canalização.
Pela sua magnitude, a obra está dividida em etapas. Em principio, foram realizados os trabalhos de análise ambiental, e agora serão realizadas as drenagens do canal principal e secundárias e, por fim, as obras de dragagem, estabilização de margens e pavimentações.
Social - O ciclo de debates com os moradores da Região da Grande Terra Vermelha sobre o início das obras de macrodrenagem da Bacia Hidrográfica do Canal do Congo foi realizado na segunda-feira (16), na Escola  Professor Aylton de Almeida, Rua Alegre, s/n - Terra Vermelha, às 19 horas. Para a primeira palestra foram convocados os moradores de 11 bairros.
Paralelo às obras, serão realizadas as ações de geração de emprego e renda, com os cursos de qualificação e encaminhamentos ao mercado de trabalho. A obra também contratará mão-de-obra nas comunidades beneficiadas. Será realizado também investimento em desenvolvimento comunitário com oficinas de arte e cultura e educação ambiental (com a formação de agentes multiplicadores). Também haverá educação ambiental nas escolas, mutirões de limpeza, oficinas e mostras socioambientais, bem como, visitas monitoradas a áreas naturais e aterros.

Fazem parte da Região da Grande Terra Vermelha 14 bairros: Barra do Jucu, Barramares, Cidade da Barra, João Goulart, Residencial Jabaeté, Morada da Barra, Normília Cunha Azeredo, Praia da Concha, Praia dos Recifes, Riviera da Barra, São Conrado, Terra Vermelha, Ulisses Guimarães e Vinte e Três de Maio.

GGIM quer divulgação do programa Disque Denúncia 181


A secretaria de Estado e Segurança Pública solicitou ao município, na última reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), uma parceria na divulgação dos programas Disque Denúncia 181 e o Testemunha Virtual para que eles tenham cada vez mais visibilidades junto à população. Além de divulgação no site da Prefeitura, o município busca outras formas de informar a população sobre o serviço.
 O Disque Denúncia 181 foi criado com o objetivo de ser um elo entre a sociedade e as forças de segurança, buscando a colaboração efetiva da população e a eficácia dos serviços das Polícias Civil e Militar nas ações de prevenção e investigação. Até o final do mês julho deste ano, segundo informações do Governo do Estado, já foram registrados uma média de 2.856 registros/mês e segundo o gerente do programa, Ângelo Ramos, a perspectiva é que até o fim deste ano, este número seja 10% a mais do que foi em 2012, que foi de 31.394.
Já o Testemunha Virtual é uma ferramenta de auxilio nas ações do 181, no qual  é possível assistir a vídeos de ações criminosas por meio do portal do programa (www.testemunhavirutal.sesp.es.gov.br) e, caso reconheça os autores do delito, basta fazer a denúncia ao 181 ou para o Ciodes, no 190.

Vale ressaltar ainda que o cidadão capixaba de todo o Estado pode fazer denúncias e fornecer informações sobre crimes e diversas outras formas de violência, com a garantia do sigilo dos dados registrados e do anonimato do denunciante.  A ligação é gratuita e o atendimento é realizado 24 horas por dia, sete dias por semana.

Projeto de Revitalização da Prainha é apresentado na PMVV


O projeto de revitalização do Parque da Prainha, em Vila Velha, região por onde começou a colonização do Espírito Santo, foi apresentado na manhã desta quarta-feira (11) pela Secretaria de Turismo do Governo do Estado ao prefeito Rodney Miranda.
 “O projeto da Prainha de Vila Velha é maravilhoso. A ideia de priorizar o pedestre é um diferencial. A prefeitura vai assumir as obras necessárias dentro do bairro para melhorar a infraestrutura. A Câmara de Vereadores vai mudar e podemos incorporar o prédio e implantar uma biblioteca municipal e um centro de documentação”, sugeriu o prefeito.
A secretária de Turismo e Cultura, Simone Modolo, elogiou a iniciativa da Secretaria de Estado do Turismo, mas ponderou sobre a questão de criar mecanismos que possibilitem a manutenção de todos os equipamentos propostos. “É importante se pensar na manutenção de todo os equipamentos do Parque da Prainha que lá serão construídos”, enfatizou.
Um dos próximos passos para se começar a trabalhar em torno da revitalização da Prainha, segundo os arquitetos que apresentaram o projeto nesta manhã, será apresentar a proposta a toda a comunidade local, incluindo associação de pescadores e moradores, e também à comunidade religiosa da região.

O projeto – No projeto arquitetônico de revitalização da Prainha, sítio histórico de Vila Velha, está incluso a construção de áreas para romeiros, lanchonetes, restaurantes, área para grandes eventos, etc. O investimento, custeado pelo Governo do Estado, será de R$ 35 milhões.
A obra ficará a cargo do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes), sendo que o projeto executivo ainda está em fase preliminar. Também estão previstas intervenções para resgate histórico e valorização da Igreja do Rosário

Reforma do teatro – Em seguida, a equipe da Secretaria de Estado do Turismo informou que irá trabalhar em torno da licitação para a reforma do Teatro de Vila Velha, localização na Praça Duque de Caxias. A previsão é de que as obras comecem em outubro.

Prefeitura oferece mil vagas em cursos para empreendedores



Pensando em capacitar microempresários para o mercado e assim fazer a economia de nossa cidade crescer, a Prefeitura de Vila Velha, em parceria com Sebrae e Sindimicro, oferece 1000 vagas em cursos para empreendedores individuais. Os cursos são inteiramente gratuitos e divididos em 33 turmas de diferentes assuntos. A tabela completa com o calendário dos cursos e locais está disponível no site da prefeitura. As aulas já começaram e terminam em dezembro.
Os interessados em se inscrever devem comparecer pessoalmente à sede da Prefeitura, na Avenida Santa Leopoldina, nº840, em Coqueiral de Itaparica, ligar para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico no telefone 3149-7477 ou preencher o formulário de inscrição online. Serão necessários para inscrição nome, endereço, CPF e telefone e, se for legalizado/formalizado, CNPJ e Razão Social da microempresa.
"Ser empreendedor requer preparo e disciplina. Com os cursos aqui oferecidos, pensamos em facilitar o trabalho dos microempresários da cidade, e aumentar a margem de sucesso e desenvolver ainda mais suas empresas", diz Anderson Branco, coordenador de qualificação profissional. "Em especial, nesse conjunto de cursos, disponibilizamos capacitações também para feirantes," completa.




Data   Horário          Tema
09/set 17h às 22h  Introdução à Gestão Financeira aplicada aos Pequenos Negócios
10/set 18h às 20h30          Mercado de Cartões de Crédito aplicado aos Pequenos Negócios
11/set 18h às 20h30          Gestão Financeira aplicada ao Correto uso do Crédito
12/set 18h às 20h30          Enquadramento Tributário
13/set 18h às 20h30          SIMPLES Nacional
16/set 18h às 21h             Sei Comprar
17/set 18h às 21h             Sei Vender
18/set 18h às 21h             Sei Controlar o meu dinheiro
19/set 18h às 21h             Sei Planejar
20/set 18h às 21h             Sei Empreender

07/out 18h às 20h30          Como conquistar e manter clientes
08/out 18h às 20h30          Aumentando suas vendas com criatividade
09/out 18h às 20h30          Entendendo custos, despesas e preço de vendas
10/out 18h às 20h30          Como conquistar e manter clientes
11/out 18h às 20h30          Como elaborar estratégias de comercialização
14/out 18h às 21h        Sei Comprar
15/out 18h às 21h        Sei Vender
16/out 18h às 21h        Sei Controlar o meu dinheiro
17/out 18h às 21h        Sei Planejar
18/out 18h às 21h        Sei Empreender

Senadora Ana Rita apóia esportes em Vila Velha


“Vila Velha é a capital do esporte”, brinca o secretário de Esporte do município, Alexandre Salgado, em reunião com a senadora Ana Rita (PT-ES).
De acordo com o secretário, a cidade abriga campeões mundiais em várias modalidades aquáticas e tem sido um polo esportivo no estado. Para consolidar esta posição ele quer o apoio da senadora Ana Rita.

Alexandre Salgado apresentou quatro projetos, dois para construção de Centros de Iniciação ao Esporte – equipamento projetado pelo Ministério dos Esportes para ampliar a oferta de infra-estrutura de equipamento público qualificado em territórios de alta vulnerabilidade social – um para reformar a Vila Olímpica da cidade e outro, de maior vulto, para a reforma completa do Ginásio João Goulart, o Tartarugão. “O objetivo é ampliar o espaço, ofertando a comunidade uma referência em ginásio poliesportivo e queremos que a secretaria de esportes funcione lá”, disse o secretário.



A senadora Ana Rita se comprometeu em apoiar os projetos e se colocou a inteira disposição do município. “A secretaria pode contar com meu apoio e eu sei que há uma grande carência na área do esporte. Eu tenho sido muito atenta às demandas de Vila Velha e, sem dúvida, apresentarei emendas para a cidade”, afirmou a senadora.