sábado, 5 de abril de 2014

Quebra-molas, um terror para os motoristas e veículos


O sol escaldante do meio dia faz com que a temperatura no asfalto também aumente e esta cause um problema na visão dos motoristas. Nessas horas, ao trafegar em uma rua sem a devida sinalização o motorista leva um susto por causa do solavanco do carro e por ter de passar em um quebra-molas que não estava sinalizado.
Estes solavancos nos carros, causam uma série de danos como por exemplo, na suspensão, nas molas, freios, e em outros equipamentos do veículo. Diante dos fatos, a reportagem do Jornal Correio Popular, resolveu procurar um especialista em mecânica para indagar sobre as conseqüências causadas por estes solavancos inesperados nos veículos.
O chefe da oficina da Triomphe (Fiat) em Vila Velha, José Arthur Panceri Machado, explicou que, “dependendo da velocidade que é empreendida ao veículo e sem que o motorista perceba a existência de um quebra-molas, este solavanco pode ocasionar o estouro dos coxins do amortecedor; como também do protetor de carter; pode estourar um pivô, e danificar a suspensão”.
Ele informou que em relação aos preços, somente para retirar e fazer a troca da suspensão, o custo na Triomphe é de R$ 300,00 (trezentos reais), tendo em vista o exemplo do carro do Jornal Correio Popular, um Fiat Doblo HLX 1.8. “Este valor é por baixo, se não tiver mais coisas danificadas”, concluiu.
José Arthur explica ainda que “no dia a dia, os amortecedores e a suspensão são os principais componentes do veículo que serão danificados, diante dos solavancos inesperados ocasionados quando um motorista não consegue distinguir um quebra-molas ou um buraco em uma rua, por isso ele explica que “quanto mais bater em buraco e quebra-mola, mais danos serão causados a suspensão do veículo”.
Nesse caso somente para fazer uma verificação e análise do dano ocasionado no automóvel, o proprietário irá desembolsar no mínimo R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais).
Indagado sobre a situação que ocorre nas duas cidades Cariacica e Vila Velha, mas também em todo o Brasil ele relata que falta sinalização e pintura dos quebra-molas, além dos buracos existentes em diversos pontos da cidade, “tudo isso acaba estourando a suspensão e danificando o veículo, inclusive com o corte do pneu, pois já vi muitos motoristas entrando aqui na oficina com pneu cortado por causa de buracos”.

Vale lembrar que em Vila Velha, durante algum tempo, o ex-vereador Jardel dos Idosos, pintava os buracos e quebra-molas para chamar a atenção da Prefeitura e do Governo para a implantação e colocação de sinalização no local, incluindo a pintura asfáltica dos quebra-molas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário