sexta-feira, 18 de julho de 2014

Capa da Edição de Junho/2014


Campeão Mundial de Karatê avalia atletas em Vila Velha



“Potencial forte”, com essas palavras o campeão mundial de Karatê Kyokushin, o baiano, Francisco Filho definiu o nível e a qualidade dos atletas que praticam esse esporte pelo Instituto de Karatê Kyokushin e Desenvolvimento Social, cujas aulas são ministradas pelo Sensei Paulo Cesar do Carmo.
A emoção certamente foi o sentimento que tomou conta do coração dos mais de 100 atletas de karatê que compareceram a Academia de Karatê Kyokushin, localizada na Praia da Costa, em Vila Velha, no primeiro final de semana do mês de junho (7 e 8). O motivo foi a presença do campeão mundial de Karatê Kyokushin K-1, Francisco Filho, que ministrou uma aula mostrando toda a técnica dos principais golpes desse esporte. No dia seguinte (8) cerca de 100 atletas que residem no bairro João Goulart fizeram o exame de faixas e foram avaliados pelo campeão mundial.
A nova academia do Instituto Kyokushin, localizada na Avenida São Paulo, Praia da Costa ficou pequena para o número de pessoas que foram lá para participar da inauguração, e assistir o seminário ministrado pelo campeão mundial.
Francisco Filho informou que esta é a primeira vez que vem ao Espírito Santo, com o intuito de avaliar atletas, pois das outras vezes veio a passeio. Sobre o nível dos atletas ele relatou que:
- Aqui há um material humano muito bom, eles tem um “kiah” muito forte, são empolgados e pelo espírito de luta dá para observar que é preciso lapidar a técnica de cada um. Ele informou que o pouco tempo em que esteve em Vila Velha e o contato com cada um não pode observar melhor a parte técnica, mas que pretende fazer essa avaliação em uma visita futura.
Informado de que a maioria dos atletas é do Bairro João Goulart, localizado na região 5 de Vila Velha, Francisco Filho, disse que:
- É importantíssimo tanto para a organização que precisa de pessoas assim, comprometidas com o ideal de levar o karatê para pessoas carentes, quem tem muita sede e vontade de vencer, e por outro lado estar trabalhando com o desenvolvimento da criança, pelos aspectos físico, espiritual e mental. Dessa forma, ele acaba ajudando os dois lados, explicou.
Indagado sobre as expectativas relativas aos Jogos Olímpicos que ocorrerão no Rio de Janeiro, em 2016, o campeão explicou que,
- O Brasil é um país com um potencial muito forte, pessoas com estrutura física forte, o pessoal tem muita garra, e por ser um país que luta com as dificuldades, afinal nós já nascemos com isso aí, então a gente tem sim, muita chance de trazer medalhas, concluiu.
No sábado, o campeão ministrou um seminário para os atletas adultos, sobre as técnicas dos golpes e exercícios para o aprimoramento físico e técnico. No domingo, os atletas da academia que residem no bairro João Goulart fizeram avaliação de faixas com o campeão.


Sistema de Graduação

Os exames de faixa são realizados a cada quatro meses, obedecendo à seguinte ordem de graduação:

1. Branca (10º kyu)
2. Laranja (9º kyu)
3. Azul (8º ou 7º kyu)
4. Amarela (6º ou 5º kyu)
5. Verde (4º ou 3º kyu)
6. Marrom (2º ou 1º kyu)

O exame de faixa preta é anual, sendo o modelo brasileiro um dos mais exigentes do mundo.

1. Preta (de 1º a 10º dan)

Para todas as graduações, são exigidos conhecimentos teóricos (prova escrita) e técnicos (testes de força e luta). São considerados também o comportamento e a freqüência nas aulas.
Exigências do Exame para Mudança de Kyu:

Para faixa LARANJA:
Parte Escrita: Meu objetivo dentro do Kyokushin
Parte Técnica: Movimentos do Kihon Gueiko
Kata: solicitar informação para o seu professor
Força: 10 flexões (seiken) - Bananeira 30s (com apoio)
Tobi Yoko Gueri: com obstáculo
Kumite: 1 luta

Para faixa AZUL:
Parte Escrita: Dojo Kun
Parte Técnica: Nomes e Movimentos do Kihon Gueiko
Kata: solicitar informação para o seu professor
Força: 10 flexões (5 dedos) - Bananeira 30s com seiken (com apoio)
Tobi Yoko Gueri: com obstáculo
Kumite: 1 luta

Para faixa AMARELA:
Parte Escrita: Armas do Corpo (mínimo 10)
Parte Técnica: Idogueiko - 1 a 4 movimentos (zenkutso, kokutso, e kiba dachi 90º)
Kata: solicitar informação para o seu professor
Força: 30 flexões (seiken) - Bananeira 1min com seiken (parede)
Tobi Yoko Gueri: com obstáculo
Kumite: 3 lutas

Para faixa VERDE:
Parte Escrita: Posturas (mínimo 10)
Parte Técnica: Idogueiko - 3 a 5 movimentos (zenkutso, kokutso, kiba dachi 90º e kiba dachi 45º)
Kata: solicitar informação para o seu professor
Força: 30 flexões (5 dedos) - Bananeira 1min com 5 dedos (parede)
Tobi Yoko Gueri: com obstáculo
Kumite: 5 lutas

Para faixa MARROM:
Parte Escrita: Kihon Gueiko em ordem
Parte Técnica: Gohon Gueri (15 voltas) e Idogueiko - 4 a 8 movimentos (zenkutso, kokutso, kiba dachi 90º e kiba dachi 45º)
Kata: solicitar informação para o seu professor
Força: Bananeira 30s com 3 dedos (parede)
Tobi Yoko Gueri: com obstáculo

Kumite: 10 lutas

6 palavras que você deve banir do seu vocabulário


Se você ainda não está ciente do poder que as palavras exercem sobre seus potenciais clientes, pense no que eles leem em suas páginas da internet. Há muitas palavras com conotações negativas?

Palavras são armas poderosas e o uso errado de algumas delas pode acarretar problemas para sua companhia ou marca. Se você ainda não está ciente do poder que as palavras exercem sobre seus potenciais clientes, pense no que eles leem em suas páginas da internet. Há muitas palavras com conotações negativas?

O Business Insider listou seis que você deve banir do seu vocabulário. Confira abaixo:

"Na verdade" e "mas"

Carolyn Kopprasch, executiva do Buffer, recentemente disse que quando se trata de atendimento ao cliente, palavras inofensivas podem criar uma grande distância entre você e seu cliente. Como exemplo, ela cita: "Na verdade, você pode fazer isso em 'Configurações'". Assim, você parece dizer que o cliente estava errado sobre alguma coisa. Já para a palavra "mas", ela diz que remover essa preposição ajuda na fluidez do discurso e a torna mais positiva.

"Apenas"

Essa palavra soa sempre, não importando o contexto, como negativa. Como, por exemplo, em: "Você pode esperar apenas um minuto?" Parece que você tem outras coisas mais importantes em vez de ajudar aquela pessoa.

"Sempre" e "nunca"

Ambas são palavras limitantes. Afirmar veementemente que você nunca ou sempre vai fazer algo pode soar negativamente dentro do contexto de uma conversa com clientes em potencial, desencorajando-os a contribuir com novas ideias - mostra que você tem uma visão de mundo limitada e não está aberto a novas opções.

"Deveria"


É claro que há coisas que você poderia fazer de forma diferente, mas não é por isso que deva ficar se julgando. Passar tempo demais pensando nas possibilidades do que poderia/deveria ter acontecido pode causar pensamentos negativos que não ajudam na sua ascensão profissional.

10 coisas horríveis que podem acontecer com quem trabalha sentado


A rotina de pouco movimento pode trazer graves consequências para sua saúde

"Quando o computador é a única forma de comunicação, o círculo social da pessoa tende a diminuir, e o sentimento de depressão e solidão aumenta"
Alguns trabalhos são essencialmente sedentários. Mas o que você pode não saber é que essa rotina de pouco movimento pode trazer graves consequências para sua saúde. A Business Insider listou alguns problemas que podem aparecer a longo prazo se você trabalha muito tempo sentado.
1. Baixo gasto energético. Ficar sentado por muito tempo reduz a termogênese das atividades que não são exercícios físicos e esse período contribui muito mais para o gasto calórico geral do que os exercícios.
2. Síndrome metabólica e diabetes. As contrações musculares que ocorrem com o tempo prolongado de imobilidade retardam a liberação da gordura na corrente sanguínea e diminuem o efeito da insulina, que leva à diabetes.
3. Comprometimento da postura. Ficar sentado provoca pressão nos discos lombares. Essa posição força a cabeça a ir para a frente e os ombros ficarem curvados para compensar a transferência de peso.
4. Lesões nas costas e na coluna e dores crônicas. A longo prazo, a pressão colocada nos tecidos musculares causa estresse muscular na parte baixa das costas, além de afetar os ligamentos. A pressão exercida pode levar a dores constantes, que são sintomas de doenças crônicas reumáticas e musculares.
5. Habilidades sociais diminuem. Interações limitadas à comunicação através da internet estão associadas a causas do declínio no envolvimento social e no bem-estar psicológico.
6. Solidão e depressão. Quando o computador é a única forma de comunicação, o círculo social da pessoa tende a diminuir e o sentimento de depressão e solidão aumenta. Ficar preso à sua mesa de trabalho também significa que você não está indo muito bem no lado de fora. A falta de raios solares pode causar deficiência em vitamina D, que pode levar, em alguns casos, à depressão.
7. Obesidade. Com o gasto calórico reduzido, o corpo passa a reservar mais tecido adiposo, levando ao aumento de peso e, em casos mais severos, obesidade.
8. Câncer. A pouca atividade física apresentou um aumento na incidência de câncer. Um estudo descobriu que as chances de mulheres desenvolverem câncer de mama, útero e ovário são maiores se elas têm trabalhos sedentários.
9. O risco de doenças cardíacas aumenta em até 64%.
10. A mortalidade de qualquer causa é afetada pelo tempo que passamos sentados, independentemente de fazermos ou não atividades físicas.

Se você está preocupado, o médico James A. Levine compartilhou dicas para o Business Insider para você sentar menos, se mover mais e viver melhor. Confira:

1. Periodicamente se movimente ao redor da sua cadeira

2. Fique em pé enquanto está ao telefone

3. Use uma mesa alta, que possibilite você ficar em pé de vez em quando

4. Tenha intervalos programados durante o dia

5. Caminhe com seus colegas, em vez de sentar em salas de conferência para reuniões


6. Posicione sua estação de trabalho em uma esteira, então você pode ficar em movimento ao longo do dia.

Sociais por Paulo de A. Ourives


O ex-governador do estado, Max Mauro e o ex-prefeito de Vila Velha, Max Filho são leitores assíduos do Jornal O Popular. Mensalmente eles recebem o jornal e distribuem alguns exemplares com seus correligionários.



Ao expulsar o advogado de José Genoíno do plenário do STF, o presidente Joaquim Barbosa causou a ira de órgãos como a OAB. O problema é que ao emitir nota contra o presidente do STF a OAB deu razão ao advogado, que segundo seguranças do STF, estava completamente bêbado. O detalhe é que o advogado queria que o STF julgasse o pedido para que Genoíno pudesse cumprir a sua pena em casa. Foi um verdadeiro show de inversão de valores e desrespeito ao Supremo Tribunal Federal.  



Mais de 600 pessoas participaram do 2º Congresso Brasileiro Médico Jurídico realizado entre os dias 26 e 28 de maio, no Itamaraty Hall, em Vitória. O congresso foi calcado na forma como o Direito disciplina a atividade médica o que tem gerado inúmeros debates em todo o país, uma vez que há um grande descompasso entre os deveres do Estado e a sua capacidade operacional na área da saúde.

Grupo de capixabas esteve presente na convenção nacional do PSDB em São Paulo com o intuito de consolidar a candidatura do presidenciável Aécio Neves (acima). Entre os presentes o ex-prefeito de Vila Velha, Max Filho (à direita).



Campeão Mundial de Karatê Kyokushin, Francisco Filho ladeado pelas professoras Maria Lúcia e esta colunista, além de Amélia e mais duas mães de alunos do Instituto Kyokushin de Desenvolvimento Social. Todas integrantes do Projeto Costurando Vidas. Francisco Filho esteve em Vila Velha, para inaugurar a nova academia na Praia da Costa, ministrar um seminário para atletas e fazer a avaliação dos karatecas do Bairro João Goulart.



Para refletir...
Semanas depois de serem multadas pelo MTE, a reportagem constatou que muitas lojas do Pólo de Confecções do bairro da Glória, preocupam-se com a acessibilidade e o conforto dos seus clientes. A constatação que fica é: se as lojas preocupam-se com o bem-estar dos clientes certamente não iriam tratar tão mal os seus funcionários.



Vila Velha sediará entre os dias 24 e 26 de setembro desse ano um Congresso sobre Segurança Pública, organizado pelo Conselho Nacional das Guardas Civis Municipais. Dia desses o presidente da entidade, Tenente Rogério Cabral, esteve em Vila Velha, ultimando os detalhes do encontro. Entre os temas serão debatidos a segurança pública e a PL 39. O Congresso é aberto ao público.

Tem vereador passando Procuração Pública para seus leitores, pois é um tal de “Eu, Vereador Fulano de Tal” para cá e para lá no Facebook que ninguém agüenta.

"As pessoas gostam de ser ouvidas, sentem-se importantes quando você mostra interesse pelo que elas têm a dizer, é uma maneira de demonstrar respeito. Sabendo ouvir mais, você vai entender melhor e terá mais tempo para elaborar uma boa proposta." Ciro Bottini

"O conformismo é o carcereiro da liberdade e o inimigo do crescimento."

John Fitzgerald Kennedy

Saiba como solicitar 2ª via gratuita de CNH



A Lei de nº 9.795 estabelece que o Estado do Espírito Santo não cobre taxa de 2ª via para emissão de documentos furtados ou roubados, cuja expedição seja de competência de seus órgãos. Sendo assim, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) orienta sobre a solicitação de 2ª via de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para esses casos.
O primeiro passo é fazer o boletim de ocorrência online ou em uma delegacia (BO) informando que seus documentos foram roubados/furtados, dentre eles a carteira de habilitação. Feito isso, ele deve se dirigir a qualquer agência do Detran|ES (Ciretran ou PAV) para protocolar o requerimento com os documentos necessários.
Os documentos a serem anexados no pedido são: cópia do documento de identidade ou de qualquer outro documento de identificação com foto; cópia autenticada ou original da fatura de água, luz ou telefone, expedido no prazo máximo de 90 dias em nome do usuário ou com declaração em nome de quem constar a fatura; cópia do BO; devendo conter o nome do documento roubado ou furtado; e o original para verificação.
O direito de isenção da taxa por motivo de furto ou roubo é concedido apenas aos condutores habilitados no Espírito Santo. Se o fato ocorrer fora do Território Nacional ele também poderá solicitá-la desde que o boletim de ocorrência, caso em língua estrangeira, tenha tradução por tradutor público juramentado.

A subgerente de Condutores, Eliana Cade, ressalta o prazo de entrega da 2ª via da carteira. “Assim que o cidadão dá entrada com a documentação exigida, ela é encaminhada à Central de Atendimento ao Renach (CAR) para conferência e a posterior emissão e expedição do documento. O prazo para entrega da CNH, no endereço cadastrado no sistema do Detran|ES, é de até cinco dias úteis”.

Escola Dançar conquista sete prêmios em Festival Internacional de Dança



O Estado do Espírito Santo vem se destacando no cenário nacional e internacional, por conta da qualidade e o excelente nível dos dançarinos da Escola Dançar. Ano passado, a escola conquistou dez prêmios das quinze categorias que concorreu no 11º Festival de Dança, realizado em Rio das Ostras, RJ.
Este ano, a escola foi a única a representar o Estado do Espírito Santo, no Festival Internacional de Dança, realizado entre os dias 2 e 8 de junho em Goiânia, GO, na presença dos maiores nomes do balé do país que contou ainda com jurados internacionais..
Dessa vez a escola conquistou sete prêmios


PROJETO SOCIAL DANÇAR - “Dança, Educação com Arte para Todos"
A dança funciona como verdadeiro instrumento de transformação social, desenvolvimento humano, sendo considerada atualmente uma forte aliada à formação educacional das crianças e jovens. Neste contexto foi criado há quinze anos o Projeto Social Dançar – “Dança, Educação Com Arte Para Todos”, que acolhe crianças e adolescentes carentes e talentosas de todos os bairros da Grande Vitória, proporcionando bolsas de estudos para o curso ballet clássico, com oportunidade de participar de outras modalidades, como jazz, dança contemporânea e técnica teatral para bailarinos.
O objetivo deste projeto é oferecer aos jovens um alicerce em sua formação pedagógica, contribuindo para alcançar a qualidade de valores morais, promovendo a sua inclusão social. Atualmente o projeto possui trinta e cinco bolsistas, em diversos níveis de ensino, alguns em mais de uma atividade. Muitos deles já se destacaram pelas premiações conquistadas em diversos festivais de dança no país, representando a Escola Dançar.

"Dançar é viver, voar sem ter asas, é expressar coração, é dizer sem falar uma palavra"

1º lugar solo livre júnior Larissa Araújo - BRINCANTE /
1º lugar solo livre juvenil com Thayná Gouveia- GENTE HUMILDE /
2º lugar solo livre juvenil com Evelyn Viguini - A LAVADEIRA /
2º lugar solo livre masculino avançado com Everaldo Moulin - FILHO DA TERRA /
3º lugar solo clássico juvenil com Caroline Gomes - PÉROLA NEGRA /
3º lugar duo clássico juvenil com Thais e Thayná Gouveia - LADO A LADO.
3º lugar Giselle Pás de Dix Paysant. Conjunto de Repertório Avançado.


Colaboração: Priscila Damasceno

Protesto contra impunidade


 
Bárbara
A cada dia mais e mais mulheres estão sendo assassinadas em crimes passionais e as famílias das vítimas sofrem ao conviver com a certeza da impunidade e a morosidade da justiça.

Ao conceder a liberdade ao assassino confesso de Bárbara Richardele, a Juiza Paula Cheim Jorge D´Avila proporcionou que a mãe da vítima, Selma dos Santos, iniciasse um movimento em protesto contra a ação da magistrada e da lei exigindo que o assassino voltasse para a prisão.
Francielly
No mesmo período em que Bárbara Richardelle era assassinada por seu ex-namorado, Francielly Aprígio Braga, 20 anos, era assassinada pelo casal P.R.S, 53 anos e L. A., 43 anos, e pelo filho do casal, A. A., de 21 anos, também em Vila Velha.
Em Cariacica, um faxineiro da Prefeitura também assassinou sua esposa por motivo passional, e este foi preso em flagrante no Terminal de Itacibá, denunciado por um dos filhos do casal que residia no mesmo terreno.
Dois pesos e duas medidas – A forma como Bárbara foi cruelmente assassinada e a justificativa da magistrada ao alegar que o assassino possui residência fixa contrariam caso semelhante ocorrido em 1992 no Rio de Janeiro, quando o ator Guilherme de Pádua e sua esposa assassinaram a golpes de tesoura a atriz Daniella Perez. Neste caso, a mãe da atriz, a escritora Gloria Perez conseguiu que a Justiça colocasse na prisão o casal de assassinos, e foi mais longe ao não permitir direito de defesa para os réus.
Homicídios – A estatística mostra que o número de homicídios já aumentou nos cinco primeiros meses do ano em relação ao ano passado. Em 2013, foram registrados 720 homicídios, enquanto em 2014 no mesmo período já foram registrados 758 homicídios.
Movimento e protestos – Desde que a juíza Paula D´Ávila se pronunciou favorável a liberdade do assassino de Bárbara, os familiares de Bárbara Richardelle e Francielly Aprígio vem desencadeando diversos movimentos em protesto contra a justificativa da magistrada.
No dia 30 de maio último, um grupo acompanhado do presidente do SINPOJUFES – Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal no Estado do Espírito Santo, Max Freitas Mauro Filho foi recebido pelo presidente da OAB-ES, Homero Mafra onde expuseram toda a sua indignação quanto ao procedimento da magistrada e solicitando ainda que o mesmo intercedesse junto ao Ministério Público Estadual e à Comissão de Direitos Humanos que a justiça fosse feita, e que o réu confesso voltasse para a prisão, uma vez que, para a família de Bárbara o réu não possui condições de conviver em liberdade face a frieza com que praticou o crime e por ter saciado à fome ao lado do corpo da vítima.

- Se ele estiver livre e algo ocorrer a ele, certamente a nossa família será acusada. Por isso não queremos vingança, queremos justiça - frisou Selma ao presidente da OAB-ES.
Não satisfeita com a repercussão do caso, as famílias de Bárbara e Francielly promoveram na manhã do dia 31 de maio, sábado, uma caminhada pela orla de Vila Velha, entre Coqueiral de Itaparica e a Praia da Costa, para mobilizar a sociedade e alertá-la para o fato que estava acontecendo e chamar essa mesma sociedade para protestar contra o descaso e a impunidade que ora vem se alastrando pelos corredores da justiça.
Além dessas duas formas de protesto as duas famílias ainda realizaram um protesto silencioso no dia 7 de junho, ao acender velas na escadaria do Fórum Municipal, e no domingo, 8 de junho com a colocação de diversas cruzes nas areias da Praia de Coqueiral de Itaparica.
Direitos Humanos – Em meio a tantos protestos e ações a Comissão de Direitos Humanos no Espírito Santo não se manifestou. Entretanto a ativista social, Soraia Fernandes lembrou que atualmente a Comissão de Direitos Humanos inverteu o seu papel de defensora dos Direitos Humanos.
- A Comissão de Direitos Humanos foi criada para defender as injustiças que foram cometidas no período da ditadura militar contra os intelectuais. Naquele período eles procuraram por todos os meios livrar da cadeia diversos artistas e pessoas que protestavam contra o regime militar. Nesse mesmo tempo, os assassinos e ladrões de bancos, observaram que os militares e os agentes penitenciários não tocavam nesses intelectuais. Depois que o golpe militar foi extinto, esses mesmos bandidos, filiados ao PCC, resolveram fazer diversas rebeliões nos presídios exigindo melhores condições de vida. Daí que hoje a Comissão de Direitos Humanos é vista sempre defendendo os interesses dos assassinos e traficantes de drogas ao invés dos direitos de quem sofre com a violência, desabafou Soraia.
Vale ressaltar que a Comissão de Direitos Humanos da ONU – Organização das Nações Unidas age com o intuito de colocar na prisão mentores de assassinatos em massa, ou de crimes contra a humanidade.

Exemplos típicos de ações da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da ONU foram os julgamentos dos assassinos de Chico Mendes, o caso Escher (ativista e líder do MST no Paraná, que foi assassinado após grampo em sua linha telefônica); o caso Gomes Lund (relativo a Guerra do Araguaia); o caso Garibaldi (ocorrido também no Paraná e relativo a questão do MST); e o caso da missionária americana Dorothy Stang, assassinada em 2005, na cidade de Anapu, Pará. Estes são apenas alguns dos casos de violação dos direitos humanos ocorridos no Brasil. Em relação aos casos internacionais podemos citar àqueles relativos a guerras civis como o da antiga Iugoslávia e a guerra do Iraque.

Deputado Euclério Sampaio, o Deputado Coragem!


Ele não tem papas na língua, principalmente quando é para fazer uso da tribuna na ALES – Assembléia Legislativa do Estado do Espírito Santo para defender os interesses do povo capixaba.
Polêmico, o Deputado Euclério Sampaio, não faz por menos e de tanto cobrar uma atitude do Governador do Estado, Renato Casagrande, este foi obrigado a fechar o pedágio da Terceira Ponte.

Mas a polêmica não para por aí, uma vez que o Deputado quer realmente é fechar todos os pedágios, já que o ex-governador do estado, Max Mauro em entrevista para este jornal disse em alto e bom som, que “a ponte já está paga”.
Partindo desse pressuposto o Deputado Euclério Sampaio considera um abuso o fato da empresa Rodosol estar há mais de dez anos explorando o pedágio tanto na Terceira Ponte (que liga Vitória a Vila Velha), como também na divisa entre os municípios de Vila Velha e Guarapari.
- Essa briga contra o pedágio na Terceira Ponte é antiga. Começou em 2003, quando eu apresentei na Assembléia Legislativa o projeto de lei que acabava com a cobrança ilegal. Fui chamado de louco, inconseqüente, populista. Mesmo apresentando uma documentação que provava que a ponte está paga desde 2001, ninguém me deu ouvidos. O Governo nem quis ouvir falar do assunto, preferiu manter sua boa relação com a Rodosol, declarou o deputado.
Por ser determinado em suas afirmações, o deputado Euclério Sampaio não é homem de fugir á luta, tanto que se utiliza de palavras do antropólogo e ex-vice-governador do Estado do Rio de Janeiro, Darcy Ribeiro, para mostrar como é o seu pensamento.
- Fracassei em tudo o que tentei na vida. Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui. Tentei salvar os índios, não consegui. Tentei fazer uma universidade séria e fracassei. Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei. Mas os fracassos são minhas vitórias. Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu”. Esse pensamento de Darcy, também é o mesmo de Euclério.
Mesmo com o fim do pedágio na Terceira Ponte, Euclério afirma que ainda há muita água para passar por baixo da ponte, uma vez que entre os municípios de Vila Velha e Guarapari, a empresa Rodosol continua explorando de forma abusiva o pedágio e cobrando um preço absurdo.
- Não vou desistir, é o que disse o deputado à reportagem, em rápida conversa.
Transparência – Para quem não sabe o Deputado Euclério Sampaio foi eleito pelo ONG Transparência Brasil como o Deputado Estadual que mais apresentou projetos relevantes para a sociedade. A ONG analisou 620 propostas, de janeiro de 2007 a março de 2009 e concluiu que 422 projetos causaram impacto positivo para os capixabas, beneficiando dessa forma, crianças e adolescentes, mulheres, idosos e aposentados, deficientes, consumidores, nas áreas de saúde, transporte, educação, emprego, habitação, agropecuária e segurança e meio ambiente.
Desse número, o deputado Euclério apresentou 63 projetos, dos quais 56 foram considerados de grande impacto para o bem-estar social, o que representa um percentual de aprovação na ordem de 88,96%, ou seja, trabalho 100% social.
Trabalhos apresentados – Entre os diversos projetos e trabalhos apresentados pelo Deputado Euclério Sampaio em benefício dos capixabas podemos citar:
Hospital em Cariacica – É de sua autoria a Emenda que destinou R$ 10 milhões para a construção do Hospital Geral de Cariacica. Antiga reivindicação do povo cariaciquense.
Segurança no elevador – A Lei nº 8.456 de agosto de 2006, que obriga os usuários de elevadores a verificarem o nivelamento do elevador com o piso, já reduziu o número de acidentes que vinham acontecendo em grande escala na Grande Vitória.
Consciência negra – Em respeito a um dos mais importantes sítios históricos do Brasil, o Deputado criou a lei 29/2007 que determina a transferência simbólica da sede do Governo do Estado para o Porto de São Mateus, no dia 20 de novembro, data do aniversário da cidade. Essa transferência, ocorre no Calendário Oficial desde fevereiro de 2007 e faz parte das comemorações do dia da Consciência Negra (20 de novembro).
Entidades Filantrópicas – Através da Lei 7.687, o deputado obriga o Governo do Estado a ceder espaços públicos para entidades filantrópicas, sindicatos, igrejas, organizações não-governamentais, associações, federações e partidos políticos, para realização de eventos fechados e abertos ao público em geral – seminários, congressos, festivais de música, teatro e dança, convenções e outras atividades que promovam educação, cultura e lazer.
Avenida Carlos Lindenberg – Quem vê a Avenida Carlos Lindenberg hoje totalmente reformada não imagina que toda a ornamentação e melhoramentos só pode ser realizada graças a uma Lei do deputado Euclério Sampaio, que proporcionou a abertura de um Crédito Especial na ordem de R$ 10 milhões, em favor da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, para a inclusão da melhoria da maior avenida de Vila Velha.
Outro Projetos – Entre outros projetos destacam-se ainda a Tribuna do Povo; o fim da taxa casada de água e esgoto cobrada pela Cesan;


“A maior alegria na vida de uma pessoa, que se dedica a cuidar dos outros, é o bem realizado. Toda vez que uma ação minha provoca um sorriso de alegria ou gratidão no rosto de uma pessoa, eu me sinto realizado, totalmente afinado com o propósito divino. Não vim ao mundo para andar atrás de vantagens pessoais, nem para silenciar diante do que considero uma injustiça. Vim para fazer o bem e, desta forma, ficar em paz com a minha consciência e com Deus.” Euclério Sampaio

COLUNA A BRONCA DO LEITOR

EXTRA! EXTRA!
MORADOR DA PRAIA DA COSTA JOGA GELADEIRA NO CANAL
Em pleno bairro da PRAIA DA COSTA, a reportagem vislumbrou, como se vê na foto uma geladeira jogada no Canal da Costa.
Para os críticos de plantão, o fato gera repercussão uma vez que, no período das chuvas que ocorreram no final do ano passado a crítica recaía sobre os moradores dos bairros periféricos da cidade.
Vale lembrar que as águas do CANAL DA COSTA escoam para a Baía de Vitória justamente pelo bairro PRAIA DA COSTA e por baixo da Terceira Ponte.
Pelo visto o cidadão – se é que podemos chamar assim – não possui um mínimo de consciência ecológica ou amor a cidade.




SEMÁFORO URGENTE!
Ele foi colocado ali em março desse ano, e passados mais de dois meses até hoje não foi ligado.
Este cruzamento entre as Avenida Santa Leopoldina e Rua Itaperuna necessita do semáforo uma vez que por ali transitam duas linhas de ônibus do sistema TRANSCOL e atualmente possui um movimento superior ao de anos anteriores. Inúmeros pedestres ficam horas e horas esperando uma oportunidade para atravessarem naquele local.
Aí PMVV! Como é que é? Estão esperando alguém ser atropelado no local?



Por falar em semáforo!
O cruzamento entre a Avenida Santa Leopoldina e a Rua Sete, na esquina da 1ª Etapa de Coqueiral de Itaparica e próxima a sede da PMVV também necessita da instalação de um semáforo uma vez a faixa de pedestres em frente a dois estabelecimentos bancários não é suficiente, uma vez que nem sempre os motoristas param educadamente para que os pedestres transitem pelas duas esquinas.


Caro leitor! Este espaço é seu. Mande suas reclamações e sugestões acompanhadas de foto, para o e-mail: jornalopopularvv@gmail.com.

Professores de Cariacica recebem reajuste de 4%


Em sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Cariacica foi aprovada o reajuste dos professores da rede municipal de ensino. O reajuste será de 4% retroativos a abril e 2% retroativos a agosto. O reajuste de 2% será pago em outubro. A votação aconteceu nesta segunda-feria, dia 9 de junho, e aprovado por unanimidade, na Câmara.
O reajuste deverá entrar na folha de pagamento de junho. O SINDIUPES se fez presente na votação da proposta, representado pelos diretores Christovam Mendonça, Menderson Rezende e professores/as da base.
Estatuto

Em Cariacica também está em discussão a reformulação do Estatuto do Magistério. Na manhã do dia 09, houve reunião da comissão integrada pelo Sindicato e administração municipal, para discutir o assunto.

Greve de professores em Vila Velha é suspensa


Temporariamente a greve dos professores em Vila Velha está suspensa. A greve teve início no dia 16 de maio com a categoria insatisfeita com a administração municipal diante de seus pleitos.
O magistério municipal continua em estado de greve e as reivindicações continuam sem discutidas com a
Greve de professores em Vila Velha é suspensaadministração municipal. Entre elas a categoria pede que pendências como o reajuste anual, PCS (Progressão por Mérito) e eleição para direção escolar sejam resolvidas ainda neste ano de 2014.
Nova assembleia acontecerá no próximo dia 26/06, ainda sem local definido e o CRT será no dia 24/06.

Prefeito não dá exemplo mas quer punir devedores do município



Ao enviar o Projeto de Lei nº 027/14 para a Câmara Municipal de Vila Velha, o prefeito Rodney Miranda pretende protestar e inscrever os devedores da Dívida Ativa do Município em cadastros de empresas e entidades que prestam serviços de proteção ao crédito, no entanto, o alcaide municipal se esquece de que ele como gestor municipal também não tem dado o exemplo, uma vez que diversos fornecedores do município tem sofrido com os constantes atrasos e quitação dos seus compromissos para com as empresas comerciais.
O comerciante José Roberto Costa, conhecido como “Bereto” estava irado no último dia 23 de junho, e informou para quem quisesse ouvir que há 9 meses que a prefeitura não pagava pelo aluguel do seu imóvel. O imóvel localizado acima do seu estabelecimento comercial serve como escritório para a Junta de Serviço Militar.
Além disso não é a toa que no final do ano passado, quando a cidade sofria com os alagamentos, a PMVV procurou diversas empresas comerciais para colaborar na limpeza da cidade, no entanto, teve o pedido recusado, uma vez que a PMVV não honra os seus compromissos.
- Os impostos são regiamente cobrados a cada 30 dias, e esse prefeito quer nos pagar com mais de 60 dias? – desabafou um fornecedor revoltado.
A proposição enviada para a Câmara Municipal está para ser votada e se for aprovada concederá autorização para que a Procuradoria Geral do Município ajuíze ações executivas de títulos, em favor da administração, toda vez que um protesto for efetivado sem que o devedor tenha, no prazo legal, quitado seu débito. Além disso, o projeto ainda autoriza a Procuradoria do Município a requerer o prosseguimento da fase de cumprimento de sentença, com todos os valores devidamente atualizados, sem prejuízo da manutenção do protesto no cartório competente.
- Então por quê não podemos protestar a Prefeitura, quando ela atrasa os pagamentos? Afinal se eles têm o direito de cobrar, também deveriam ter o dever de ser cobrados quando deixarem de nos pagar dentro do prazo legal, desabafou um fornecedor que não quis se identificar.

- O projeto tem como objetivo a efetivação do protesto das Certidões de Dívida Ativa emitidas pela PMVV, referentes aos contribuintes inadimplentes. Esta medida é necessária para criarmos alternativas extrajudiciais de cobrança de débitos em favor do município, para melhorarmos a arrecadação da Prefeitura, a exemplo de experiências bem sucedidas em outras cidades do País, argumentou o prefeito.

COLUNA POUCAS & BOAS

Caso de polícia!
Ao receber mais de R$ 70.000,00 (setenta mil reais) no ano passado, a presidente da Associação de Moradores do Bairro de Itapoã, vai precisar se explicar onde foi parar o dinheiro. Os moradores do bairro estão indignados!

Por falar em briga!
Outra entidade que está prestes a mudar das páginas políticas para as páginas policiais é o CCVV – Conselho Comunitário de Vila Velha. Tudo porque quem está no poder não quer sair, e os líderes comunitários não conseguem tirar o presidente que tomou assento. Mas, afinal, como é que uma pessoa que nunca foi presidente comunitário, consegue assumir a presidência do CCVV?

Outro caso de polícia!
Dia desses uma notícia vinda de Cariacica quase saiu nas páginas policiais do jornal A Tribuna. Uma vereadora entrou nas vias de fato com um colega no legislativo. O motivo foi porque um vereador não deu voto a favor sobre um projeto apresentado pelo colega. Ué! E onde está a liberdade de expressão? Todo mundo tem que votar a favor, só porque o autor do projeto quer? Isso não é democracia, é “dita-dura”!

Essa é boa!
Em meio a era tecnológica e a velocidade dos meios de comunicação, a empresa de Correios que até bem pouco tempo atrás era um exemplo de empresa estatal pela funcionalidade parece que voltou atrás no tempo, tanto que, uma correspondência postada em 9 de abril (aniversário deste jornalista), só chegou ao seu destino 50 dias depois, em 30 de maio.

Estranho!
Normalmente uma equipe de assessoria de imprensa informa com antecedência quais serão as ações de um chefe do executivo, no entanto na Grande Vitória, há duas cidades onde os assessores só publicam as ações que já foram realizadas. Será medo?

Incoerência
Críticas à parte por conta da Copa do Mundo, interessante notar que a presidenta Dilma, foi vaiada por quem conseguiu comprar ingressos a R$ 999,00; está pagando R$ 8,00 por um refrigerante; R$ 10,00 pela cerveja; e R$ 8,00 por um tablete de chocolate que está sendo vendido a R$ 1,50 nos supermercados capixabas. Além disso, quem vaiou certamente tem plano de saúde, estuda em escolas particulares e foi de carro particular para o estádio. Então, quem é que foi a ‘anta’?



E o mascote, por estar em extinção, ninguém sabe, ninguém viu!