sábado, 5 de abril de 2014

Poluição do ar na Grande Vitória será mostrado em tela


A poluição do ar da Grande Vitória que já virou ‘pano para muita manga’ em diversos debates de ambientalistas e políticos será novamente retratada no Projeto “A Vale, a Vaca e a Pena”, do pintor Kleber Galveas.
O projeto terá início no próximo dia 17 de março e terminará no dia 6 de maio, quando a tela virgem, poderá ser utilizada pelo artista para retratar como está o nível da poluição do ar.
“No dia 17 de março, irei colocar uma tela virgem, branquinha, sob uma mesa na posição horizontal, com cordão de isolamento para ninguém chegar perto, numa varanda lá atrás da minha casa, coberta, protegida por muitas árvores, como mangueiras, cajueiros, pitombeiras, jambo enfim, um lugar bem protegido da poeira, e essa tela ficará ali até o dia 6 de maio”, explicou Kleber.
Ele informa que o projeto já existe há 18 anos e a tela sempre fica exposta àquela poeira por 50 dias. Depois disso, no dia 6 de maio, “como sempre, utilizo essa mesma poeira para fazer uma pintura criticando a poluição do ar”.
No seu ateliê, Kleber mostra uma tela feita em 1999, onde ele retratou “a poluição afetando a saúde das pessoas, nos equipamentos eletro-eletrônicos, porque é uma poeira que se magnetiza, é uma poeira de ferro, e na higiene da cidade. No caso desse quadro, as faxineiras estão varrendo para fora da cena, um bolo de dois anos de privatização da Vale do Rio Doce, porque nós acreditávamos, e torcemos muito pela privatização achando que sendo empresa do governo, o governo relaxava na fiscalização e com ela sendo privatizada, o governo iria atuar com seu poder, mas foi exatamente o tiro que saiu pela culatra, pois a poluição aumentou incrivelmente nos anos subseqüentes”. O trabalho é feito como espécie de motivo para que essa tragédia vivida por todos os moradores da Grande Vitória seja discutida.

Ele informa que Augusto Ruschi foi radicalmente contra a instalação da Vale do Rio Doce em Vila Velha, juntamente com o cientista francês Michel Bergman, uma vez que este último tinha uma preocupação com o fato pois ele já tinha uma experiência vivida na França, do que é uma siderúrgica e uma mega-siderúrgica que o mundo inteiro não queria saber. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário