terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Capa da Edição de janeiro - 2014


Apoio ao esporte paraolímpico e futebol marcam ano da Comissão de Turismo



O apoio aos esportes paralímpicos e ao futebol capixaba marcou as atividades da Comissão de Turismo e Desporto da Assembleia Legislativa (Ales) no ano legislativo de 2013. O colegiado realizou audiências públicas para discutir formas de o poder público, em parceria com a iniciativa privada, apoiar os dois setores esportivos, numa perspectiva de inclusão social e de projeção do ES no cenário nacional e internacional.
No encontro para tratar do desporto paralímpico, realizado no mês de agosto, foram relatadas barreiras enfrentadas pelos atletas que disputam as Paralimpíadas e outros eventos internacionais. As principais demandas apresentadas foram necessidade de patrocínio, criação de centros de esportes paraolímpicos e investimentos na contratação de treinadores.
Um dos resultados positivos das discussões foi a decisão da Comissão de Turismo e Desporto – presidida pela deputada Lúcia Dornellas (PT) – de encaminhar documento ao governador Renato Casagrande (PSB) solicitando a implantação de um órgão especial na estrutura administrativa do Estado para coordenar ações destinadas à promoção dos esportes paralímpicos no Espírito Santo.
Secretaria de Esportes
No dia 1º de abril, a Comissão de Turismo e Desporto recebeu o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, que apresentou os programas desenvolvidos pela pasta. Na oportunidade, Vandinho explicou que as ações do Governo na área esportiva têm foco na inclusão social. Nessa perspectiva, ele citou os programas Campeões do Futuro e Esporte Pela Paz, que visam oferecer atividades esportivas para crianças e adolescentes.
Vandinho Leite destacou também entre as ações do Governo o programa Bolsa Atleta Capixaba, Campo Bom de Bola e a Praça Saudável. E ainda a construção do Centro Olímpico do Espírito Santo. A obra consiste na ampliação do Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, localizado em Vitória.
Futebol capixaba - A audiência pública que debateu formas de profissionalizar o futebol capixaba foi realizada na noite de 18 de maio. O ex-jogador do Botafogo, Túlio Maravilha, defendeu a criação de uma lei de investimento no futebol como formade profissionalizar o esporte no Espírito Santo. “Em Goiás, onde nasci, fizemos isso. Temos hoje grandes times na capital e no interior do Estado”, declarou o jogador na ocasião.
Os deputados petistas Lúcia Dornellas e GenivaldoLievore; e os peemedebistas Luzia Toledo, Paulo Roberto e Doutor Hércules; além de Janete de Sá (PMN), manifestaram apoio à luta por avanços no futebol capixaba.
“O ano na comissão de turismo e desporto foi muito positivo. Discutimos assuntos importantes e demos encaminhamento a diversas demandas solicitadas por atletas, paratletas e dirigentes do esporte. A Assembleia precisa debater com mais frequência sobre esporte e turismo, e esta foi a nossa intenção neste primeiro ano à frente da comissão de Turismo e Desporto da Casa”, destacou a presidente da Comissão ao resumir o trabalho do colegiado em 2013.
A Comissão - Presidida pela deputada Lúcia Dornellas (PT), a Comissão de Turismo e Desporto da Ales tem como vice-presidente o deputado GenivaldoLievore (PT), Paulo Roberto (PMDB) é membro efetivo e DaryPagung (PRP) e Marcelo Santos (PMDB). são suplentes. O colegiado se reúne no Plenário Deputada Judith Leão Castello Ribeiro toda segunda-feira, às 13 horas.

Veja o que comer antes de malhar e melhore seu rendimento


Conheça os alimentos que hidratam, aceleram a queima de gordura e ajudam a ganhar massa muscular

Malhar e ver resultados o mais rápido possível é o que todo mundo deseja, e, na busca pelo corpo perfeito, muita gente se esquece de algo fundamental antes de começar o treino - a alimentação. Fechar a boca é realmente necessário para ver algum resultado na balança, mas isso não significa que é preciso se lançar em treinos intermináveis sem nada no estômago.
Os especialistas indicam justamente o contrário: priorizar alimentos nutritivos para ter um rendimento melhor. “Antes de malhar, o músculo precisa ter energia suficiente disponível para poder trabalhar com eficiência”, explica a nutricionista Paula Castilho.
Ela ressalta ainda que muitos frequentadores de academia têm o costume de ingerir quantidades excessivas de proteína. “Isso pode sobrecarregar órgãos como rins e fígado, prejudicando a saúde. A proteína deve estar presente em todas as refeições da dieta, em quantidades moderadas”, explica.
Outro cuidado é não comer demais. “Durante o processo digestivo, uma grande quantidade de sangue vai para o estômago. E ao treinar, braços e pernas também precisam ser irrigados. Esse desequilíbrio pode causar desconfortos, como tontura e queda no rendimento”, reforça.
Alimentos gordurosos também devem ser evitados e, para aqueles que não têm tempo ou vontade de comer antes da malhação, a dica é tentar ingerir pelo menos um suco natural, barra de cereal ou bolachas sem recheio, para ter o que queimar.
Alimentos que aceleram o metabolismo e a queima de gordura
De acordo com a nutricionista Salete Brito, os alimentos termogênicos são os mais indicados para este objetivo, pois apresentam substâncias que, no processo de digestão, levam a um gasto maior de energia, acelerando o metabolismo e contribuindo para o emagrecimento. “Porém, é importante esclarecer que esses alimentos não são mágicos e a seu consumo por si só não leva ao corpo magro”, reforça.
Pimenta, chá verde, gengibre e canela são alguns dos exemplos. “A canela melhora o sistema imunológico e também tem poder termogênico. Você pode colocar uma pitada de canela no café ou em frutas”, indica a profissional.
Alimentos que ajudam a hidratar
A nutricionista Paula indica frutas ricas em vitamina C, como morango, framboesa, laranja, mexerica, limão, cereja, goiaba, e outros vegetais, como as verduras verde-escuras, brócolis, repolho e cenoura. “A escolha se dá pela riqueza de antioxidantes destes alimentos, que combatem os radicais livres e são fundamentais na produção de colágeno”. A água continua sendo a melhor forma de se hidratar e Salete indica a ingestão de pelo menos dois litros no decorrer do dia.
Alimentos que auxiliam o ganho de massa muscular
A nutricionista Paula indica a carne vermelha como principal fonte de creatina, responsável pelo aumento de força e resistência muscular. “Para evitar as calorias e gorduras, prefira carnes magras, como maminha, filé mignon, coxão mole ou duro e lagarto, consumidos de duas a três vezes por semana. Um bife médio de carne magra tem de 150 a 200 calorias”.
Além disso, alimentos que são fonte de proteína vegetal, como feijão, soja, lentilha, grão de bico; ou animal, como leite, derivados e ovos, também são importantes. “Apesar da carne ser mais eficiente na formação dos músculos, o ovo leva uma vantagem: sua gema possui vitamina B12, que ajuda na diminuição dos níveis de gordura e ajuda na contração muscular”, indica Paula.
Ela também sugere o salmão como opção, por ser fico em ômega 3, gordura benéfica que estimula a produção de hormônios, favorecendo o crescimento muscular. “Vale lembrar que 70% por cento da massa muscular resulta da alimentação e do descanso, enquanto os outros 30% vêm dos exercícios de força”, reforça Paula.
Alimentos que previnem câibras, dores ou outras lesões
As opções ricas em potássio são as mais indicadas, conforme explica a nutricionista Salete, como banana, melão, banana, tomate, laranja, melão, batata, batata doce, espinafre, folhas de nabo, couves em geral e outros vegetais folhosos verdes, a maioria das ervilhas e feijões.
Alimentos que dão mais energia
Salete explica que a alimentação, tanto de sedentários quanto de praticantes de esportes, deve ter cerca de 50 a 65% de carboidratos do total de calorias. “Os carboidratos ingeridos são metabolizados até se transformarem em glicose, que é utilizada pelo organismo para a produção de energia, nosso principal combustível, especialmente para o cérebro. Além disso, os carboidratos preservam a massa muscular”. Entre os alimentos que fornecerão combustível estão as principais fontes de carboidratos, como trigo, arroz, milho, pães, biscoitos e bolachas, massas, farinhas, e os tubérculos, como batata e mandioca.
A dica da nutricionista Paula é trocar o pão branco pela versão integral. “Alimentos integrais têm absorção gradativa pelo organismo, o que gera mais energia”, explica. Ela também indica a banana e a pêra como opções que ajudam a manter a disposição; além da couve que também é rica em vitamina A, E e D. “Pode ser incluída uma folha em sucos para dar mais disposição”, recomenda.
Saiba o que comer de acordo com o horário
Se você malha de manhã: “o organismo estoca glicose no músculo e no fígado sob a forma de glicogênio. Esse estoque é limitado, por isso é importante que haja a ingestão de carboidratos antes do exercício, para que a massa magra (nossos músculos) seja poupada e não se transformem em energia”, explica Salete.
Opção 1: 1 pote de iogurte desnatado + 2 colheres de aveia + 2 colheres (de sopa) de uva passa + 1 banana picada
Opção 2: suco natural + duas fatias de pão integral + barrinha e cereal
Se você malha à noite: a nutricionista Salete indica, nestes casos, uma refeição por volta das 16h ou 17h para não comprometer o exercício. “Tente uma refeição com carboidratos e proteínas, por exemplo, um sanduíche leve e sem muita gordura, por volta desse horário”.
Opção 1: 5 torradas + 1 suco de melão ou uma vitamina de leite desnatado batido com mamão e aveia. “Esses alimentos tem ação diurético e rico em fibras, e excelente para ser consumido à noite”, explica a nutricionista Paula
Opção 2: 2 fatias de pão integral com uma ponta de faca de margarina diet + 1 fatia de queijo fresco + 1 fatia de melão + 3 damascos
Se você malha no horário do almoço: muitas pessoas só tem a hora do almoço para malhar e, segundo Paula, o ideal é o comer depois do treino. Nestes casos, é imprescindível que a pessoa tome um café reforçado e um lanche no meio da manhã, como um iogurte ou uma fruta
Para quem almoça antes (de 1h a 3h antes): cerca de 100 a 400 calorias ricas em carboidratos (arroz integral e batata, por exemplo) + proteínas (carne vermelha, peixes, frangos, ovos) e o mínimo possível de gordura

Para quem almoça depois: 1 prato(raso) de massa com molho à bolonhesa + mais prato (sobremesa) de salada (alface, cenoura, kani) + 1 pêssego

Estação Ferroviária de Viana atrai turistas no fim de semana


A Estação Ferroviária de Viana tem se tornado ponto de turismo aos finais de semana. Foi o que a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Viana constatou no último fim de semana, que por sinalfoi bem agitado no local. É que aproveitando esse mês de férias, cerca de 120 pessoas, dentre elas moradores da região, turistas de vários municípios, estados e também de outros países, apreciaram a cultura local por meio do artesanato exposto pela equipe do Artemão. Também partiu da Estação o Passeio do Trem das Montanhas, que levou cerca de 60 visitantes para conhecer a região de montanhas do município e dos demais da Região Serrana capixaba.
O diretor do Departamento de Turismo, Rodrigo Poltronieri, salientou que a visita à Estação Ferroviária proporcionou aos visitantes um amplo conhecimento sobre a história do município. “Eles elogiaram muito o atendimento e a recepção e ficaram encantados com o nosso artesanato. Divulgando a cidade o turismo aumenta”, comenta.
A assessora técnica Marivone Pereira informou que “o fluxo de turistas foi muito importante, pois contribuiu para divulgar as delícias e belezas de Viana, além de tornar o município mais conhecido”, ressalta.
Serviço
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira de 09h às 18h.
Finais de semana e feriados: 09 às 18h.
Ouvidoria da Prefeitura de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 2124-6706

E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Cariacica promove melhorias no trânsito na chegada à Segunda Ponte


O trecho inicial do canteiro central da BR 262, em Jardim América, está sendo recuado em 15 metros. A iniciativa tem o objetivo de ampliar a largura da pista de rolamento, facilitando o acesso dos veículos que seguem à esquerda, rumo à subida da Segunda Ponte, na saída do município. Os congestionamentos na BR, em frente ao Estádio da Desportiva Ferroviária, eram agravados por esse estreitamento de pista, principalmente nos horários de pico, quando um maior número de automóveis se acumula para acessar a Ponte do Camelo, indo para Vila Velha, e avançam para as faixas destinadas ao trânsito direcionado à Segunda Ponte.
A modificação do canteiro central teve início na manhã desta terça-feira (21). Um poste com quatro luminárias foi reposicionado, obedecendo ao novo traçado do canteiro, e serão removidos os blocos e os meios-fios do canteiro na área a ser ampliada. Para realizar o trabalho na rodovia federal, a Prefeitura de Cariacica obteve autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e contou com a orientação técnica da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
local      
O prefeito Geraldo Luzia Júnior acompanhou o serviço de perto. Motoristas que passavam na rodovia fizeram gestos de aprovação da medida de melhoria do trânsito. “É menos um ponto de retenção para ajudar na mobilidade urbana. Melhora, especialmente, para quem está no transporte público, porque se traduz em menos espera. Está sendo importante na concretização dessa iniciativa o bom diálogo mantido entre prefeitura, Dnit e PRF”, avaliou o prefeito Juninho. Desde 2010 havia pedidos nesse sentido protocolados no Dnit. O policial rodoviário federal Marcos Rainha fiscaliza esse trecho da BR 262 e ansiava pela mudança realizada.
“Vai organizar o trânsito, reduzir acidentes e facilitar o nosso trabalho”, falou. Os horários de maior retenção de carros na rodovia vão das 7h às 9h e das 17h às 19h.

Turistas e moradores podem fazer visitas monitoradas ao Centro histórico


Turistas e moradores contam com visitas monitoradas gratuitas no Centro histórico de Vitória. Dos 51 pontos turísticos e culturais que integram a área, sete são monitorados pelo projeto Visitar e ficam abertos à visitação de terça a domingo, inclusive feriados, das 9 às 17 horas.
O atendimento é realizado por monitores capacitados que apresentam aspectos históricos, arquitetônicos e culturais de cada espaço. Também está disponível para o visitante o Mapa do Centro histórico (bilíngue), além de um folder de cada monumento.
Catedral Metropolitana, Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Convento São Francisco, Igreja de São Gonçalo, Theatro Carlos Gomes, Capela Santa Luzia.
Vitória é uma cidade de antigas edificações. Mesmo antes de tornar-se a capital do Espírito Santo, seu território já comportava capelas, fortes e espaços hoje transformados em monumentos históricos que trazem à ilha a história da dominação, da luta dos nativos e do desenvolvimento. O patrimônio histórico do Centro é mais antigo do que os das cidades de Ouro Preto (MG) e de São Paulo (SP).
Ao chegar ao Centro de Vitória é possível encontrar construções em excelente estado de preservação, datadas a partir da primeira metade do século XVI, quando foram construídas, após o rei português Dom João III ter introduzido o sistema de donatários para cada Capitania - faixas de terra traçadas do litoral até a linha imaginária estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas.
A Capitania do Espírito Santo ficou sob o comando de Vasco Fernandes Coutinho, que iniciou a administração, colonização, proteção e desenvolvimento da região, conforme os objetivos de dominação da casa real portuguesa.
Assim, antes mesmo de a cidade de Vitória ter sido fundada, a Capela de Santa Luzia foi construída por Duarte de Lemos, provavelmente após sua chegada à capitania, em 1537. A capela foi erguida sobre uma pedra, na região atualmente chamada de Cidade Alta. É a construção mais antiga de Vitória. Somente 17 anos depois, em 1554, a pouco menos de mil quilômetros de distância de Vitória, os jesuítas construíram o edifício de um colégio, marcando o início da cidade de São Paulo.
A pequena igreja do Centro de Vitória é ainda mais antiga do que a cidade colonial mineira de Ouro Preto, tida como uma das mais antigas do Brasil. Ouro Preto surgiu com o nome de Vila Rica entre 1693 e 1698, provavelmente a partir de uma expedição comandada pelo bandeirante Duarte Lopes. Ou seja, Ouro Preto surgiu 130 anos após a construção da Capela Santa Luzia. 
Traçado colonial
Vitória foi fundada oficialmente no dia 8 de setembro de 1551. A cidade manteve seu traçado colonial até o início do século XX, quando foram produzidas mudanças urbanas e o perfil do território foi alterado por grandes aterros e obras viárias. Apesar dessas grandes transformações urbanas, a área central conservou um grande acervo cultural, com patrimônios datados dos séculos XVI ao XX, por meios dos quais a memória da sociedade capixaba encontra grande parte de sua história.
As mudanças urbanísticas no Centro de Vitória, principalmente a partir da década de 50 do último século, acompanharam a nova função comercial estabelecida para a região, transferindo-se para área norte da cidade a maioria das habitações.
Informações

Mais informações sobre o projeto Visitar podem ser obtidas pelos telefones (27) 3235-7078 e 3235-2002, de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas ou pelo e-mail projetovisitar@vitoria.es.gov.br.

Movimento Popular Chega de Inundações realiza reunião no Dispensário



Contando com a presença do ex-prefeito de Vila Velha e Cariacica e ex-deputado federal Constituinte, Vasco Alves de Oliveira Júnior; de Marcos Zitimo Cardoso, representante do Vice-Prefeito de Vila Velha, Dr. Rafael Favatto, e de Otávio Meirelles, Ouvidor do ARSI – Agência Reguladora de Saneamento Básico e Infra-estrutura Viária do Espírito Santo, o Movimento Popular Chega de Inundações, realizou na noite de hoje (quarta-feira) reunião no Dispensário, localizado na Prainha, em Vila Velha.
A reunião foi presidida pelo ex-prefeito de Vila Velha e Cariacica, e ex-deputado federal Constituinte, Vasco Alves de Oliveira Jr, mostrou que o Movimento está preocupado com as chuvas que assolaram a cidade de Vila Velha nos últimos dias de 2013, deixando milhares de famílias desabrigadas e desalojadas.
Da reunião foram apresentadas três propostas para serem levadas adiante, a primeira de criação de Comissões dentro dos bairros e um Conselho para cuidar e fiscalizar as obras de limpeza e manutenção dos canais que cortam Vila Velha; a segunda proposta é a de solicitar isenção da taxa de IPTU à Prefeitura Municipal de Vila Velha, principalmente dos moradores de áreas que foram alagadas e também de pessoas que foram desalojadas; a terceira proposta é a de processar os responsáveis pelos alagamentos na cidade.

Além dessas propostas citadas acima, foi sugerido ainda uma campanha maciça de obsessão pelas enchentes onde a população deverá ser orientada a ter cuidados com o lixo que é jogado nas ruas, pois eles podem causar danos e novas enchentes na cidade.

Prefeito se reúne com comunidades atingidas pelas chuvas

 

A reunião aconteceu na tarde desta quarta-feira e o prefeito debateu o tema dos algamentos com as lideranças.
O prefeito Rodney Miranda reuniu-se na tarde desta quarta-feira (15/01) com líderes comunitários de diversos bairros que foram atingidos fortemente pelas chuvas do mês de dezembro como Pontal das Garças, Darly Santos, Jardim Guaranhuns, Vila Guaranhuns, Jockey de Itaparica, Nova Itaparica e Praia das Gaivotas. Na reunião o prefeito ouviu os pedidos das comunidades e aproveitou para apresentar o que tem sido feito no período pós-chuvas.
O prefeito lembrou que, passada a época crítica, a prefeitura tem concentrado esforços para que a cidade volte a normalidade. “Estamos com equipes constantes de limpeza em 16 frentes de trabalho para atender as regiões mais atingidas. Além do trabalho intensivo da prefeitura estão sendo distribuídos mais de 10 mil kits de higiene para ajudar na limpeza das casas”. 
No campo da saúde, as tendas do exército continuam funcionando no bairro Araçás com atendimento médico clínico, diariamente. “Estamos preparando uma ofensiva contra a dengue. A aplicação do inseticida nos bairros que era feita a cada 15 dias agora passou para 7 dias.  Além disso mais 122 agentes começam a trabalhar nos próximos dias. Vamos preparar campanhas educativas sobre contaminações e reforçar nossas equipes médicas”, disse Rodney.
Ações - A Prefeitura já realizou ações de cidadania em Guaranhuns, Darly Santos e no próximo sábado chega a Ilha dos Bentos. O prefeito lembrou que é importante que os cidadãos compareçam as ações para que todos os moradores afetados façam seus cadastros na Defesa Civil e sejam incluídos em diversos programas pós-chuvas do Governo do Estado.
 “A Defesa Civil também está fazendo a vistoria nas áreas mais afetadas. Nossa intenção é que depois das chuvas nenhum de vocês esteja em perigo devido a fissuras e deslizamentos de terra que podem afetar as moradias”, pontuou o prefeito.
Rodney Miranda lembrou que o combate aos alagamentos é uma prioridade do governo, e que serão investidos mais de R$ 500 milhões nestes trabalhos nos próximos anos. “Por isso estamos trabalhando desde janeiro com ciclos de limpeza nos canais, mutirões de limpeza e desobstrução de passagens de água. Já iniciamos a dragagem do canal da Costa, Guaranhus e Canal do Congo. Eu e minha equipe estamos empenhandos em buscar recursos com o Governo do Estado para que novos projetos sejam iniciados o quanto antes. Em breve vamos começar a dragar o Rio Jucu e o Rio Marinho.”

O prefeito finalizou a reunião agradecendo a todos e se colocando à disposição para qualquer esclarecimento por parte das comunidades. “Agradeço a todos que enfrentaram esta situação crítica provocada pelas chuvas. Somente em cooperação conseguiremos encontrar uma solução para os problemas da cidade e este tipo de diálogo é fundamental para isso”, finalizou.

Canelas-Verdes não querem mais enchentes


Nove meses depois da última chuva torrencial que caiu sobre a cidade, Vila Velha sofreu nos últimos quinze dias do ano passado (2013) uma das maiores enchentes de sua história. Os canela-verdes jamais poderiam imaginar que de repente a cidade chamaria a atenção dos técnicos da NASA – Agência Aero Espacial Norte Americana que constatou que a região recebeu naqueles dias a maior carga de água do mundo, causado pela ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul que cobria desde a Amazônia até parte do litoral capixaba.
Como se não bastasse tanta chuva vinda de cima, o Rio Jucu superou toda a sua marca e por pouco não estourou o dique cuja construção foi efetuada em meados do século passado, e ampliado na década de 80 pelo ex-prefeito Vasco Alves de Oliveira Júnior.
Em meio a tantos problemas, ainda houve outras situações que deixaram o povo canela-verde completamente indignado, mas esse fato foi logo superado com ações emergenciais para evacuação das águas do Rio Jucu e o escoamento do Canal Guaranhuns que inundou toda uma região desde parte do Bairro Santa Mônica Popular, compreendendo ainda os bairros de Gaivotas, Portal das Garças, Jockey, Itaparica, Nova Itaparica, Ilha dos Bentos, Guaranhuns, Jardim Guaranhuns e Araças em uma extensão de pouco mais de 3 km de uma ponta a outra do enorme lago que se formou nesses bairros.
O pior Natal de todos os tempos – Tão cedo a população de Vila Velha não irá se esquecer da noite de 24 de dezembro, pois o Boletim Oficial emitido pela Prefeitura Municipal de Vila Velha, informava que haviam sido registradas 721 ocorrências, sendo que mais de 600 já haviam sido atendidas, e as principais ocorrências eram de alagamentos que fizeram 444 pessoas desabrigadas, e mais de 15 mil desalojados (valor estimado pela Defesa Civil).
O volume das águas – De acordo com o Incaper – Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, até aquela data havia caído 525,25 mm de chuva, quando a previsão efetuada para o mês de dezembro era de 193 mm.

A Grande Vitória – De acordo com as notícias que eram veiculadas pela rede social, além de Vila Velha, o município da Serra e parte de Cariacica sofreram com as chuvas, assim como parte da capital capixaba, Vitória, que teve desmoronamento de terras.
O estado – No estado do Espírito Santo, todos os outros municípios também sofreram com as chuvas, sendo que os mais atingidos foram:

Colatina, Baixo Guandu e Afonso Cláudio. Além desses os municípios de Águia Branca, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Ecoporanga, Ibitirama, Itaguaçu, Itapemirim, Iúna, Jaguaré, João Neiva, Linhares, Nova Venécia, Pancas, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Tereza, São Gabriel da Palha, São Mateus e São Roque do Canaã, também sofreram enormes prejuízos com as enchentes, alagamentos, desmoronamentos de terras, destruição de estradas de rodagem, etc.


As perdas – Até a noite de 24 de dezembro, o Estado contabilizava 14 mortes, sendo que sete foram em Itaguaçu. Ao final do ano, para Vila Velha só ficaram os registros de desabrigados e desalojados e nenhuma vítima fatal. 

Bandes: investimentos em melhora genética fazem pecuária de leite aumentar a produção


Cuidados com alimentação, manejo correto dos animais além de boas matrizes para melhora genética são essenciais para que a produção leiteira capixaba aumente. Para todas as etapas de produção é necessário investimento de forma eficaz para o aumento da quantidade e qualidade da pecuária leiteira. Apenas em 2013, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) liberou R$ 25,6 milhões para o setor, grande parte destinada aos pequenos produtores.
O Bandes tem tido nos últimos 14 anos participação relevante no financiamento de investimentos para produtores familiares dedicados à pecuária leiteira no Espírito Santo por meio da linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). De 2002 até 2013 o valor total dos recursos contratados atingiu R$ 261,6 milhões.  Quase metade desse montante foi aplicada em pequenas propriedades da região Noroeste do Espírito Santo, nos municípios de Barra de São Francisco, Nova Venécia e Colatina.

Os recursos aplicados representam investimentos em qualidade dos produtos e ampliação da produção em diversas propriedades do Espírito Santo. Como o Estado abriga, em sua maioria, pequenas e médias propriedades rurais, os recursos advindos do crédito são importantes para o desenvolvimento da pecuária de leite, promovendo um crescimento econômico descentralizado em todo Espírito Santo.

Polícia Militar flagra pescadores descumprindo o período da Piracema


Policiais militares que atuam no Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) flagraram pescadores em Baixo Guandu e Colatina descumprindo o período da Piracema nessa quarta-feira (22). Os apetrechos de pesca foram apreendidos e encaminhados para unidade de polícia local.
Em Baixo Guandu, os militares flagraram um pescador com aproximadamente dois quilos de peixes na Usina Hidrelétrica de Mascarenhas.  Ele foi conduzido à delegacia, enquanto os pescados foram doados para uma instituição filantrópica.
Dando continuidade nas fiscalizações, policiais flagraram mais três pescadores que estavam pescando na foz do Córrego São Silvano, em Colatina, sendo encontrada uma tarrafa, três redes, diversos apetrechos de pesca e ainda cerca de três quilos de peixes.
Segundo o capitão Anderson Zambon, comandante da 2ª Companhia Ambiental, as fiscalizações na área da Usina Hidrelétrica tem sido constantes e por consequência vários pescadores são flagrados descumprindo as normas proibitivas. Disse ainda que intensificou o policiamento ambiental na área e buscará identificar outros infratores que consigam escapar à fiscalização. “O policiamento será mantido durante todo ano, e não somente no período da piracema”, finalizou.
Piracema
A piracema acontece todos os anos, no início do período das chuvas, sendo considerado um essencial fenômeno natural para a preservação dos peixes. Esse fenômeno é caracterizado pela subida dos peixes em busca das águas mais amenas das cabeceiras dos rios, nadando contra a correnteza, inclusive, vencendo obstáculos naturais com o objetivo de reprodução. O período da piracema teve inicio no dia 1º de novembro de 2013 e segue até o dia 28 de fevereiro de 2014.
Apesar da proibição, muitos pescadores continuam praticando a atividade de pesca, que nessa época se torna ilegal, pois, interfere no equilíbrio biológico dos mananciais, gerando por consequência, diminuição da população de peixes.
De acordo com as normas estabelecidas no Decreto Federal nº 6.514/08, em seu artigo 36, quem for flagrado desrespeitando a legislação poderá sofrer uma multa de R$ 700,00 a R$ 100.000,00, com acréscimo de R$ 20,00, por quilo ou fração do produto da pescaria, e terá todo o material usado na atividade de pesca e o pescado apreendidos. Além do pagamento de multa, a pessoa física ou jurídica responderá por crime ambiental, conforme estabelece a Lei 9.605/98, cuja pena de detenção de vai de um a três anos.

O BPMA orienta que a população que ao suspeitar de algum crime ambiental deve ligar imediatamente para o número do BPMA da região, sendo eles:

Região Centro/Serrana - (27) 3636-0173
Região Norte/Noroeste - (27) 3711-8151
Região Norte/Nordeste - (27) 3763-3663
Região Sul - (28) 3521-3358
Região do Caparaó - (28) 3553-2042

Ou e-mail: bpma@pm.es.gov.br

Uma exposição “Para Todos” na Assembleia Legislativa


A exposição “Para Todos – História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência” foi aberta no Pilotis da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). A mostra passou por diversas capitais brasileiras e agora chega à Vitória, onde fica até o dia 7 de fevereiro. O objetivo dos organizadores é levar aos mais variados públicos um pouco da história da evolução do movimento político das pessoas com deficiência no Brasil.
A nova proposta gráfica e cenográfica da exposição foi elaborada buscando concretizar a comunicação de forma que o levantamento histórico – textos e imagens, objetos, vídeos e audiovisuais – estivesse em harmonia com o projeto arquitetônico. A ideia é oferecer acessibilidade para um público bem diverso, de diferentes idades e segmentos, com deficiência ou não.
Os visitantes poderão seguir um “percurso” com piso podotátil para conhecer a linha do tempo da história das pessoas com deficiência desde as épocas mais remotas até hoje. Durante o trajeto eles vão encontrar grandes paineis com informação visual, audioguias e totens. Além disso, existe um espaço dedicado às pessoas com deficiência que fizeram sucesso em áreas como esporte e cultura. Também compõe a mostra uma mesa com material multimídia e jogos interativos para todos os públicos.
O deputado estadual GenivaldoLievore (PT), presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos da Ales, ressaltou a luta das pessoas com deficiência. “Hoje é mais um de dia de luta pela cidadania e pelos direitos humanos e, dia de luta, também é dia de alegria. Num país marcado historicamente pela violação dos direitos humanos, que começou contra os índios e os negros e, no cotidiano, de preconceito e intolerância, é importante esse tipo de exposição”, afirmou.
O representante da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República, Luiz Clóvis Guido Ribeiro, discursou a respeito do objetivo da exposição. “Ela resgata a história das pessoas com deficiência, divulga suas conquistas e estimula a participação social nas políticas públicas. Estamos provando que as pessoas com deficiência e algum tipo de limitação podem exercer a cidadania. Agradeço a participação de todos e a Ales por terem disponibilizado este espaço”, disse.
Genivaldo espera que a exposição sensibilize os gestores públicos e os demais segmentos da sociedade para garantir o direito das pessoas com deficiência. “A superação das desigualdades e as conquistas de direitos só vem com envolvimento da sociedade. A mostra é uma parceria de várias instituições. Diversos representantes de entidades vieram prestigiar a abertura do evento, como da Apae, dos conselhos das pessoas com deficiência e dos direitos humanos, dentre outros”, destacou o parlamentar.
A cadeirante Renata Santos veio conhecer a exposição e aprovou a iniciativa. “Os organizadores tiveram a percepção de atender a todos os públicos. Eu vi material em linguagem de sinais e braille. É importante que as pessoas que nunca viram uma exposição desse tipo venham conhecê-la para compreender as dificuldades que temos”, declarou.
Estiveram presentes na abertura da exposição o subsecretário de Estado de Direitos Humanos Perly Cipriano, a representante da Organização dos Estados Ibero-Americanos Silvana de Oliveira, a representante do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONDEF) Marcia Patrício de Araújo, e demais representantes de entidades que trabalham com pessoas com algum tipo de deficiência.
Serviço
Exposição “Para Todos – História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência”
Quando: de 21 de janeiro até 7 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

Onde: Pilotis da Ales

Matéria veta acúmulo de função no transporte coletivo


Empresas do transporte urbano não poderão mais obrigar motoristas a exercerem a função concomitante de cobrador. É o que estabelece o Projeto de Lei 48/2013, de autoria do deputado Sandro Locutor (PV).
As funções típicas de cobrador, segundo o projeto, vão desde o recebimento do valor das passagens até o cálculo diário do que foi arrecadado e o auxílio a pessoas com deficiência física no acesso e saída dos ônibus.

O parlamentar justifica que o acúmulo de funções - dirigir, contar dinheiro, liberar passageiro e prestar atenção no trânsito – acaba provocando inúmeros acidentes.

De acordo com Sandro Locutor, o trabalho de motorista já é “muito penoso” e se caracteriza por riscos como exposição a ruído, vibração, variações térmicas, gases, vapores, fuligem e agentes microbianos, além de problemas com postura e trabalho repetitivo. 

Proposição institui pedágio mais barato para idosos


Proprietários de veículos automotores com idade igual ou superior a 60 anos poderão ter direito à redução de 50% no valor do pedágio cobrado nas vias públicas estaduais e nas federais exploradas pelo Governo do Estado por delegação federal. O deputado José Esmeraldo (PR) apresentou ao Plenário da Assembleia Legislativa (Ales) o Projeto de Lei 110/2013 dispondo sobre o benefício e a matéria se encontra na Procuradoria da Casa para análise e parecer.
O artigo 2º do projeto prevê que, em face dos custos decorrentes da aplicação da medida, o Poder Executivo poderá estabelecer em favor do concessionário, de acordo com as peculiaridades do serviço, outras fontes de receita, na forma prevista no edital, as quais deverão ser consideradas de modo a assegurar a modalidade da tarifa.
Ao justificar a proposição, José Esmeraldo argumenta que ao longo da vida os idosos já efetuaram uma série de contribuições sociais, tributárias, previdenciárias e fiscais. “Agora, na melhor idade, cabe ao poder público dar a sua contrapartida”, defende.
Para preservar o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de administração de rodovias, a matéria prevê prazo de 120 dias para a lei, caso seja aprovada, entrar em vigor. Esse tempo seria concedido para a adaptação dos contratos já em execução pelo concessionário.

Sancionada lei que proíbe inclusão de material de uso coletivo em lista escolar


Com a volta às aulas, pais devem estar atentos à lista de material solicitada pelas escolas. Já é lei a proibição de incluir itens como papel ofício em grandes quantidades, papel higiênico, álcool, flanela e outros produtos de limpeza e escritório.
A lei aprovada pelo Congresso Nacional no ano passado (12.886/13) proíbe que esses itens, considerados de uso coletivo, sejam cobrados dos pais.
Caso constem do contrato firmado entre escola e pais, a cláusula será considerada nula, isentando os pais da obrigação de fornecer os produtos, mesmo que tenham assinado o contrato. As escolas também não poderão criar taxas específicas de material escolar para compensar os gastos com esse material.
Denunciar ao Procon - O vice-presidente da Associação de Pais e Alunos do Distrito Federal, Ricardo Calembo Marra, lembra que uma lei local já proibia essa prática desde 2009. Segundo ele, no entanto, as escolas vêm descumprindo a lei.
Ele afirmou que a entidade já denunciou o problema ao Procon e à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB): "O material solicitado pela escola deve vir acompanhando de um plano de execução ou de utilização, mas, segundo nosso levantamento, nenhuma escola está apresentando esse plano de execução, em que pese nós termos solicitado ao sindicato".
Uso em grupo - Fátima Mello, representante do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF, explica que a lista de material inclui itens para uso individual do aluno, bem como itens para uso em grupo: "Por exemplo, a resma de papel, não é que ela está proibida de ser pedida na lista de material. Se a resma de papel vai ser para consumo do aluno dentro da sala de aula ou em outro ambiente da escola para desenvolver o projeto pedagógico, é permitido pedir essa resma de papel".
Cinco anos de tramitação - O texto da lei, cujo projeto tramitou por cinco anos na Câmara e no Senado, foi apresentado pelo deputado Chico Lopes (PCdoB-CE). Segundo a proposta, os custos de material de uso coletivo devem sempre ser considerados no cálculo do valor das anuidades escolares.
De acordo com o deputado, são abusivos os contratos que exigem dos estudantes a aquisição de material que será utilizado coletivamente por eles ou pela administração da escola.

Fita adesiva, cartolina em grande quantidade, grampeador e grampos, papel para impressora, talheres e copos descartáveis, esponja para louça, pastas, plástico para pastas classificadoras, cartuchos de impressão, apagadores e até medicamentos são outros itens citados como não permitidos na justificativa do projeto que agora é lei nacional.

Projeto proíbe contratos de fidelização de usuário de serviços de telecomunicações


A Câmara analisa o Projeto de Lei 5267/13, do deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES), que proíbe cláusulas contratuais que obriguem a fidelização do consumidor e o pagamento de multas para o cancelamento antecipado de contratos de prestação de serviços de telecomunicações.
O projeto altera o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), acrescentando essas práticas entre as consideradas como abusivas pelo código. Conforme o texto, as cláusulas contratuais de fidelização passarão a ser consideradas como nulas.
“Hoje, com a fidelização, temos a imposição de uma verdadeira prisão aos usuários dos serviços de telecomunicações, que ficam impossibilitados de trocar de operadora, mesmo que lhes sejam oferecidas mais vantagens e melhores preços por um concorrente de sua operadora atual”, argumenta o autor do projeto.
Validade para a internet
De acordo com a proposta, a proibição valerá para contratos de telefonia fixa, de telefonia móvel e para o provimento de acesso à internet.
Ressalta-se, porém, que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não considera o provimento de acesso à internet como serviço de telecomunicações, mas como Serviço de Valor Adicionado – ou seja, como atividade que acrescenta valor a um serviço de telecomunicações que lhe dá suporte e com o qual não se confunde.
Tramitação
De caráter conclusivo, a proposta será analisada pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Íntegra da proposta:
PL-5267/2013

Anote

A Exposição “Para Todos – História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência”, pode ser visitada de segunda à sexta-feira, nos Pilotis da  Assembléia Legislativa, na Enseada do Suá, até o dia 7 de fevereiro, das 9 às 17 horas.


Cariacica ganhará brevemente uma unidade para o Corpo de Bombeiros Militar. A localização privilegiada facilitará o atendimento de socorro em casos de acidentes automobilísticos na Rodovia BR-101.



Seria interessante o Governo do Estado, incluir Cariacica no Sistema Aquaviário em 2014, uma vez que a população de lá, é uma das que mais utiliza as barcas para se deslocar até o Centro de Vitória.



E agora, para onde vai a Câmara Municipal de Cariacica? O DER já sinalizou todo o pátio daquela casa de leis, e os vereadores já não sabem mais onde irão realizar suas sessões.


Enquanto o DNIT se preocupa com o recapeamento asfáltico da BR-101, os semáforos instalados por eles no mesmo local não funcionam. Até quando?


Se esta cena fosse flagrada em Vila Velha, iriamos entender que trata-se de precaução, mas o fato está acontecendo em Cariacica. Um barco estacionado em local reservado para cadeirantes.



A exemplo de Guarapari décadas atrás, a Prefeitura de Vila Velha, vem fiscalizando a orla para coibir a ação de vendedores ambulantes sem autorização para comercializar seus produtos.

Viana vem se preparando para receber turistas, tanto que já viabilizou visitas a antiga Estação Ferroviária da cidade.


Carnaval de Congo em Cariacica, pode se tornar Patrimônio da Humanidade, pela Unesco.