terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Proposição institui pedágio mais barato para idosos


Proprietários de veículos automotores com idade igual ou superior a 60 anos poderão ter direito à redução de 50% no valor do pedágio cobrado nas vias públicas estaduais e nas federais exploradas pelo Governo do Estado por delegação federal. O deputado José Esmeraldo (PR) apresentou ao Plenário da Assembleia Legislativa (Ales) o Projeto de Lei 110/2013 dispondo sobre o benefício e a matéria se encontra na Procuradoria da Casa para análise e parecer.
O artigo 2º do projeto prevê que, em face dos custos decorrentes da aplicação da medida, o Poder Executivo poderá estabelecer em favor do concessionário, de acordo com as peculiaridades do serviço, outras fontes de receita, na forma prevista no edital, as quais deverão ser consideradas de modo a assegurar a modalidade da tarifa.
Ao justificar a proposição, José Esmeraldo argumenta que ao longo da vida os idosos já efetuaram uma série de contribuições sociais, tributárias, previdenciárias e fiscais. “Agora, na melhor idade, cabe ao poder público dar a sua contrapartida”, defende.
Para preservar o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de administração de rodovias, a matéria prevê prazo de 120 dias para a lei, caso seja aprovada, entrar em vigor. Esse tempo seria concedido para a adaptação dos contratos já em execução pelo concessionário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário